«Não sei se vai ser no FC Porto, mas acredito que vou fazer jogos na Liga dos Campeões» – Entrevista BnR com Luís Mata

    Um campeonato nivelado

    «Intensidade existe sempre com Sérgio Conceição»

    Bola na Rede: Com uma equipa com vários dos nomes que já aqui falámos, achas que o Porto tem capacidade para ser campeão nacional?

    Luís Mata: Sem dúvida que o Porto tem capacidade para ser campeão nacional. A prova disso, mais uma vez, é a campanha que está a fazer na Liga dos Campeões. O Benfica, o Porto e o Sporting estão muito igualados.   Não me recordo de haver tanto equilíbrio. A classificação diz isso e a qualidade das equipas também. É muito bom para o campeonato português. Espero que o Porto seja campeão. É o pormenor que vai fazer o campeão. O Porto tem a vantagem de o Sérgio Conceição estar lá há muitos anos. Mas lá está, o Rúben Amorim esteve no Sporting um ano e foi campeão. O Jorge Jesus também já foi campeão no Benfica. Ou seja, tento puxar por vários lados e vejo o equilíbrio assente.

    Bola na Rede: Quais são os pontos fortes do Porto que podem marcar a diferença?

    Luís Mata: A intensidade de jogo é o ponto mais forte do Porto. Intensidade existe sempre com Sérgio Conceição. Por vezes, mesmo que as coisas não estejam a correr bem, o jogador vai correr e lutar.  Não param de correr e são muito fortes na transição defensiva e ofensiva. O Porto tem marcado a diferença também através dos passes em profundidade para os avançados. Antes, o Porto fazia muitos passes nas costas da defesa para o Marega e agora faz isso com o Taremi. O Porto joga com dois avançados e um deles faz movimentos para arrastar defesas e criar espaços para outros jogadores. O Taremi tem sido muito importante pelos golos e assistências que tem feito. Ter laterais ofensivos também é muito importante. O João Mário está a fazer uma campanha muito boa.

    Bola na Rede: O Sérgio Conceição dava-vos muitas duras nos treinos para implementar essa intensidade? 

    Luís Mata: As pessoas têm a ideia que ele é muito arrogante e um bocado agressivo, mas não. Em contexto de treino, é um mister que, apesar de ser exigente, é uma pessoa espetacular. Recebe muito bem os jogadores jovens. Se tiveres no treino parado, não quiseres bola ou não falares, ele vai para cima de ti. Se estiveres lá com intensidade, não vai reclamar só por reclamar, ele ensina-te e ajuda-te. Não te sentes nervoso nem nada.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Francisco Grácio Martins
    Francisco Grácio Martinshttp://www.bolanarede.pt
    Em criança, recreava-se com a bola nos pés. Hoje, escreve sobre quem realmente faz magia com ela. Detém um incessante gosto por ouvir os protagonistas e uma grande curiosidade pelas histórias que contam. É licenciado em Jornalismo e Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e frequenta o Mestrado em Jornalismo da Escola Superior de Comunicação Social.