«Com bola, sem bola, dentro ou fora de campo, Xavi é uma pessoa espetacular» – Entrevista BnR com Pedro Ró Ró Correia

- Advertisement -

Um guerreiro. Uma viagem improvável. Ensinado pelo Professor e treinado por uma das lendas do tiki-taka. Nesta entrevista, desvendamos a história de Pedro Ró-Ró Correia, um jovem jogador de Mem Martins que escolheu o caminho certo e hoje é central no Al Sadd, de Xavi. Uma revista à carreira, às vivências no luxuoso Qatar e a opinião sobre a seleção das Quinas daquele que será o único português anfitrião do Mundial 2022. Esta Bola, com muita posse, vai chegar à Rede.

– Guerreiro ao caminho-

«Quando me falaram do Qatar, eu nem conhecia o Qatar»

Bola na Rede: Nasces em Portugal, mas tens dupla nacionalidade cabo-verdiana e qatari. Um caso invulgar, não dirias?

Pedro Correia: Sim, quando nasci em Lisboa, tinha nacionalidade cabo-verdiana, não me deram logo a nacionalidade portuguesa, e depois obtive a nacionalidade qatari, quando vim para aqui.

Bola na Rede: Cresceste em Mem-Martins, no bairro Casal de São José. Teve alguma influência na tua personalidade dentro e fora de campo?

Pedro Correia: Influenciou, mas tu é que escolhes o teu caminho, esquerda ou direita. Graças a Deus e à minha família segui o caminho certo e estou aqui hoje.

Bola na Rede: O apelido Ró-Ró, de onde vem?

Pedro Correia: Quando comecei a jogar futebol em Mem-Martins, jogava a ponta de lança, gostava de fazer golos, era baixinho e havia dois jogadores que eu gostava muito: o Ronaldo Fenómeno e o Romário. Então, o mister Sérgio, naquela altura, fez essa fusão, juntou os dois e fiquei Ró-Ró para sempre. É assim que me tratam em Lisboa, aqui é mais Pedro.

Bola na Rede: Ainda em Portugal, já como defesa, jogaste no Farense. Como foi jogar em Portugal e como se dá essa ida para o Qatar?

Pedro Correia: Foi uma experiência espetacular. Joguei na formação do Benfica, joguei no Estrela, no Estoril, fui para o Farense, onde joguei três anos e depois joguei três/quatro meses no Aljustrelense. Aí surgiu a oportunidade de vir para o Qatar.

Fonte: Al Sadd

Bola na Rede: Sei que houve um processo de seleção para entrares no Al Ahli.

Pedro Correia: Eu vim cá para fazer testes no Al Ahli, não vim com com contrato normal, e graças a Deus fui o escolhido para ficar com a equipa. Foi onde joguei durante cinco anos.

Bola na Rede: Porque preferiste ir para o Qatar? Custou-te deixar Portugal?

Pedro Correia: Eu não preferi. Em casa sempre me ensinaram que a oportunidade só surge uma vez. Quando me falaram do Qatar, eu nem conhecia o Qatar, e vim para cá. Quando o meu empresário disse: “Pedro, tenho isto para ti”, eu disse “vamos”. Eu não escolhi. Podia ser Inglaterra, podia ser outra coisa, a oportunidade apareceu.

Bola na Rede: Chegaste então aí sem conhecer nada. Como foram os primeiros tempos?

Pedro Correia: Quando cheguei, não sabia de nada, não sabia falar inglês. A escola para mim era ir jogar à bola e ver umas miúdas. Vim sozinho, depois o meu empresário veio ter comigo, ajudou-me muito, estava sempre comigo, e estive na luta durante dois meses e tal a fazer testes até o treinador decidir que queria ficar comigo. Passado uns dias, já viajei com a equipa para um estágio no Dubai e foi aí que assinei contrato.

Bola na Rede: A comunicação é muito importante dentro do campo. O facto de não saberes falar inglês foi um entrave à tua adaptação ao Qatar e à equipa?

Pedro Correia: Não dificultou nada, tive de ser guerreiro. Dentro de campo não é preciso falar muito, mas é importante saber inglês. Na altura não sabia quase nada, safava-me, entendia mais ou menos, fazia a minha parte dentro de campo e graças a Deus estava a dar certo. Dentro de campo não é preciso muita conversa, foi por isso que me safei, adaptei-me bem e fiz a minha caminhada até agora.

Bola na Rede: Como lidaste com o aspeto religioso?

Pedro Correia: Não estava habituado, foi aquele choque, mas com o passar do tempo começas a perceber, fazes uma amizade com um colega muçulmano e percebes as coisas. Eles respeitam a minha religião e eu a deles.

Bola na Rede: Como é a vida aí no Qatar? Qual é o aspeto mais diferente que encontraste aí?

Pedro Correia: A vida aqui é boa, se tens as condições para viveres bem, podes viver bem. Se gostas de luxo, também podes viver no luxo, aqui há de tudo um pouco. O aspeto mais diferente só se for o salário [risos]. Aqui há muita coisa diferente, é uma vida louca. Olhas para a direita, vês três Ferraris, para a esquerda e vês três Porsches, olhas para outro lado e vês Lamborghinis, não se passa nada, as pessoas gostam dessa vida luxuosa.

Bola na Rede: Pensas em voltar a Portugal para jogar?

Pedro Correia: Uma pessoa nunca diz não, mas eu estou na casa dos 30 anos, tenho mais quatro anos de contrato com o Al Sadd, estou bem aqui, a minha família está bem aqui, sinto-me em casa. Nunca posso fechar uma porta, mas não penso em sair daqui.

Pedro Pinto Diniz
Pedro Pinto Dinizhttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um apaixonado por desporto. Em cada linha, procura transmitir toda a sua paixão pelo desporto-rei, o futebol, e por todos os aspetos que o envolvem. O Pedro tem o objetivo de se tornar jornalista desportivo e tem no Bola na Rede o seu primeiro passo para o sucesso.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Pinto: «A alma vitoriana esteve presente»

Luís Pinto já reagiu ao Sporting x Vitória SC. Vitorianos venceram e estão qualificados para a final da Taça da Liga.

Alioune Ndoye: «Estou mesmo feliz, vamos para a final em busca da vitória»

Alioune Ndoye reagiu ao Sporting x Vitória SC. Vitorianos venceram e estão apurados para a final da Taça da Liga.

Rui Silva: «Temos muitas baixas, mais duas contrariedades hoje»

Rui Silva reagiu ao Sporting x Vitória SC. Leões perderam contra a equipa vitoriana e passaram à final da Taça da Liga.

Eis os 5 destaques do Sporting x Vitória SC na meia final da Taça da Liga

O Sporting venceu o Vitória SC por 1-0 e qualificou-se para a final da Taça da Liga. Fica com os principais destaques da partida.

PUB

Mais Artigos Populares

Nuno Espírito Santo volta a ser derrotado em noite de estreia para Pablo Felipe

O West Ham United foi derrotado por duas bolas a uma pelo Nottingham Forest, em jogo da 21.ª jornada da Premier League.

Juventus leva a melhor sobre o Sassuolo e regressa aos lugares de acesso à Champions League

A Juventus foi ao terreno do Sassuolo esta terça-feira vencer por três bolas a zero, em jogo da 19.ª jornada da Serie A.

Estão definidos os quartos de final da CAN

Estão oficialmente encerradas as partidas dos oitavos de final da CAN. Já se conhecem as seleções apuradas.