«Esta é a nossa vida, temos de dar tudo e aproveitar a oportunidade» – Entrevista BnR com Diogo Barbosa

- Advertisement -

BnR: Em termos das diferenças de Espanha para Portugal, além do calendário como já falaste, o que notas mais?

DB: Eu não posso falar muito, porque é o meu primeiro ano de Sub23. Mas eu também já tive experiências em juniores em Espanha, porque em juniores de segundo ano fui convidado por uma equipa, a Fundación Lintxu, no verão para fazer lá a Volta a Pamplona. Tive essa experiência e adorei.

Noto que, além de mais competitividade, há mais corridas e as corridas são organizadas de modo a que nós tenhamos outras oportunidades de ser vistos e outras condições. Na Volta a Pamplona tivemos uma volta com quatro etapas e com muito nível. Foi uma volta muito competitiva e com essa volta consegui dar nas vistas à equipa Caja Rural e a outras e, se calhar, se tivesse ficado cá em Portugal não tinha tido a oportunidade de estar hoje onde estou, na Caja Rural.

E penso que é essa é uma das principais razões de em Espanha haver muitos mais olheiros, o que cá não há. 

BnR: Em termos do teu futuro, queres continuar pelo estrangeiro ou gostavas de voltar para Portugal?

DB: O meu futuro, como o de todos, é muito incerto. Mas, sim, eu gostava de continuar no estrangeiro e poder subir a alguma equipa Pro Continental. Penso que agora com o primeiro ano estou a aprender muito daquilo que é o ciclismo e quero, se for possível, depois subir a uma equipa Pro Continental. Temos cá em Portugal a W52/FC Porto, que já está nesse escalão e se tivesse oportunidade de para o ano estar nessa equipa, seria algo a pensar…

BnR: Contigo tens também o Guilherme Mota na Caja Rural, dois dos teus colegas nos juniores do Feirense também subiram à equipa continental do Feirense. Da tua geração, quem é que tu achas que é o maior talento?

DB: Na minha geração, temos vários talentos. Eu não posso dizer um em concreto, porque penso que somos todos muito iguais e muito regulares. 

Temos o Guilherme Mota, que está comigo na equipa, e ele é muito bom contrarrelogista e penso que essa é a melhor vertente dele. Depois, também veio de uma vertente que ajuda muito nisso e na qual ele cresceu, que é o XCO. 

E penso que cá em Portugal temos mais uns cinco ciclistas da minha geração. Dizem que desde a geração dos irmãos Gonçalves, esta geração que saiu de 2000 é uma geração muito boa também. 

Agora, algum em concreto não posso dizer, porque o ano passado tivemos uma época de juniores em que não houve quem que ganhasse mais que três ou quatro corridas e houve, isso sim, vários a ganhar.

Foto de Capa: João Fonseca/Federação Portuguesa de Ciclismo

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Treinador do Torino e a chegada de Rafael Obrador: «Tem qualidade, técnica e capacidade de corrida»

Marco Baroni, treinador do Torino, falou sobre a contratação de Rafael Obrador. Lateral foi emprestado pelo Benfica ao emblema de Turim.

Portugal será cabeça de série na fase de grupos da Liga das Nações

Portugal conhecerá os adversários na fase de grupos da Liga das Nações no sorteio de dia 12 de fevereiro, no qual será um dos cabeças de série.

AVS SAD recupera desvantagem de 3 golos a partir dos 75′ e empata na Primeira Liga

O Casa Pia empatou 3-3 com o AVS SAD na jornada 19 da Primeira Liga. Equipa de Vila das Aves recuperou desvantagem de três golos.

Levante de Luís Castro ganha ao Elche de Martim Neto e André Silva com final muito dramático

O Levante de Luís Castro venceu ao Elche por 3-2 na jornada 21 da La Liga. Final dramático com dois golos nos descontos.

PUB

Mais Artigos Populares

Inter Milão completa reviravolta frente ao Pisa e alcança série invicta de 11 jogos na Serie A

Esta sexta-feira, o Inter Milão esteve a perder por dois, mas virou o resultado ainda na primeira parte e venceu o Pisa por 6-2.

FC Porto regressa aos trabalhos após atraso na viagem e atualiza situação de Victor Froholdt

O FC Porto iniciou a preparação ao jogo com o Gil Vicente para a Primeira Liga. Victor Froholdt sofreu traumatismo no pé direito.

PSG responde à derrota contra o Sporting, ganha e sobe ao 1º lugar da Ligue 1

O PSG venceu fora de casa o Auxerre por 1-0 na jornada 19 da Ligue 1. Bradley Barcola marcou o único golo da partida.