Max Purcell recebeu uma suspensão de 18 meses devido a violação das regras antidoping. Tenista de 27 anos admitiu infração.
Max Purcell foi castigado com uma suspensão de 18 meses devido à violação de regras antidoping. O tenista de 27 anos, que alcançou o número 1 do ranking mundial de duplas em 2024, admitiu ter recebido infusões intravenosas acima do limite, em dezembro de 2023.
No dia 12 de dezembro de 2024, a Agência Internacional para a Integridade do Ténis (ITIA) notificou Max Purcell sobre uma potencial Violação da Regra Antidopagem e, no mesmo dia, o jogador colaborou, o que lhe permitiu uma redução de 25% da sanção. A suspensão terminará a 11 de junho de 2026.
Eis o comunicado na íntegra:
«A Agência Internacional para a Integridade do Ténis (ITIA) confirma hoje que o tenista australiano Max Purcell aceitou uma suspensão de 18 meses ao abrigo do Programa Anti-Doping no Ténis (TADP).
Purcell, de 27 anos, que atingiu o melhor ranking mundial de duplas da carreira de 8 em setembro de 2024, admitiu violar o Artigo 2.2 do TADP (uso de um Método Proibido) ao receber infusões intravenosas de mais de 500mL em 16 e 20 de dezembro de 2023. O limite previsto no Código Mundial Antidopagem e no TADP é de 100 ml num período de 12 horas.
A ITIA enviou ao jogador uma notificação de uma potencial Violação da Regra Antidopagem (ADRV) a 12 de dezembro de 2024 e, no mesmo dia, o jogador pediu para cumprir uma suspensão provisória voluntária, que entrou imediatamente em vigor.
Na sequência de uma investigação completa efectuada pela ITIA, que incluiu a recolha de provas e entrevistas com o jogador, Purcell admitiu as infracções. A total cooperação do jogador e a partilha de informações com a ITIA permitiram uma redução de 25% da sanção.
O tempo cumprido ao abrigo da suspensão provisória voluntária é creditado no período de inelegibilidade. Como tal, a suspensão de Purcell terminará a 11 de junho de 2026. O jogador também perderá resultados e prémios monetários a partir da data do seu primeiro ADRV (16 de dezembro de 2023) até à sua primeira amostra de controlo de doping negativa subsequente, que foi fornecida a 3 de fevereiro de 2024».