«Sair do FC Porto foi uma das piores decisões que tomei no futebol» – Entrevista BnR com Telmo Castanheira

«Numa seleção com William Carvalho e Sérgio Oliveira, joguei contra jogadores da seleção espanhola como Koke, Muniain e Isco, isso é um privilégio»

Bola na Rede: Até ao momento, para ti, esse foi o momento mais bonito marcante na tua carreira?

Telmo Castanheira: Já tive alguns momentos bonitos, que me marcaram muito por diferentes razões. A bicicleta vai ficar para sempre, pelo impacto que teve. Mas, recordo-me, o golo que faço na Islândia, na casa de uma das melhores equipas, foi o meu primeiro golo para o campeonato, é também muito bonito, foi falado por lá. Foi no mesmo ano do golo de bicicleta pelo Trofense. Tive momentos bonitos, cada um com o seu valor. Ter sido considerado o jogador do ano, no meu primeiro ano de Islândia, é algo importante, porque foi o primeiro fora do meu país e da minha zona de conforto, senti-me muito bem ao reconhecerem isso. Tive momentos bonitos na formação, com a minha primeira internacionalização pela seleção portuguesa, a cantar o hino, é algo inexplicável, lembro-me de ter ficado todo arrepiado a cantar. São coisas que marcam, é um privilégio e orgulho que, na altura, não tinha noção disso, eu só estava lá para jogar futebol e chamavam-me para ir jogar e eu ia. Hoje, olho e vejo que representei o meu país, naquela altura, fui considerado entre vinte jogadores, numa seleção com William Carvalho e Sérgio Oliveira. Joguei contra jogadores da seleção espanhola como o Koke, Muniain e Isco, e isso é um privilégio. São coisas que, quando tiver um filho, posso dizer-lhe que joguei na seleção portuguesa. No FC Porto tive outros, o golo que fiz contra o Benfica, que deu o título em juvenis, são muitos momentos bonitos que vou guardar no futuro. Faço o que gosto, esses momentos são reconfortantes. Também acontecem momentos menos bons, de superação, lembro-me de na Islândia, na primeira época, estarmos a passar mal porque os resultados não iam aparecendo, mas ter tido aquele meu primeiro golo, teve uma importância a dobrar, um peso forte.

Bola na Rede: De que sentes mais falta de Portugal?

Telmo Castanheira: De quem sinto mais falta é da minha namorada, neste momento não pode estar comigo, porque é médica e está a terminar a especialidade. Vai sempre que pode lá e fica algum tempo, é o que me custa mais, a distância. Dos amigos e do clima também sinto falta. O clima da Islândia, às vezes, priva um pouco a vida social. Muitas vezes, temos de ficar fechados em casa, porque há uma tempestade, sinto falta do clima em Portugal, beber um café à beira da praia, andar de t-shirt. São coisas que damos por garantidas, e , quando estamos num país diferente, sentimos um pouco a falta. De resto, é um sítio que me via a viver durante mais uns anos, tendo lá a minha família, a minha namorada e o meu cão.

Bola na Rede: Ainda desejas um dia voltar a jogar em Portugal? Tens preferência por algum clube?

Telmo Castanheira: Sendo profissional de futebol, quando me perguntam sobre jogar no meu país, ainda por cima num que se joga tão bem e com tanta qualidade, é claro que existe sempre essa possibilidade. Não tenho pressa, ou desespero de vir para Portugal e aceitar condições que eu sei que mereço melhor, esse é o grande problema, quando falo em regressar. Tenho noção, pelo facto de jogar na Islândia, talvez, haja treinadores que torçam um pouco o nariz, porque é um campeonato com menor credibilidade, tenho noção disso. Tenho a certeza que me iria dar bem a jogar em Portugal, mas, neste momento, com toda a modéstia, não venho para qualquer projeto, só mesmo um que fosse interessante a vários níveis, sabendo que equiparável às condições da Islândia é quase impossível. Certamente, não viria para clubes que me podem oferecer isso, teria de abdicar de algumas coisas, e focar-me mais na parte desportiva. Tenho 29 anos, não fecho as portas, e veria com bons olhos, mas teria de ser um projeto que achasse interessante em termos desportivos.

André Filipe Antunes
André Filipe Antuneshttp://www.bolanarede.pt
O André é licenciado em Marketing e Publicidade e um fã incondicional de ciclismo. Começou desde pequeno a ter uma paixão pelo desporto, através do futebol. Chegava a saber os plantéis de todas as equipas da Primeira Liga! Com o tempo, abriu-se o horizonte e o interesse para outros desportos, como o Ciclismo, o Futsal e, mais recentemente, a NBA. Diz que no Ciclismo existem valores e táticas que mais nenhum desporto possui e ambiciona um dia ter a oportunidade de assistir ao vivo a um evento deste calibre.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto: treinador do Galatasaray revela valor pedido por Diogo Costa (e é bem mais baixo que a cláusula de rescisão)

Diogo Costa foi um dos alvos do Galatasaray neste mercado de transferências de verão, mas acabou por ficar no FC Porto.

Geórgia aplica goleada à Bulgária na qualificação para o Mundial 2026

A Geórgia goleou a Bulgária por três bolas a zero, num encontro realizado durante este domingo, para a qualificação para o Mundial 2026.

Insólito: equipa espanhola corre o risco de falta de comparência porque FIFA não dá resposta aos mails

O Badajoz corre o risco de não participar na primeira jornada da Tercera RFEF porque ainda não conseguiu inscrever os jogadores na prova.

Demissão de Daniel Levy aproxima mais um reforço do Tottenham

O Tottenham quer atacar a contratação de Morgan Rogers no próximo mercado. Saída de Daniel Levy ajuda objetivos dos spurs no mercado de janeiro.

PUB

Mais Artigos Populares

Liverpool falhou contratação depois de ter tudo acertado com defesa e vai contar com rivalidade do Barcelona e do Real Madrid no próximo verão

O Liverpool quer fechar a contratação de Marc Guéhi. Ainda assim, o Barcelona e o Real Madrid vão ter uma palavra a dizer no próximo verão.

Max Verstappen conquista vitória tranquila em Monza

Max Verstappen venceu o Grande Prémio de Itália em Formula 1, ficando à frente dos dois pilotos da McLaren.

Complemento de Vitinha e João Neves no PSG é o jogador que Diego Simeone quer para o Atlético Madrid

O Atlético Madrid quer reforçar o plantel e pensa num novo médio. Fabián Ruiz, médio do PSG, é a escolha de Diego Simeone para a posição que pretende reforçar.