📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

«Quando o vi na Academia sabia que era impossível ele não ser um grande jogador no futuro» – Entrevista BnR com João Carlos Teixeira

- Advertisement -

-O Beatle do Minho que cresceu no meio dos “gigantes”-

«Klopp tem os dois lados: pode ser o melhor ou o pior»

Bola na Rede: Durante esse período em Inglaterra, és emprestado ao Brentford e na época seguinte ao Brighton. Sentiste que esses empréstimos foram importantes para ganhares mais rotatividade e experiência no futebol inglês?

João Carlos Teixeira: No Brentford as coisas não correram bem até porque era na League One na altura e o futebol não se adequava nada ao meu, por isso eu estive lá duas semanas e voltei para o Liverpool. Quando eu voltei, até faço a minha estreia pelo Liverpool.

Bola na Rede: Contra ao Fulham.

Exatamente. E no Brighton foi uma época que eu gostei muito, que me fez crescer e gostei tanto de viver como de jogar lá. Foi uma época muito boa, apesar da forma como terminou porque parti o perónio. Mas foi uma época que guardo na memória como uma boa recordação.

Bola na Rede: A época de 2014/15 foi uma época de destaque para ti em Inglaterra: foste eleito o Jovem Jogador do Ano de Brighton, após terminar a temporada com 6 golos e também foste premiado com o prémio de Jogador do Ano da Academia do Liverpool. Nesse ano sentiste que estavas a conquistar o teu espaço e que podias ter uma oportunidade na equipa principal do Liverpool?

João Carlos Teixeira: Sim nesse ano as coisas estavam a correr muito bem e eu ambicionava jogar pelo Liverpool, que era o meu “clube-mãe”. Por isso, no ano seguinte decidi ficar no Liverpool e tentar a minha sorte.

Bola na Rede: Como é que te sentias ao dividir o balneário do clube com um jogador lendário como Steven Gerrard? Tinha uma aura diferente?

João Carlos Teixeira: Tinha. O Gerrard era o capitão, uma lenda do clube, mas sempre muito simples, muito fácil de comunicar, muito prestativo com todos e havia muito respeito mútuo. Havia uma relação cordial com ele e ele era mesmo uma lenda, nada mais a apontar.

Bola na Rede: Já te tinhas estreado pela equipa principal em 2014, mas é na época de 2015/16, a tua última época em Inglaterra, que realizas um maior número de partidas: sete jogos e um golo. Como é que te sentias quando pisavas o relvado de Anfield? Como era o ambiente, têm os melhores adeptos do mundo?

João Carlos Teixeira: Sim, quando entras em Anfield e ouves o “You’ll Never Walk Alone”, dá arrepios.

Bola na Rede: Ia-te perguntar mesmo sobre isso, qual foi a melhor sensação: marcar o teu primeiro golo ao serviço do Liverpool frente ao Exeter ou ouvir pela primeira vez o “You’ll Never Walk Alone”.

João Carlos Teixeira: O “You’ll Never Walk Alone” (risos). É sem dúvida o momento mais marcante, sentes uma vibração e uma atmosfera incrível.

Bola na Rede: Nesse teu último ano nos Reds és orientado pelo carismático Jürgen Klopp. Podemos dizer que foi o melhor técnico que já tiveste? Como é que ele era e como era a tua relação com ele?

João Carlos Teixeira: Ele tem os dois lados: pode ser o melhor ou o pior. No sentido de, se fizeres as coisas como devem ser, ele vai ser o primeiro a ajudar-te. Obviamente que se tu pisares o risco, também vai ser o primeiro a dizer que o fizeste. A nossa relação sempre foi muito próxima, ele é uma pessoa de muito contacto, muitos abraços, muitos risos e está sempre próximo de todos. Muitas vezes no futebol acontece que os treinadores estão mais próximos daqueles que jogam, mas não era o caso dele.

Bola na Rede: Como te sentiste ao ver o crescimento, que durou vários anos, desta super equipa do Liverpool de Klopp que culminou com a conquista da Champions e da Liga Inglesa, que já fugia há mais de 30 anos?

João Carlos Teixeira: Fiquei mesmo muito feliz, pelo Jürgen [Klopp], pelo Roberto [Firmino], pelo Joe Gomez e pelas pessoas com quem eu trabalhei muitos anos e com quem convivi.

Bola na Rede: Continuas a acompanhar e a apoiar o clube?

João Carlos Teixeira: Sim sim, sem dúvida.

Nélson Mota
Nélson Motahttp://www.bolanarede.pt
O Nélson é estudante de Ciências da Comunicação. Jogou futebol de formação e chegou até a ter uma breve passagem pelos quadros do Futebol Clube do Porto. Foi através das longas palestras do seu pai sobre como posicionar-se dentro de campo que se interessou pela parte técnica e tática do desporto rei. Numa fase da sua vida, sonhou ser treinador de futebol e, apesar de ainda ter esse bichinho presente, a verdade é que não arriscou e preferiu focar-se no seu curso. Partilhando o gosto pelo futebol com o da escrita, tem agora a oportunidade de conciliar ambas as paixões e tentar alcançar o seu sonho de trabalhar profissionalmente como Jornalista Desportivo.

Subscreve!

Artigos Populares

AC Milan quer tirar avançado ao West Ham de Nuno Espírito Santo por empréstimo

O AC Milan vai tentar garantir a chegada de Niclas Fullkrug em janeiro. Italianos querem empréstimo do avançado do West Ham.

Manchester United de Ruben Amorim chega aos 120 milhões de euros por dupla da Bundesliga

O Manchester United quer reforçar o plantel. Angelo Stiller e Karim Adeyemi são alvos do emblema orientado por Ruben Amorim.

Rui Pedro Braz apresentado no Al Ahli: «Os fãs e os media tem todo o direito de criticar»

Rui Pedro Braz deu a sua primeira conferência de imprensa como diretor do Al Ahli. O dirigente português confessou-se feliz.

Antigo defesa do FC Porto confirma proximidade do fim da carreira: «É aterrorizador pensar em deixar de jogar futebol»

Danilo, atualmente no Flamengo, confirmou iminência do final da carreira. Antigo lateral do FC Porto vai pendurar as chuteiras em 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Próximo adversário do Sporting na Champions League pode colocar jogador na Premier League por 40 milhões de euros

Raphael Onyedika tem interessados na Premier League. O Club Brugge deseja fazer 40 milhões de euros com transferência do nigeriano.

Croácia garante vaga na fase final do Mundial 2026: eis as 30 seleções já apuradas

A Croácia garantiu o lugar na fase final do Mundial 2026 ao vencer as Ilhas Faroé e assegurar o primeiro lugar do grupo L. Confere as seleções já apuradas.

Rafa Silva promete ser ‘novela’: qual o valor de mercado do português?

Rafa Silva não deve prosseguir ao serviço do Besiktas. O jogador mudará de ares no próximo mercado de transferências.