«Se calhar teria valor para jogar na Primeira Liga» – Entrevista BnR com Jordan Santos

– A paixão pelo Futebol de Praia e a possibilidade do Futebol de Onze –

«Se calhar, tinha valor para jogar na Primeira Liga».

BnR: Como é que surge a possibilidade de começares a jogar Futebol de Praia?

JS: Começo a jogar Futebol de Praia desde muito novo. Porque também tive a felicidade de viver perto da praia e desde pequeno que vou lá jogar à bola. Sempre estive ligado à praia, praticamente. A sério, a sério… Começou com dezassete anos quando ingresso no Sotão. Faço o primeiro campeonato nacional, somos campeões nacionais e o mister Zé Miguel convoca-me para o estágio da seleção nacional. Recordo-me como se fosse hoje: estava completamente contente, super contente, mesmo. E as coisas começaram a surgir aí. Comecei a ir regularmente à seleção nacional e foi até hoje.

BnR: Estiveste no Futebol de onze, mas depois passaste para o futebol de praia. Por que motivo?

JS: Sim, comecei. Na altura, aqui na Nazaré, era complicado jogar muito Futebol de Praia. Era praticamente só no verão e, como eu gostava de jogar futebol, jogava futebol de onze. Depois, fui chamado à seleção nacional de Futebol de Praia e acreditei que as coisas podiam ficar sérias nesta modalidade. Foi tudo evoluindo e chegou a um ponto em que tive de optar pelo Futebol de Praia, em detrimento do Futebol de onze.

Jordan Santos e Bruno Torres são indispensáveis na equipa das quinas
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

BnR: No Futebol de 11, até onde é que poderia ir o Jordan em Portugal?

JS: Sinceramente, eu não sei. Ainda cheguei a jogar no Boavista FC, mas as coisas não correram bem. Não foi bem em termos desportivos, mas foi mais porque eu não aguentei as saudades da família. Era muito novo e custou-me muito abandonar a minha zona de conforto. Mas eu era um miúdo com qualidade! Reconheço isso. Se calhar, tinha valor para estar a jogar numa Primeira Liga. Mas, ao mesmo tempo, se calhar não teria atingido o que atingi hoje no Futebol de Praia.

BnR: Para quem não é muito entendido em relação à modalidade, como é que funciona uma época nesta modalidade?

JS: Hoje, o Futebol de Praia está muito mais evoluído. Falo de nós porque vamos iniciar o Mundial de Clubes, em fevereiro. O Futebol de Praia, praticamente, já se joga o ano todo. Agora começamos em fevereiro, depois é o início do estágio da seleção nacional para a época que aí vem. Depois já temos a Liga dos Campeões… É sempre a andar! Se tu fores um bom atleta, já jogas o ano todo, sim. Sem dúvida alguma que isto mudou porque antigamente o Futebol de Praia se resumia a umas duas semanas e era pouco discutido. Agora, joga-se com mais regularidade e já está uma modalidade mais profissional e com tudo para evoluir ainda mais.

BnR: Então, neste momento, não concilias o Futebol de Praia com outra atividade profissional, correto?

JS: Sim, neste momento jogo só Futebol de Praia. A minha outra atividade é ser pai (risos).

Mário Cagica Oliveira
Mário Cagica Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
O Mário é o fundador do Bola na Rede, professor universitário e comentador de Desporto na DAZN Portugal e Rádio Observador. Vive o Desporto 24/7 e tem em José Mourinho a sua referência.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto oficializa saída de Andoni Zubizarreta: «Forma conjunta e amigável»

O FC Porto oficializou esta quarta-feira a saída de Andoni Zubizarreta. Dirigente de 63 anos deixa o cargo de diretor desportivo.

João Diogo Manteigas visa Pedro Proença: «Como é que Rui Caeiro é vice-presidente da Federação sem ter sido eleito?»

João Diogo Manteigas, candidato à presidência do Benfica, visa Pedro Proença pela nomeação de Rui Caeiro na FPF.

Martim Mayer comenta candidatura de Luís Filipe Vieira: «O Benfica não precisa de regressos messiânicos, mas sim de um futuro fresco»

Luís Filipe Vieira anunciou oficialmente a sua candidatura à presidência do Benfica. Martim Mayer reagiu através de um comunicado.

Pablo Roberto está de saída do Casa Pia e a caminho do Brasileirão

Pablo Roberto prepara-se para regressar ao Brasil. Médio de 28 anos de saída do Casa Pia para reforçar o Fortaleza.

PUB

Mais Artigos Populares

Renato Sanches está de saída do PSG e já escolheu próximo clube

Renato Sanches está perto do Panathinaikos de Rui Vitória. Médio português não entra nos planos do PSG e sairá este verão.

Julian Draxler e a passagem pelo Benfica: «Nunca recuperei o ritmo necessário para voltar à minha melhor versão»

Julian Draxler esteve emprestado pelo PSG ao Benfica em 2022/23. Médio alemão recorda de forma breve a passagem pela Luz.

Sporting lança terceiro equipamento: «Leve como verão»

O Sporting já apresentou o terceiro equipamento para a temporada 2025/26. Zeno Debast aparece no vídeo. Eis as imagens.