Ténis: Max Purcell suspenso por 18 meses devido a doping

- Advertisement -

Max Purcell recebeu uma suspensão de 18 meses devido a violação das regras antidoping. Tenista de 27 anos admitiu infração.

Max Purcell foi castigado com uma suspensão de 18 meses devido à violação de regras antidoping. O tenista de 27 anos, que alcançou o número 1 do ranking mundial de duplas em 2024, admitiu ter recebido infusões intravenosas acima do limite, em dezembro de 2023.

No dia 12 de dezembro de 2024, a Agência Internacional para a Integridade do Ténis (ITIA) notificou Max Purcell sobre uma potencial Violação da Regra Antidopagem e, no mesmo dia, o jogador colaborou, o que lhe permitiu uma redução de 25% da sanção. A suspensão terminará a 11 de junho de 2026.

Eis o comunicado na íntegra:

«A Agência Internacional para a Integridade do Ténis (ITIA) confirma hoje que o tenista australiano Max Purcell aceitou uma suspensão de 18 meses ao abrigo do Programa Anti-Doping no Ténis (TADP).

Purcell, de 27 anos, que atingiu o melhor ranking mundial de duplas da carreira de 8 em setembro de 2024, admitiu violar o Artigo 2.2 do TADP (uso de um Método Proibido) ao receber infusões intravenosas de mais de 500mL em 16 e 20 de dezembro de 2023. O limite previsto no Código Mundial Antidopagem e no TADP é de 100 ml num período de 12 horas.

A ITIA enviou ao jogador uma notificação de uma potencial Violação da Regra Antidopagem (ADRV) a 12 de dezembro de 2024 e, no mesmo dia, o jogador pediu para cumprir uma suspensão provisória voluntária, que entrou imediatamente em vigor.

Na sequência de uma investigação completa efectuada pela ITIA, que incluiu a recolha de provas e entrevistas com o jogador, Purcell admitiu as infracções. A total cooperação do jogador e a partilha de informações com a ITIA permitiram uma redução de 25% da sanção.

O tempo cumprido ao abrigo da suspensão provisória voluntária é creditado no período de inelegibilidade. Como tal, a suspensão de Purcell terminará a 11 de junho de 2026. O jogador também perderá resultados e prémios monetários a partir da data do seu primeiro ADRV (16 de dezembro de 2023) até à sua primeira amostra de controlo de doping negativa subsequente, que foi fornecida a 3 de fevereiro de 2024».

Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Inglaterra e Croácia dão espetáculo na estreia no Mundial 2026 num triunfo com 3 golos dos 3 Leões

A Inglaterra venceu a Croácia na estreia do Mundial 2026. Reedição da meia-final de 2018 sorriu, desta feita, à seleção inglesa.

Pedro Proença reage ao empate de Portugal na estreia no Mundial 2026: «A nossa convicção mantém-se intacta»

Pedro Proença reagiu ao empate da Seleção Nacional na estreia no Mundial 2026, mantendo a ambição e agradecendo o apoio dos adeptos.

Benfica vence Sporting por 5-2 no Pavilhão João Rocha e fica a um passo do título de hóquei em patins

O Benfica derrotou o Sporting, no Pavilhão João Rocha, por 5-2 e ficou a uma vitória do título de hóquei em patins.

Roberto Martínez enaltece empenho dos jogadores após empate frente ao RD Congo: «A atitude é extraordinária e acredito muito no que podemos fazer»

Roberto Martínez reconhece a necessidade de autocrítica após o empate de Portugal, mas mantém total confiança na atitude da equipa.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto Martínez desvaloriza empate de Portugal e recorda: «A Argentina perdeu com a Arábia Saudita e ganhou o Mundial»

Roberto Martínez desvalorizou o empate de Portugal frente ao Congo e fez questão de relembrar o percurso de outras seleções.

Roberto Martínez explica permanência de Cristiano Ronaldo em campo: «Não faz sentido tirar o melhor goleador da história»

Roberto Martínez justificou a permanência de Cristiano Ronaldo em campo no empate frente ao Congo pela sua capacidade goleadora.

Grupo L do Mundial 2026: Como jogam Inglaterra, Croácia, Gana e Panamá?

O Grupo L do Mundial 2026 contempla Inglaterra, Croácia, Gana e Panamá. Conhece melhor as seleções.