«A medalha de bronze em Zurique foi o título mais saboroso que conquistei até hoje» – Entrevista BnR com Miguel Pisco

- Advertisement -

Miguel Pisco é praticante de Judo. Após ter participado nos Mundiais da modalidade em Tóquio, o judoca de 22 anos aceitou o desafio do Bola na Rede, e falou da sua ainda curta carreira e da experiência em terras nipónicas, abordou os desafios futuros, e, ainda, deu a sua opinião sobre o atual estado do Judo em Portugal.

-Carreira como Judoca-

Bola na Rede [BnR]: Há quantos anos é que estás ligado ao Judo?

Miguel Pisco [MP]: Comecei a fazer Judo quando tinha quatro anos, e já conto com 18 de prática.

BnR: Como surgiu o gosto pelo Judo? E tens algum ídolo em que te inspires para ser melhor nesta modalidade a cada dia que passa?

MP: Desde o início e logo na primeira aula, gostei e nunca mais larguei, sendo que é o que mais gosto de fazer. Quanto à questão dos ídolos, confesso que não tenho nenhum, mas reconheço em vários atletas algumas características que admiro. Além disso, alguns colegas e amigos de treino têm percursos singulares e respeito-os muito, além de que ajuda estar rodeado dessas pessoas.

BnR: Como atleta, competes na categoria -60kg. Para quem não entende nada de Judo, será que podes explicar quantas categorias existem? E como é definida qual a categoria em que cada judoca irá competir?

MP: No Judo, existem sete categorias masculinas (-60kg, -66kg, -73kg, -81kg, -90kg, -100kg e +100kg) e sete femininas (-48kg, -52kg, -57kg, -63kg, -70kg, -78kg e +78kg). Regra geral, cada atleta tem um corpo que naturalmente tende para se encaixar numa certa categoria. O que pode ainda acontecer é o/a judoca estar em duas categorias, e aí acaba por escolher aquela que prefere. Mas todos acabam por adaptar o seu corpo à categoria em que competem.

Miguel Pisco pratica Judo desde os quatro anos de idade
Fonte: Arquivo pessoal do entrevistado

BnR: Começaste a participar em Campeonatos Nacionais em 2010. És capaz de dizer exatamente onde decorreu a primeira prova em que competiste e em que lugar terminaste?

MP: Sim, recordo-me perfeitamente a competição onde fiz a minha estreia. O meu primeiro campeonato nacional foi o Nacional de Juvenis. Competi na categoria -46kg, a prova até me correu bem, e consegui terminar em 2.º lugar. Quanto ao sítio onde decorreu o campeonato, já é mais difícil, pois já foi há uns bons anos (momento de riso).

BnR: Tornaste-te atleta internacional no mesmo ano. Quando sentiste a necessidade de começar a competir internacionalmente? E lembras-te qual foi a tua primeira prova fora de Portugal?

MP: A partir do momento em que lutei num Campeonato Nacional e fiquei em segundo, senti a necessidade de ter um desafio maior. Queria sair de Portugal e ver como era lá fora, como seriam os adversários, as competições, tudo. Lembro-me perfeitamente, fui a Granada, no mesmo ano do Nacional, acabei por perder no primeiro combate e fui eliminado. Essa experiência marcou-me muito, pois percebi que o atleta que era nessa altura não chegava para ser bem-sucedido fora do nosso país. E isso é muito importante para um atleta, ser competitivo e encontrar desafios, e depois preparar para os superar.

Guilherme Costa
Guilherme Costahttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme é licenciado em Gestão. É um amante de qualquer modalidade desportiva, embora seja o futebol que o faz vibrar mais intensamente. Gosta bastante de rir e de fazer rir as pessoas que o rodeiam, daí acompanhar com bastante regularidade tudo o que envolve o humor.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Pinto analisa golos sofridos pelo Vitória SC e lamenta derrota: «Fizemos por mais, quisemos mais, mas o futebol é isto e o Braga...

O Braga recebeu o Vitória este sábado, num encontro da 23.ª jornada da Primeira Liga. Luís Pinto analisou o jogo.

Carlos Vicens admite dificuldades do Braga contra o Vitória SC: «Estávamos mais tensos na saída»

O Braga recebeu o Vitória este sábado, num encontro da 23.ª jornada da Primeira Liga. Carlos Vicens analisou o jogo.

Benfica volta a criticar arbitragem com novo vídeo: «Contra o Benfica, penálti. A favor, já não é. Afinal, qual é o critério?»

O Benfica voltou a criticar a arbitragem. Em causa, lance de penálti não assinalado na área do AVS SAD por mão na bola.

A execução técnica de Luis Suárez no terceiro golo do Sporting em Moreira de Cónegos

Luis Suárez foi o autor do terceiro golo do Sporting diante do Moreirense. O ponta-de-lança colombiano marcou na sequência de um pontapé de canto.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 4 destaques do Braga x Vitória SC da Primeira Liga

O Braga bateu o Vitória SC por 3-2 num encontro da 23.ª jornada da Primeira Liga. Fica com os destaques do Dérbi do Minho.

Braga supera o Vitória SC num Dérbi Minhoto cheio de golos

Na 23.ª jornada da Primeira Liga, o Braga saiu vitorioso do Dérbi do Minho, com uma vitória por 3-2 frente ao Vitória SC.

Atlético Madrid dá pontapé na mini crise e vence Espanyol: eis os resultados do dia na La Liga

O Atlético Madrid venceu o Espanyol por 4-2 na 25.ª jornada da La Liga. Sequência sem vitórias dos colchoneros tem fim.