O Besiktas esclareceu a situação de Rafa Silva. Em conferência de imprensa, o presidente Serdal Adali e o treinador Sergen Yalçin falaram do português.
Rafa Silva tem agitado as águas sempre turbulentas do Besiktas e do futebol turco. O presidente Serdal Adali e o treinador Sergen Yalçin abordaram o caso em conferência de imprensa. O treinador dos turcos explicou toda a situação e desresponsabilizou-se no assunto.
«Durante o intervalo internacional, íamos reunir-nos com Serken Reçber para discutir os nossos planos. O processo que vivemos levou-nos a esta situação. Não quero falar muito sobre Rafa Silva. Não sei se é correto contar aqui as nossas coisas privadas. Levaram-nos a este ponto, obrigado. Foram escritas coisas que não saíram da minha boca, e as redes sociais são um desastre. Isso entristece-nos. O incidente não é de hoje. Eu administrei os jogadores como nunca administrei ninguém. Fui obrigado a contar a verdade, e vou contar», prometeu o treinador.
«Rafa Silva disse-me no primeiro dia: “Estou muito infeliz, não quero ficar aqui. Quero deixar o futebol”. Kenny Aroyo disse coisas semelhantes, e nós abrimos caminho para ele. Como o Rafa é um jogador valioso, eu disse: “Vamos deixar-te à vontade, vamos dar um jeito. Não vamos interferir, vamos deixar-te livre”. Resolvi o problema rapidamente. Depois de algum tempo, o assunto voltou à tona. Quando os resultados em campo não me favorecem, ficamos mais fracos e começam a nos pressionar ainda mais. Isso não tem importância para mim. Um mês depois, chamei o Rafa novamente e expliquei o seu valor. Expliquei que precisávamos dele. Tentámos resolver a situação, mas na semana do jogo contra o Kasımpaşa, a situação tornou-se irremediável. Ele disse diretamente que não iria aos treinos e não jogaria nos jogos», explicou Sergen Yalçin.
«Depois que esses acontecimentos ocorreram, eu disse à minha equipa: “Não se metam com o Rafa”. Depois dele dizer que não queria jogar, o assunto saiu das minhas mãos e tornou-se uma questão administrativa. Eu disse isso ao presidente. O Rafa passou a quinta marcha, e eu não tinha mais como resolver a situação», sentenciou o técnico, que está aberto ao regresso de Rafa Silva.
Recorda o comunicado institucional do Besiktas sobre a situação. Ao longo dos últimos dias, foi noticiado um conflito entre o treinador e Rafa Silva que motivou pressões do avançado português para deixar o clube.
Mais recentemente, surgiram também relatos de cláusulas especiais no contrato do jogador, a quem era permitido não comparecer em eventos institucionais, entrevistas ou mesmo sessões de ginásio.
Lê toda a conferência de imprensa de Serdar Adali e as declarações de Sergen Yalçin.

