«Não sei se vai ser no FC Porto, mas acredito que vou fazer jogos na Liga dos Campeões» – Entrevista BnR com Luís Mata

Dragões da mesma ninhada –

«O Diogo Costa vai ser o guarda-redes do Porto pelo tempo que ele e o clube quiserem»

Bola na Rede: Desde que o Alex Telles saiu do Porto, a posição de defesa-esquerdo é um posto bastante contestado. Se tens aguentado um pouco mais na equipa do Porto poderias ter tido a tua oportunidade?

Luís Mata: Não quero estar a pensar se poderia ter acontecido ou não. Se essa tivesse sido a aposta do Porto e do mister Sérgio, eles teriam tido uma conversa comigo. Se assim não aconteceu foi porque eles não quiseram e eu continuei o meu trajeto. O Porto é o meu clube do coração. Tenho que agradecer muito ao Porto por tudo o que sou hoje, porque passei lá quase 14 anos. Foi um período muito bom na minha vida. Continuo a apoiar o Porto. Um dia, se voltar, vou voltar com tudo para mostrar a minha qualidade. Com o Alex Telles, o Porto habituou-se a ter um lateral-esquerdo de qualidade. Agora, tem o Zaidu, tem o Wendell e já jogou lá o Manafá também. É uma posição que não tem um jogador que a domine, vai havendo muita rotação.

Bola na Rede: Já referiste nomes como o Fábio Vieira, o Vitinha e o João Mário. O Porto também já teve nomes como o Fábio Silva, o Diogo Dalot, o Diogo Leite, o Diogo Costa, tudo jogadores com quem te cruzaste. A aposta na formação é efetiva?

Luís Mata: É efetiva. A prova disso é que não só no Porto, mas também no Sporting, no Benfica, no Braga, vês jogadores da formação. Há dez anos, não era assim e agora é algo super normal. O que custou foi o início. Já toda a gente perdeu o medo de apostar num jogador com 17, 18, 19 anos. O jogador tem qualidade, vai para o campo.

Bola na Rede: O Diogo Costa agarrou definitivamente a baliza do Porto. Esperavas que isso acontecesse mais dia menos dia?

Luís Mata: Joguei com o Diogo, apesar de ele ser dois anos mais novo do que eu, nos juniores e na equipa B. Acima de tudo, o Diogo é um jogador corajoso que não tem medo de arriscar. Confia muito nas suas capacidades. É um guarda-redes que tem uma margem de progressão muito grande. O Diogo Costa é dos melhores guarda-redes da Europa a jogar com os pés. Faz passes interiores, faz passes longos para o lateral, é mesmo muito bom. Dentro da baliza, também tem muita qualidade. Vai ser o guarda-redes do Porto pelo tempo que ele e o clube quiserem. Se acontecer a venda, vai ser para um dos melhores clubes da Europa.

Bola na Rede: A surpresa maior poderá não ter sido a imposição do Diogo Costa, mas sim a saída do Marchesín.

Luís Mata: Isso mostra o que o Diogo apresenta ao Sérgio Conceição e à equipa técnica. Não há críticas nenhumas a fazer ao Marchesín. Para o Sérgio Conceição escolher o Diogo é porque ele tem mesmo essa qualidade.

Bola na Rede: Foi o Diogo Costa o jogador com quem te cruzaste e que mais te impressionou?

Luís Mata: O Diogo foi um dos que mais me impressionou. Cheguei a jogar com o Rúben Neves até aos 16/17 anos, mas depois ele fugiu. Saltou juniores, equipa B, saltou tudo. Foi um dos jogadores mais talentosos com que joguei. Joguei também com o Diogo Dalot e com o André Silva, que estão nos maiores campeonatos. Na seleção nacional, cruzei-me com o Bruno Fernandes. Mais recentemente, na equipa atual do Porto, um jogador que me impressiona e que tem muita margem de progressão é o Fábio Vieira. Tem um pé esquerdo, visão de jogo e irreverência que me impressionaram na equipa B.

Bola na Rede: Por serem dois jogadores criativos, os Fábio Vieira é muitas vezes comparado ao Vitinha. O que achas que os diferencia mais?

Luís Mata: O Vitinha é mais construtor de jogo, é um médio mais posicional e que parte de zonas mais recuadas. O Fábio é mais vagabundo. Pode jogar como extremo ou como número dez. Têm muita qualidade os dois, mas têm características diferentes. Por isso é que o Fábio faz mais assistências e o Vitinha é melhor na construção de jogo.

Francisco Grácio Martins
Francisco Grácio Martinshttp://www.bolanarede.pt
Em criança, recreava-se com a bola nos pés. Hoje, escreve sobre quem realmente faz magia com ela. Detém um incessante gosto por ouvir os protagonistas e uma grande curiosidade pelas histórias que contam. É licenciado em Jornalismo e Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e frequenta o Mestrado em Jornalismo da Escola Superior de Comunicação Social.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis os onzes oficiais do Cluj x Braga da Europa League

O Cluj recebe o Braga no arranque da 3.ª pré-eliminatória da Europa League. Arsenalistas procuram chegada à Europa.

Negociações para a transferência de Kerem Akturkoglu junto do Benfica provocam prejuízo e insatisfação na direção do Fenerbahçe

Há desconforto interno quanto ao negócio por Kerem Akturkoglu no Fenerbahçe. Extremo do Benfica é alvo dos turcos.

Portugal desce para 23º lugar no Ranking FIFA Feminino

Portugal foi ultrapassado pela Finlândia no Ranking FIFA. Prestação no Euro 2025 Feminino justifica queda.

Manchester United de Ruben Amorim exige 50 milhões de euros para vender alvo do Benfica

O Manchester United quer receber 50 milhões de euros por Antony. Benfica interessado no empréstimo do extremo brasileiro.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 5 clubes nomeados para melhores do ano no futebol masculino e feminino

Já foram revelados os clubes nomeados para melhor do mundo na gala da Bola de Ouro. Nomeações no masculino e no feminino.

Imprensa espanhola destaca reforço do Benfica: «Um incómodo durante todo o jogo para a defesa febril do Nice»

A vitória do Benfica sobre o Nice mereceu destaque internacional. Franjo Ivanovic foi elogiado pelo diário AS.

Manchester United de Ruben Amorim fecha novo reforço por 85 milhões de euros

O Manchester United garantiu a contratação de Benjamin Sesko. O avançado esloveno recebeu autorização para viajar para Inglaterra.