Tozé Marreco: «Sabemos o que vamos encontrar e sabemos o que temos de fazer»

    O Farense recebe o FC Porto na 22.ª jornada da Primeira Liga. Tozé Marreco já realizou a antevisão ao desafio.

    O Farense recebe o FC Porto na 22.ª jornada da Primeira Liga e Tozé Marreco já fez a antevisão ao encontro. O técnico dos algravios garante que não há margem para más fases no Farense e afirma que já se nota a mão de Martín Anselmi no futebol praticado pelo FC Porto.

    «Os treinadores têm sempre o lugar à disposição, só quem não tiver essa abertura ou essa consciência. Sabemos como funciona o futebol. Nós sabemos o que estamos a fazer e nas questões que já demos a volta e que conseguimos mudar, e a minha confiança é a mesma exatamente desde o primeiro dia que entrei aqui. Aquilo que eu faço sempre é um exame de consciência e de responsabilidade, de dizer que o meu lugar está sempre à disposição de quem quer que seja, ainda mais com gente que sabe o quanto sofre com o clube, o quanto trabalha para o clube. O meu lugar e de qualquer treinador está sempre à disposição e muito ligado àquilo que é os resultados. Eu sei desde a minha entrada e da minha equipa técnica que não há margem para más fases. Todas as equipas o têm, todos os treinadores o têm, eu digo sempre desde o primeiro dia que não há milagreiros no futebol. Eu sei daquilo que temos feito, agora nós não temos margem para más fases, para jogos sem pontuar, nós não temos esta margem, infelizmente. O meu exame de consciência, a minha maturidade, e a palavra certa é responsabilidade, exige-me sempre que primeiro não minta, que diga sempre a verdade, que lide com ela e que esteja sempre disponível para aquilo que é as decisões de quem manda, sabendo sempre, e volto a dizer, que a minha confiança é exatamente a mesma desde o primeiro dia e sei bem a situação que encontramos e sei bem como demos a volta. Vêm dizer que normalmente a seguir a um voto de confiança vem um despedimento e, portanto, eu não quero isso, isso não vai acontecer. A questão do voto de confiança é da imprensa que fala sempre dessas questões de voto de confiança. Nós os três [João Rodrigues, José Luís e Tozé Marreco] estivemos sempre alinhados desde o primeiro dia e vamos estar até ao final. Importante sim, é perceber que eu não falo por acaso e sou muito verdadeiro e digo aquilo que penso. Importante sim é a reação que tem de haver de dentro neste momento, que é de quem joga, quem está no campo e que foi para eles essa nossa mensagem principal e depois transferir essa vontade e essa crença e essa ambição para dentro do campo e para os atores principais, que são os jogadores», comentou Tozé Marreco sobre a sua posição atual.

    «Não me parece que haja margem para muitas alterações do lado FC Porto. Sabemos o que vamos encontrar, de que forma, sabemos o que temos de fazer, sabemos como temos de defender, como temos de atacar. Depois, obviamente também dependendo dos jogadores que jogarem em algumas posições do outro lado, pode haver nuances diferentes e que temos de controlar. Sabemos que o favorito está do outro lado, isso é inegável, pelo poderio, pela qualidade que tem, agora muito longe de estar resolvido, muito longe de estar resolvido. Sabemos que nenhuma nem outra equipa atravessa uma fase boa, muito boa, isso também é claro, agora parece-me que o jogo pode ser decidido de várias formas. Não pode ser decidido é por falta de agressividade nossa, por falta de crença, por falta de organização. Isso não pode acontecer e eu tenho a certeza de que vamos dar uma grande resposta, não só hoje como até ao final do campeonato. Estou absolutamente confiante nisso, que vamos ser ainda mais efetivos, tal como já fomos algumas semanas atrás e eu estou confiante num grande jogo da nossa parte», garantiu o técnico sobre o momento do FC Porto.

    «É normal quando as equipas estão tão necessitadas de pontos, que é a realidade e isso temos de a encarar. Precisamos de pontuar, é normal esse tipo de falta de confiança. A parte mental comanda tudo, isso sabemos, por isso vemos que há jogadores que vão alterando muito o seu rendimento por causa dessa confiança que vão ganhando ou não, e os grupos é a mesma coisa. Nós sabemos que estamos num momento da época em que precisamos pontuar, que não temos margem. Nós sabemos disso e, portanto, é normal haver essa ansiedade, mas temos de a encarar, não vale a pena varrer para debaixo do tapete ou esconder isso, é a realidade. Temos de aprender e no último jogo passou-se e nos deixamos levar pelas emoções em alguns momentos, mesmo estando 2-0 aos 60 minutos. No passado estava um jogo 2-0 aos 90 minutos e acabamos por empatar. Portanto, temos de conseguir gerir essa ansiedade, lidar com ela e acima de tudo aquilo que eu faço sempre, o tal exame de consciência e de responsabilidade, assumir as responsabilidades, encará-las, é a única forma de resolver. Temos este problema, temos de corrigir isto, temos de insistir naquilo e enfrentar os problemas. Só assim é que se resolve, seja no futebol, seja na vida», comentou Tozé Marreco sobre o estado mental da sua equipa.

