logo-BnR.png

ÚLTIMA HORA:

Os 5 melhores suplentes da história do SL Benfica

«Disse que esperava por Pinto da Costa, mas no dia seguinte ligaram-me para ir para o SL Benfica» – Entrevista BnR com Beto

Professor Neca entrevista À BnR

Com juras de amor eterno ao SL Benfica, Beto é a capa da Revista do Bola na Rede e abre o coração antes da eliminatória decisiva frente ao Liverpool FC. Titular nos últimos dois jogos dos encarnados frente aos reds, na Champions, Beto sabe a receita do sucesso. Entre conselhos e elogios, o antigo médio brasileiro não tem receios e assegura que os encarnados têm condições para ganharem a Liga dos Campeões. De patinho feio a bem-amado na Luz, Beto fala sobre a relação com os adeptos, o convite do FC Porto e até na experiência como trabalhador numa fábrica de sandálias.

«NUNCA VOU DEIXAR DE SER BENFIQUISTA».

Bola na Rede: Viva, Beto, tudo bem? 

Beto: Olá, como estão? Todo o prazer de falar para Portugal.

Bola na Rede: Beto, vamos arrancar a falar um pouco de si. Ainda se mantém como recrutador de jovens talentos do nordeste brasileiro para o futebol da Europa?

Beto: Sim, continuo com o projeto. Até te digo que há um ano levei um jogador aí a Portugal para fazer uma avaliação no FC Paços Ferreira e no SL Benfica. Não correu como esperávamos, mas neste ano temos outro miúdo com grande capacidade e com qualidade que vamos tentar colocar no mercado português. Não posso é revelar, para já, o nome.

Bola na Rede: Impecável. O objetivo passa por trabalhar só com alguns clubes em Portugal ou também no estrangeiro?

Beto: Também no estrangeiro. Eu adquiri a nacionalidade portuguesa, joguei cinco anos na Grécia e três na Suíça, e é nesses três países que pretendo trabalhar mais.

Bola na Rede: Continua a viajar muito para Portugal?

Beto: Sim, sim. Depois de parar de jogar, já fui três vezes a Portugal. É um país que me acolheu muito bem e eu gosto muito de estar aí. A minha terra é o Brasil, mas a minha segunda casa é mesmo Portugal.

Bola na Rede: E teve muito boas memórias em Portugal, nomeadamente pelo SL Benfica. Propunha que fizéssemos uma pequena viagem pela sua carreira, começando pelos encarnados, até porque jogam no início de abril na Liga dos Campeões, precisamente contra o Liverpool FC. E calha bem falarmos, porque os últimos dois jogos nesta prova foram ganhos pelo SL Benfica e o Beto foi titular em ambos…

Beto: Em primeiro lugar, deixe-me agradecer ao futebol português e ao SL Benfica, principalmente, por me abrir as portas para jogar a Liga dos Campeões e fazer grandes jogos. Acho que o sonho de qualquer jogador é jogar a Liga dos Campeões e o Campeonato do Mundo. É uma Liga onde estão os melhores jogadores e eu tenho de agradecer muito ao SL Benfica. Mas o facto de eu ter lá chegado lá e de ter agarrado com “unhas e dentes” o lugar, não era fácil. Havia muita competitividade e eu consegui. Sabia que ia ser difícil jogar no SL Benfica, mas cheguei lá, dediquei-me ao máximo e graças a Deus consegui. Fiz grandes jogos na Champions contra o Manchester United FC e Liverpool FC, principalmente. Para mim, a recordação é inesquecível e vai ficar, para sempre, marcado na minha carreira como jogador.

Bola na Rede: Vai continuando a acompanhar a realidade do SL Benfica?

Beto: Sim, vejo sempre. Sempre que o SL Benfica joga, eu acompanho e nunca vou deixar de ser benfiquista. Até porque estão lá grandes amigos. O Luisão, que foi uma pessoa que me acolheu muito bem e era um pai para mim. O Rui Costa, que agora é presidente, era um grande jogador, mas é também um grande homem. É sempre bom acompanhar o SL Benfica para onde ele for. Com certeza que esse jogo com o Liverpool FC vai ser difícil porque é um jogo de quartos-de-final. Mas o SL Benfica tem todas as condições e qualidade para chegar mais longe, às meias finais.

Bola na Rede: Acha que o SL Benfica vai conseguir passar o Liverpool FC, tal como fez quando jogava no clube, há uns anos?

Beto: (risos) É sempre uma incógnita. Sabemos que o futebol está em evolução e as coisas mudaram, mas chegar aos quartos de final já é um grande feito. O SL Benfica tem grandes jogadores e tem um grande presidente, porque foi jogador também, e isso ajuda para entender bem os jogadores. O  SL Benfica tem todas as condições para passar e fazer história. O SL Benfica é um dos maiores clubes do mundo. Um clube com carisma e com adeptos apaixonados pelo futebol. E, se chegarem às meias finais, querem chegar à final e serem campeões. O objetivo tem de ser o de vencer a Liga dos Campeões, e eu estou a torcer por isso mesmo.

Bola na Rede: Acha que é possível que o SL Benfica vença a Liga dos Campeões?

Beto: Sim, sim, com certeza. O futebol são onze contra onze, e o SL Benfica entra sempre para ganhar.

O Mário é o fundador do Bola na Rede e a pessoa que (tenta) colocar ordem na malta. Adora quase todas as vertentes do desporto (talvez só não goste mesmo de cricket). Já pensou em ser treinador de futebol por causa de José Mourinho, mas, infelizmente, a coisa não avançou e preferiu dedicar-se a outras área dentro do mundo desportivo.

O Mário é o fundador do Bola na Rede e a pessoa que (tenta) colocar ordem na malta. Adora quase todas as vertentes do desporto (talvez só não goste mesmo de cricket). Já pensou em ser treinador de futebol por causa de José Mourinho, mas, infelizmente, a coisa não avançou e preferiu dedicar-se a outras área dentro do mundo desportivo.

[my_elementor_post_nav_output]

FC PORTO vs CD TONDELA