«Se sou o melhor avançado de sempre a jogar em Portugal? Basta olhar para as estatísticas» – Entrevista BnR com Mário Jardel

-O Homem por trás dos golos-

“Jorge Jesus convidou-me para jantar, tratou-me super bem, mas também me xingou”

BnR: Curiosamente, é no clube de Aveiro que o teu filho – também avançado – guarda as primeiras memórias de ti enquanto jogador. Mas como é o Jardel fora de campo?

MJ: Hoje, descrevo-me como um Homem consciente. Toda a minha história é muito marcante e reconhecida em todo o mundo. Antes, eu não tinha noção do meu valor. Atualmente, estou a fazer um curso de coach palestrante para contar a minha história. E a crescer de dia para dia. Quando era mais novo, não gostava de escrever, de estudar. Agora sou outro Jardel, espero voltar com tudo a Portugal e tentar colocar aí alguns jogadores, fazer umas camisolas alusivas à minha carreira… Enfim, estou com vários projetos interessantíssimos e não posso parar.

BnR: A política e a solidariedade têm feito parte da tua vida desde que te aposentaste, em 2011. Fala-nos um pouco sobre a importância de cada uma destas no teu dia-a-dia.

MJ: Na política caí de para-quedas, não entendi nada e fui enganado. Foi uma deceção. Sou uma pessoa muito solidária, gosto bastante de ajudar, preocupo-me muito com os outros e, mais do que nunca, também comigo. Se estiver a 100%, vou ajudar a 100%.

Fonte: Facebook Mário Jardel

BnR: Já percebi os pássaros, já soube porque dão seda os casulos, mas ainda não consigo voar como tu sobre os centrais. Dás-me a receita?  

MJ: Este ponto forte foi fruto de muito trabalho depois do treino, para além do dom que Deus me deu. Cabecear com um olho aberto, olhando para o goleiro e colocar a bola no canto são coisas inexplicáveis, mas quando te capacitas que esse gesto pode resolver um jogo, entras numa imersão total de treino. Penso que, esse meu gesto técnico, dá até para escrever um livro de como aprender a cabecear. É possível rentabilizar a minha carreira de muitas formas e estou planeando tudo isso. Quando estiver pronto, todo o mundo vai saber.

BnR: Super Mário ou Jardegol?

MJ: Os dois!

BnR: Camisola 9 ou 16?

MJ: 16, com certeza.

BnR: Consideras-te o melhor avançado-centro de sempre a jogar em Portugal?

MJ: Basta olhar para as estatísticas…

BnR: A seleção brasileira é um sonho concretizado ou uma ligeira mágoa?

MJ: Um sonho concretizado. As mágoas a gente perdoa.

BnR: Para terminar, duas perguntas que a atualidade impõe. Surpreendeu-te o impacto de Jorge Jesus, com quem já te cruzaras em Portugal, no futebol brasileiro? Para quem está em isolamento social por causa da atual pandemia e a ler esta entrevista, que palavras gostarias de deixar?

MJ: Não me surpreendeu. Quando ele esteve aqui, convidou-me para jantar, tratou-me super bem, mas também me xingou “Mário, agora estamos aqui, mas há uns anos só me f*****!”, referindo-se aos golos que marquei às suas equipas. [risos] Infelizmente, esta pandemia não parou só o futebol, parou tudo. É época de nos cuidarmos, de ficar em casa, lavar as mãos e termos fé de que isto tudo vai passar. Bola para a frente!

Um obrigado do tamanho do teu talento. Até sempre, Super Mário.

Miguel Ferreira de Araújo
Miguel Ferreira de Araújohttp://www.bolanarede.pt
Um conjunto de felizes acasos, qual John Cusack, proporcionaram-lhe conciliar a Comunicação e o Jornalismo. Junte-se-lhes o Desporto e estão reunidas as condições para este licenciado em Estudos Portugueses e mestre em Ciências da Comunicação ser um profissional realizado.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Lionel Messi bisa na festa de despedida na Argentina: «Mundial 2026? O mais lógico é que não chegue»

A Argentina venceu a Venezuela por 3-0 na qualificação sul-americana ao Mundial 2026. Possível despedida de Lionel Messi em casa.

Trubin comenta chegada de Sudakov: «Rui Costa disse que nunca me tinha visto a sorrir assim»

Trubin falou sobre a contratação de Sudakov por parte do Benfica. Guarda-redes ucraniano revelou conversa com Rui Costa.

Noronha Lopes critica preços dos bilhetes da Champions: «Sócios do Benfica não podem continuar a pagar os erros de gestão de Rui Costa»

João Noronha Lopes deixou críticas para a gestão da direção de Rui Costa. Em causa, o aumento do preços dos bilhetes do Benfica nos jogos da Champions League.

Esteve na mira do FC Porto e deixou “dica” para o Barcelona: «Não creio que tivesse assinado se fosse para jogar na equipa B»

Roony Bardghji garantiu que não tem qualquer interesse em jogar pela equipa B do Barcelona. O avançado sueco esteve na mira do FC Porto no último mercado.

PUB

Mais Artigos Populares

Portugal goleia Andorra por 11-2 e está nas meias-finais do Europeu de Hóquei em Patins

Portugal goleou a seleção de Andorra por 11-2, nos quartos de final do Europeu de Hóquei em Patins. A equipa das quinas vai agora enfrentar a Espanha.

Ida de Rodrigo Zalazar do Braga para o Fenerbahçe desmentida pelo pai do jogador: «Apenas rumores»

Rodrigo Zalazar foi apontado ao Fenerbahçe, mas o pai do jogador já negou o rumor. O médio está determinado em continuar no Braga.

Internacional inglês sai em defesa de Alexander Isak: «Os bons rapazes não ganham»

Rio Ferdinand saiu em defesa de Alexander Isak. O avançado sueco forçou a saída do Newcastle para o Liverpool e o antigo internacional inglês entendeu a posição do jogador.