📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Tomás Soucek abre-se sobre a sua saúde mental: «Comecei a fazer todos os jogos sem dormir… Imaginem o que isso significa»

- Advertisement -

O médio do West Ham e capitão da seleção checa, Tomás Soucek revelou que sofre com problemas de insónias e depressão.

Tomás Soucek, médio do West Ham e capitão da seleção checa, lançou uma autobiografia na qual revelou ter passado por dificuldades com problemas de insónias e depressão. O jogador chegou a referir que pensou em terminar a carreira de futebolista.

O jogador começou por referir a forma como a utilização de tecnologia de saúde física afetou a sua saúde mental: «Sabem do que é capaz de fazer a pulseira Whoop? Se não, é porque nada aconteceu. Eu também não fazia ideia ao início. Quando a comprei, no outono de 2023, precisei de ajuda. Uma pulseira preta muito comum, que não tiro do pulso esquerdo, mede o meu ritmo cardíaco e a qualidade do meu sono. Olha-se para as aplicações no telemóvel e consegue-se saber pela curva quando uma pessoa está sobrecarregada, se podia fazer mais exercício durante o treino entre outras informações. E o mais importante, o sono! Não sabia mais o que fazer».

De seguida, refletiu sobre o impacto na sua vida e carreira: «Têm sido dois anos de horror. Durante muito tempo morri de vergonha de falar sobre isto. Até os meus pais, até decidi escrever as minhas memórias, não fazia ideia do que se passava e do quão mau era. Era algo que me perturbava que cheguei a ponderar o fim da carreira. Insónia, depressão, medo do futuro – o meu segredo mais bem guardado. Não acreditariam, pois não? Mesmo fazendo uma retrospetiva não consigo entender como isto aconteceu. Onde outros não eram capazes de pôr o pé, eu punha a cabeça, sem medo da dor. Nem consigo contar todas as cicatrizes que tenho no corpo. Já terminei jogos com a cabeça ligada, mas isto magoa-me a alma. Ao início, mas depois tornou-se insustentável. Comecei a fazer todos os jogos sem dormir… Imaginem o que isso significa».

Para além de Tomás Soucek, jogadores como Richarlison e Phil Foden tem também vindo a partilhar abertamente as suas dificuldades com a saúde mental. Se queremos os jogadores a alto nível, devemos lembrar-nos da frase «mente sã em corpo são», e entender a realidade de que a saúde física e mental estão interligadas, afetando-se mutuamente.

Subscreve!

Artigos Populares

Paul Scholes indica quem foi para si a pior contratação do Manchester United: «Honestamente, era ridículo»

Paul Scholes indicou Mark Bosnich como o pior reforço do Manchester United. O ex-guarda-redes esteve no Old Trafford uma época.

FC Porto recupera tradição e adeptos podem sorrir

O FC Porto vai treinar no primeiro dia do ano e as portas do Estádio do Dragão vão estar abertas para os adeptos assistirem.

Celtic leva a melhor sobre o Livingston e aproveita derrota do Hearts de Cláudio Braga

O Celtic foi ao terreno do Livingston vencer por quatro bolas a duas, num encontro válido pela 19.ª jornada da Liga Escocesa.

Arsenal derrota Brighton em tarde de vitória de Marco Silva sobre Nuno Espírito Santo

O Arsenal recebeu e venceu o Brighton por duas bolas a uma, num encontro válido pela 18.ª jornada da Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting pode esquecer? Há novidades em relação a Yeremay Hernández e envolve tubarão europeu

Yeremay Hernández tem sido apontado ao Sporting, mas o jogador do Deportivo de La Coruña pode juntar-se ao Barcelona.

Fafe elimina Lusitano de Évora da Taça de Portugal e está nos quartos de final

O Fafe foi ao Alentejo vencer o Lusitano de Évora vencer por uma bola a zero, num encontro dos oitavos de final da Taça de Portugal.

Rui Borges prepara-se para repetir fórmula frente ao Rio Ave

Rui Borges deverá colocar novamente Luis Suárez e Fotis Ioannidis no onze inicial para o encontro entre o Sporting e o Rio Ave.