McKenna Martinez vence Prémio Revelação Bola na Rede Fevereiro/Março 2025

O Prémio Revelação Bola na Rede referente ao mês de fevereiro/março de 2025 já foi entregue. McKenna Martinez, avançado do Valadares Gaia, foi o jogadora distinguida com um galardão que premeia o grande arranque da sua passagem pelo futebol feminino em Portugal.

Quem é McKenna Martinez?

Natural da cidade de Richland, no Estado de Washington, McKenna Martinez, de 22 anos, começou a dar os primeiros toques na bola ainda muito nova e rapidamente fez do futebol uma das suas paixões de vida.

Considerada uma pessoa determinada, a jogadora norte-americana formou-se em Cinesiologia, o estudo dos movimentos do corpo humano e, através da universidade, integrou o futebol feminino universitário onde fez parte do Oregon States Beavors. Entre 2021 e 2024, McKenna somou 75 jogos e apontou 33 golos pelo conjunto do Estado de Oregon, números esses que lhe permitiram dar o salto para o futebol português, pelas portas do Valadares Gaia.

Na chegada a Portugal, a norte-americana encontrou um futebol mais rápido, intenso e competitivo comparativamente ao seu contexto anterior como a própria refere. Ainda assim, McKenna adaptou-se perfeitamente e em 8 jogos pelo emblema de Vila Nova de Gaia apontou cinco golos e duas assistências, registo que lhe valeu a distinção do Prémio Revelação Bola na Rede do mês de fevereiro e março.

Fevereiro e Março em números

  • Jogos: 8
  • Golos: 5
  • Assistências: 2
McKenna Martinez
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

Como joga McKenna Martinez

Na chegada a Portugal, McKenna assumiu de imediato um papel de destaque na equipa e juntou-se a Jennie Lakip no ataque do Valadares Gaia. Sobretudo a partir do lado direito do processo ofensivo, começou a exibir as suas capacidades e a justificar a aposta do emblema de Vila Nova de Gaia na sua contratação.

Sendo uma jogadora com clara vocação ofensiva e gosto pelo golo, McKenna Martinez reúne as qualidades necessárias para fazer balançar as redes adversárias. A facilidade com que progride com a bola controlada no pé direito permite-lhe chegar frequentemente a zonas de finalização, servindo as colegas de equipa ou arriscando ela própria o remate. A competência no disparo, seja com o pé direito ou com o esquerdo, é uma das marcas do seu jogo.

Ainda no processo ofensivo, a norte-americana destaca-se pela velocidade e agressividade na exploração do espaço, contribuindo para o arrastamento das defesas contrárias e abrindo caminho para as médias da sua equipa penetrarem na linha defensiva adversária. Para além disso, tira proveito dos seus 1,72 metros de altura e revela facilidade em impor-se no jogo aéreo perante as opositoras.

O Valadares Gaia de McKenna Martinez

Desde a chegada de Zé Nando ao comando técnico do Valadares Gaia, a equipa tem vindo a afirmar-se cada vez mais no panorama do futebol português. Na temporada passada, o conjunto da região do Porto alcançou o 6.º lugar no Campeonato Nacional Feminino, chegando ainda às meias finais da Taça da Liga e aos quartos de final da Taça de Portugal (apenas travado pelo Benfica em ambas as provas).

Na presente época, o Valadares ocupa o 4.º lugar do campeonato, com 35 pontos, e continua a alimentar o sonho de alcançar o 3.º posto, atualmente do SC Braga, que soma 41. Para além disso, a equipa está novamente nas meias finais da Taça de Portugal, onde irá defrontar o Benfica, depois de ter eliminado o Rio Ave por 2-1.

Um percurso de crescimento sustentado que tem vindo a ser desenhado pelo técnico de 56 anos e restante equipa técnica e de um grupo de jogadoras completamente comprometidas com os objetivos do clube. Os últimos dois meses foram prova disso, com o Valadares Gaia a conquistar sete vitórias e somar apenas uma derrota, frente ao Sporting por 2-1.

Resultados em Fevereiro e Março

  • 02/02: Famalicão 0-2 Valadares Gaia
  • 02/09: Valadares Gaia 8-0 Vilaverdense
  • 02/15: Valadares Gaia 1-0 Estoril Praia
  • 02/23: Valadares Gaia 7-0 Varzim
  • 03/02: Clube de Albergaria 0-4 Valadares Gaia
  • 03/16: Valadares Gaia 1-0 SC Braga
  • 03/23: Valadares Gaia 2-1 Rio Ave
  • 03/30: Sporting 2-1 Valadares Gaia

McKenna Martinez na 1ª pessoa

Lê a entrevista completa de McKenna Martinez ao Bola na Rede AQUI.

«É a minha primeira época como profissional e é bom ver que o trabalho árduo que tive na minha vida está a dar resultados. Era o meu objetivo jogar futebol. Vencer um prémio e ser reconhecida pelo meu trabalho é muito gratificante. Quero continuar a dar tudo pela minha equipa».

O Prémio Revelação Bola na Rede

O Bola na Rede está atento ao melhor do desporto nacional, em particular o futebol e, a partir deste mês, entregará um prémio a reconhecer méritos e feitos.

Prémio Revelação Bola na Rede permitirá distinguir uma personalidade que, dentro das quatro linhas ou de qualquer outro terreno de jogo, tenha sido, como o próprio nome indica, uma revelação. Assim, o Bola na Rede vai procurar premiar os desportistas capazes de brilhar nos mais diversos palcos de Portugal e, quiçá, do mundo.

McKenna Martinez Revelação Mês Bola na Rede
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

Rodrigo Lima
Rodrigo Limahttp://www.bolanarede.pt
Rodrigo é licenciado em Ciências da Comunicação e trabalha atualmente na área do jornalismo desportivo. Apaixonado pelo mundo do desporto, tem no futebol a sua principal área de interesse e análise.

Subscreve!

Artigos Populares

Saída de Renato Sanches do Benfica: quem passa a ser o jogador mais bem pago do plantel?

Renato Sanches não vai prosseguir no Benfica. O jogador deverá regressar ao PSG nas próximas semanas, finalizado o seu período de empréstimo.

Eis o quadro das meias finais do Euro Sub-21

Estão definidos os jogos das meias finais do Euro Sub-21. Recordar que Portugal caiu nos quartos de final da prova.

Antonio Adán apontado a uma nova equipa da Primeira Liga

Antonio Adán está livre no mercado desde que deixou o Sporting, podendo regressar a Portugal pelas portas do Estrela da Amadora.

Thibaut Courtois deixa críticas a colega de equipa: «Temos de ser um pouco mais inteligentes»

Thibaut Courtois deixou algumas críticas a Raúl Asencio durante o intervalo entre o Real Madrid e o Pachuca para o Mundial de Clubes 2025.

PUB

Mais Artigos Populares

Caos em Itália: Jogo interrompido e Sampdoria fica na Serie B

A partida entre a Sampdoria e a Salernitana foi interrompido e o conjunto de Génova deverá ficar na Serie B mais uma temporada.

André Lima reage à derrota do Benfica frente ao Sporting no Futsal: «No meu tempo, em 5 golos 3 eram meus»

André Lima reagiu à derrota do Benfica frente ao Sporting, no terceiro jogo da final da Primeira Liga de Futsal.

Diego Nunes após goleada sofrida pelo Benfica: «Peço perdão aos nossos adeptos. Hoje sinto-me enquanto jogador envergonhado com o resultado»

Diego Nunes reagiu ao encontro do Benfica frente ao Sporting, relativa à final da Liga de Futsal.