«Não vejo Portugal como candidato a campeão do Mundo» – Entrevista BnR com Danilo Dias

    Bebeu vodka, paga pelo presidente, de barriga vazia no final do jogo que apurou o CS Marítimo para a fase de grupos da Liga Europa. No entanto, o álcool não o fez esquecer a década que passou em Portugal, já que, admite, tem tanto de brasileiro como de português. Em grande parte do período em que por cá andou, foi a ilha da Madeira que o recebeu e o CS Marítimo a casa que o abrigou. Danilo Dias jogou competições europeias pelo clube madeirense e fez parte dos anos de maior fulgor dos insulares. Já ao serviço do vizinho CF União da Madeira, marcou no Dragão os golos com que o treinador sonhara que ia resolver o jogo. Deixou de jogar em 2020, tendo abraçado a carreira de apresentador de televisão.

    – Perdido no Atlântico –

     

    «Só soube o que era a Madeira quando pesquisei no Google e vi que era a terra do Cristiano Ronaldo»

    Bola na Rede: Pelo tempo que passaste na Madeira, podemos dizer que é também a tua casa?

    Danilo Dias: Sem dúvida. Não conhecia a Madeira quando fui para Portugal. Três meses antes de ir, em 2010, a ilha sofreu um temporal que foi uma catástrofe. Só soube o que era a Madeira quando pesquisei no Google e vi que era a terra do Cristiano Ronaldo e que tinha acontecido essa catástrofe. Morar numa ilha no meio do Oceano Atlântico foi algo novo. A Madeira significa muito para mim. Foi onde vivi os melhores momentos como atleta profissional, onde realizei mais jogos com a camisola de um clube, onde me dei a conhecer ao país e onde realizei o sonho de atingir a Liga Europa.

    Bola na Rede: Estiveste quase 10 anos em Portugal e agora estás de regresso ao Brasil. Era um objetivo que tinhas quando acabasses a carreira de jogador?

    Danilo Dias: Não. Eu e a minha esposa queríamos ficar em Portugal. Ou na ilha da Madeira, à qual temos uma ligação mais forte e onde os nossos dois filhos nasceram, ou no norte do país onde fiz os últimos anos da minha carreira. Já tínhamos aberto duas empresas em Portugal, só que veio um vírus invisível e mudou os nossos planos. Portugal é um país que me recebeu super bem. Amo o Brasil, porque nasci aqui, mas amo Portugal tanto quanto amo o Brasil.

    Bola na Rede: O que é que ainda há da cultura portuguesa em ti?

    Danilo Dias: Portugal está muito presente em mim. Misturo muito algumas expressões. Às vezes, misturo grama com relva. Em Portugal, aprendi a apreciar peixe, um salmão, um bacalhau à lagareiro. Gosto muito de arroz de pato. Quando vou a Portugal, não me considero estrangeiro. Tenho uma história com o país. Sou muito agradecido a Portugal.

    Bola na Rede: Estás envolvido num programa de televisão. Já como jogador eras comunicativo?

    Danilo Dias: Sempre gostei muito de falar. Quando estava na formação do Góias EC, passava sempre pelo campo dos seniores. Via aquele campo e imaginava que um dia podia estar ali. Há um vídeo meu a “entrevistar” os jogadores com uma havaiana a fazer de microfone. Já no CS Marítimo, por vezes, íamos visitar escolas e o clube oferecia resistência a que não fosse eu a ir sempre para que os outros jogadores não ficassem com ciúmes. No entanto, ia sempre eu, porque gostava de falar e brincar com os meninos. É a minha forma de ser. A comunicação, desde que seja saudável, tem que estar em todo o lado.

    Bola na Rede: O CS Marítimo é um clube que exige uma logística diferente. Sempre que os jogos são fora, a equipa viaja de avião. Foi um aspeto que consideraste na hora de ires para o clube?

    Danilo Dias: Soube depois que aterrar na Madeira era uma aflição. Pensei: imagina passar por isto todas as semanas… O Marcelo Boeck metia-se atrás de mim e abanava a cadeira do avião. Pedia para parar, mas ele só me dizia para me habituar, porque ia ser assim todas as semanas. Aí pensei: para onde é que vim? No entanto, era a minha profissão. O CS Marítimo demonstrou realmente que me queria. Ia escrever o meu nome na Europa, que é o que todos os jogadores querem. Tinha uma proposta do Hobro IK, da Dinamarca, e do FC Lausanne-Sport, da Suíça. Podia ir para esses países, mas pensei na língua, porque, na altura, não falava fluentemente inglês. Independentemente de ser um clube da ilha ou não, ia para um clube grande e que lutava por competições europeias.