    «Não, nós não estamos em um momento de ser diferente jogar com o FC Porto, com o Benfica ou com o Sporting, e jogar com o Nacional ou com o Aves ou com o Famalicão. Não. Não pode ser. Nós precisamos de pontos em todos os jogos. Portanto, para nós tem de ser absolutamente igual e é mau sinal quando assim é. Encarámos da mesma forma a Sanjoanense no início, como encarámos o Estoril, e isso tem de ser a nossa forma de estar. E é isso que eu exijo, a mesma atenção, o mesmo foco, porque temos de o ter, seja agora contra o FC Porto, seja depois contra o Arouca. E vamos tê-lo», afirmou sobre a motivação de jogar contra um grande.

    «Claramente, o tal ponto de partida que falo alterou de forma substancial. Passou a jogar com uma linha  a três, extremamente ofensiva, que projeta muita gente, muitas vezes com o Otávio, o Djaló ou com o Zé Pedro a envolverem-se até pelo corredor. Sabemos do que procuram, o estilo de jogo que querem, uma equipa que tem uma primeira fase de construção muito bem definida, altera o 3-4-3 com o 3-5-2, muita projeção dos laterais, que subiram também de forma substancial no número de cruzamentos. Portanto, sabemos o que vamos encontrar, preparados para isso, alteração significativa daquilo que era o FC Porto do Vítor Bruno e agora gerir isso, encarar isso e acima de tudo manter altíssimos os níveis de competitividade e agressividade», concluiu Tozé Marreco sobre o trabalho de Martín Anselmi.

    Podes consultar AQUI a antevisão de Martín Anselmi ao jogo, que está marcado para as 18h00 de amanhã.

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para geral@bolanarede.pt. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Antonio Rudiger e Lucas Vázquez já conhecem as punições, Jude Bellingham com cartão vermelho retirado: as consequências da final da Taça do Rei para...

    O Real Madrid já conhece as sanções após a final da Taça do Rei. Antonio Rudiger, Lucas Vázquez e Jude Bellingham viram vermelho.

    Chelsea quer 3 jogadores do Borussia Dortmund e pode chegar para lá dos 100 milhões de euros

    O Chelsea quer reforçar o plantel e pensa em três nomes do Borussia Dortmund. Negócio total pode ascender aos três dígitos.

    Henrique Calisto apresenta candidatura à liderança da ANTF no Porto

    Henrique Calisto é candidato à presidência da ANTF, Associação Nacional de Treinadores de Futebol. Porto foi a cidade escolhida para o lançamento.

    Cleber Xavier é o sucessor de Pedro Caixinha no Santos

    Cleber Xavier foi oficializado como o novo treinador do Santos. Antigo adjunto de Tite rende Pedro Caixinha no clube.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Real Madrid confirma mais uma lesão até ao final da época

    Ferland Mendy está lesionado até ao final da época. Real Madrid deu mais novidades quanto aos problemas físicos do lateral.

    Al Ahli vence e elimina Al Hilal de Jorge Jesus da Champions League Asiática nas meias finais

    O Al Ahli é o primeiro finalista da Champions League Asiática. Nas meias finais, sauditas eliminam o Al Hilal de Jorge Jesus.

    Kaio César revoltado com Jorge Jesus após ser substituido 10 minutos depois de entrar no Al Hilal x Al Ahli

    Kaio César entrou aos 57 minutos e foi substituído aos 67 minutos. O extremo ficou muito chateado com a decisão de Jorge Jesus.

    Carlo Ancelotti com reservas quanto a assumir a seleção do Brasil

    Carlo Ancelotti é negócio praticamente certo para a seleção do Brasil. Ainda assim, o técnico tem algumas condicionantes.

    Farense perde Ricardo Velho para a parte final da temporada

    Ricardo Velho foi operado ao joelho e vai falhar os restantes três jogos do Farense para a Primeira Liga. O conjunto ocupa o 17º. lugar da competição.

    Al Muharraq de Nandinho soma nova vitória e ganha vantagem no primeiro lugar da liga do Bahrain

    O Al Muharraq de Nandinho voltou a vencer no campeonato do Bahrain. A equipa do técnico português bateu o Al Khalidiyah.

    Gabriel Martinelli em antevisão ao Arsenal x PSG: «O clube nunca ganhou a Champions League e merece ganhar»

    Gabriel Martinelli esteve presente na sala de imprensa para fazer a antevisão ao encontro entre o Arsenal e o PSG das meias finais da Champions League.

    Daniel Borges renova contrato com Santa Clara até 2030

    O Santa Clara oficializou a renovação do contrato de Daniel Borges. O médio brasileiro de 22 anos prolongou o vínculo até 2030.

    FC Porto treinou nesta terça-feira com 3 baixas

    O FC Porto fez mais um treino de preparação para o jogo frente ao Moreirense, nesta sexta-feira. Martín Anselmi teve três baixas na sessão.

    Fratura na laringe afasta Diogo Leite até ao final da temporada

    Diogo Leite não deve voltar a jogar esta época, depois de lhe ter sido diagnosticada uma fratura na laringe no jogo entre o Bochum e o Union Berlin.