    Bola na Rede: Referiste-te ao Marcelo Boeck que era um jogador carismático, porque pouco jogava no Sporting CP, mas estava sempre ativo no banco. Conheceste no CS Marítimo as pessoas que mais te marcaram no futebol?

    Danilo Dias: Sim. O Marcelo era muito ativo e o grito dele despertava em nós uma força-extra. Hoje, no Fortaleza EC, continua igual. Teve um milagre na vida quando estava na Chapecoense e, por sorte, não entrou no avião que caiu. Quando estávamos no CS Marítimo, éramos muito próximos. Mas há outros. O próprio Héldon, com quem fiz dupla de ataque. O Sami, que tem uma alegria diferente. O Patrick Bauer, que era muito jovem. Fiz muitos amigos.

    Foto de Capa: KataMorais

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Francisco Grácio Martins
    Francisco Grácio Martinshttp://www.bolanarede.pt
    Em criança, recreava-se com a bola nos pés. Hoje, escreve sobre quem realmente faz magia com ela. Detém um incessante gosto por ouvir os protagonistas e uma grande curiosidade pelas histórias que contam. É licenciado em Jornalismo e Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e frequenta o Mestrado em Jornalismo da Escola Superior de Comunicação Social.

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Benfica x Tirsense: Eis os onzes prováveis para a Taça de Portugal

    O Benfica vai receber esta noite o Tirsense na segunda mão das meias finais da Taça de Portugal. Fica com os onzes prováveis.

    João Mário não entra nos planos do Besiktas para a próxima temporada

    João Mário deixou o Benfica e rumou ao Besiktas no início da temporada. Médio português pode estar de saída do clube turco.

    Luís Figo revela quem acredita que é o favorito a ganhar a Champions League

    Luís Figo deu uma entrevista à Gazzetta dello Sport. Antigo internacional português acredita que o PSG é o favorito na Champions League.

    Luís Figo sai em defesa de Sérgio Conceição: «Problemas no AC Milan? E que treinador não os tem?»

    Luís Figo deu uma entrevista à Gazzetta dello Sport. Antigo internacional português falou sobre a Champions League e defendeu Sérgio Conceição.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Jovem avançado francês em negociações com o Manchester United de Ruben Amorim

    O Manchester United está a negociar a contratação de Enzo Kana-Biyik. O jovem avançado de 18 anos pertence aos quadros do Le Havre.

    AS Roma faz nova proposta para manter Svilar

    A AS Roma está a trabalhar para renovar o contrato de Mile Svilar. Guarda-redes sérvio tem vínculo até ao verão de 2027.

    Luís Castro ganha força para assumir equipa no Brasileirão

    O nome de Luís Castro está a ganhar força no Brasil para assumir o Corinthians. O técnico português disputa o lugar com Dorival Júnior.

    Ex-Arsenal aprova Viktor Gyokeres nos Gunners: «Tem números incríveis. Percebo o interesse»

    Viktor Gyokeres tem sido associado a uma mudança para o Arsenal. Júlio Baptista, que jogou nos Gunners, deu a sua opinião.

    Semih Kilicsoy pode ser o próximo turco a reforçar o Benfica

    O Benfica está interessado na contratação de Semih Kilicsoy, avança a imprensa turca. O jovem avançado está ao serviço do Besiktas.

    Fulham de Marco Silva quer regresso de João Palhinha e já sabe quanto poderá ter de pagar

    João Palhinha deixou o Fulham e rumou ao Bayern Munique na temporada passada. Conjunto de Marco Silva quer o regresso.

    Jurgen Klopp espera por 2026 para tomar decisão sobre a carreira

    Jurgen Klopp deixou o Liverpool no final da temporada passada. Alemão trabalha agora como diretor geral do Red Bull Group.

    Hansi Flick sai em defesa de Carlo Ancelotti: «Não é bom ver o que aconteceu»

    Hansi Flick falou sobre os recentes rumores e críticas sobre Carlo Ancelotti. O técnico do Barcelona defendeu o seu rival.

    Manchester United de Ruben Amorim pode emprestar jovem no verão

    Harray Amass pode ser emprestado este verão pelo Manchester United. Esperam-se várias propostas de clubes da Championship.

    Qual é a solução para a ala direita do Benfica?

    Bruno Lage terá de escolher se quer continuar com Tomás Araújo, ou começar a apostar mais em Tiago Gouveia e Leandro Santos.