📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Uma vida dedicada à AD Sanjoanense – Entrevista a Hélder Santiago

- Advertisement -

Opinião acerca do Basquetebol Português

Helder e seus colegas de equipa a celebrar a subida à Proliga, na época 2015/16
Fonte: Carlos Santos Fotografia

BnR: Na sua opinião, o que falta ao nosso campeonato de basquetebol para estar ao nível dos melhores europeus (espanhol e grego)?

H.S.: Sinceramente, eu diria que falta tudo, pois há muita coisa que se poderia enumerar em relação a este assunto. Podemos começar logo pelo modelo competitivo inicial no Mini-basket que é inexistente, em comparação ao que podemos encontrar noutros países, no qual traz bastante bons resultados. Depois, podemos falar dos orçamentos sempre reduzidos dos clubes para fazer face a todas as despesas necessárias para cumprir com o mínimo de condições para a realização de treinos, jogos e torneios. Faltam mais centros de alto rendimento também, no qual se proporciona sempre um crescimento bastante grande a quem nele participa. Mas, a meu ver, todos estas “ falhas” que existem, advêm de um essencial problema: a falta de espetadores assíduos. Facilmente, se vê jogos da Primeira divisão com assistências ridículas e que nem a uma centena chegam. E como é obvio, falhando nisso, é percetível que existirá mais dificuldades em arranjar investimento na modalidade.

BnR: Os últimos anos têm sido marcados pela forte disputa entre SL Benfica e FC Porto, no que ao título diz respeito. Acredita que haverá outra equipa capaz de se intrometer nesta luta num curto-médio prazo? Aliás, seria interessante o Sporting CP formar uma equipa de basquetebol para dar mais visibilidade ao campeonato de basquetebol?

H.S.: Nos últimos anos, é inegável que tem havido um claro domínio entre Benfica e Porto no nosso campeonato. Toda gente sabe que são as duas equipas com mais poderio financeiro do país, e devido a isso conseguem sempre ter as melhores contratações, e consequentemente, melhores resultados. No entanto, têm surgido também bastante luta de outras equipas como é o caso da Oliveirense e do Vitória de Guimarães, e que fazem o campeonato ser bem mais equilibrado e disputado. Relativamente ao Sporting, seria muito importante para o basquetebol português ter a sua participação, pois é um clube que possui capacidades para investir ao mesmo nível que Benfica e Porto, e creio que só traria benefícios para o nosso campeonato e, consequentemente, para a evolução do Basquetebol em Portugal.

BnR: Até aos dias de hoje, a Seleção masculina apenas participou em duas grandes competições (EuroBasket 2007 e 2011). O que acha que pode estar na causa de Portugal não ter participado em mais provas de renome internacional? Pensa que essa situação poderá inverter-se num curto-médio prazo?

H.S.: A meu ver, todos os problemas que falamos anteriormente são o motivo de a nossa seleção nacional não conseguir atingir outros palcos. Existe ainda uma diferença muito grande entre a nossa seleção e as grandes seleções europeias, e não creio que tão cedo consigamos atingir outros níveis. Terá de ser pensada uma estratégia a (bastante) longo-prazo, para conseguirmos começar a tirar frutos dela e nos podermos comparar aos melhores.

BnR: Numa altura em que se fala sistematicamente na igualdade de géneros, tem-se assistido a um forte crescimento do Basquetebol feminino em Portugal. É positivo, na sua opinião, passar a mensagem de que o Basquetebol é um desporto que é capaz de promover a igualdade entre homens e mulheres?

H.S.: O Basquetebol feminino em Portugal teve uma evolução muito positiva nos últimos anos. As nossas seleções jovens têm feito história a cada Europeu e até Mundiais que participam, e tem-se visto inúmeras jogadoras a emigrar para campeonatos mais competitivos até. É importantíssimo verificarmos que, quer nos jogos do campeonato português feminino, quer nos próprios jogos das seleções, tem havido um apoio enorme às jogadoras. É bastante importante que isto se verifique não só no basquetebol, mas como em todas as outras modalidades, e que se retire o pensamento “clichê” de que o desporto é só para os homens.

BnR: Apesar de já existirem algumas boas instalações desportivas no nosso país para a prática de Basquetebol, o Futebol continua a manter a preferência entre o público português. Tem alguma esperança que no futuro se assista a um aumento do número de pessoas a ter o Basquetebol como desporto favorito e praticado?

H.S.: Infelizmente, penso que haverá sempre uma grande lacuna entre o Futebol e qualquer outra modalidade em Portugal, mas o caminho faz-se caminhando, portanto é preciso continuar a lutar e a investir pela nossa modalidade e tentar fazê-la crescer, mesmo que não se seja a modalidade número 1 num futuro próximo.

Notas:

  • Algumas das fotos foram gentilmente cedidas pelo nosso entrevistado
  • Agradecer especialmente à Mariana Moreira, por toda a ajuda prestada na realização desta entrevista
Guilherme Costa
Guilherme Costahttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme é licenciado em Gestão. É um amante de qualquer modalidade desportiva, embora seja o futebol que o faz vibrar mais intensamente. Gosta bastante de rir e de fazer rir as pessoas que o rodeiam, daí acompanhar com bastante regularidade tudo o que envolve o humor.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Freire e o empate de Portugal Sub-21: «Faltou uma pontinha de eficácia»

Portugal empatou 0-0 com a Chéquia na fase de qualificação para o Euro Sub-21. Selecionador Luís Freire já reagiu.

Cristiano Ronaldo a sós com Donald Trump: Há mais detalhes sobre o encontro

Cristiano Ronaldo faz parte da comitiva da Arábia Saudita na Casa Branca. Vê mais detalhes sobre o encontro com Donald Trump.

Treinador do Atlético CP já comenta duelo com o Benfica de José Mourinho

Pedro Basto d’Oliveira antevê duelo entre o Atlético CP e o Benfica para a Taça de Portugal. Eis o que disse o técnico dos alcantarenses.

Mundial 2026: Iraque completa reviravolta no 17.º minuto de compensação e garante lugar no playoff

Esta terça-feira, o Iraque venceu os Emirados Árabes Unidos por 2-1 e conquistou um lugar no playoff de acesso ao Mundial 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Sub-21: Portugal empata na Chéquia e perde pontos pela primeira vez nesta fase

Portugal Sub-21 empatou 0-0 com a Chéquia na fase de qualificação para o Euro 2027. Seleção Nacional continua na liderança isolada.

Exclusivo: Gil Vicente e Vitória SC de olho na contratação de Weverson

O Gil Vicente e o Vitória SC estão de olho na contratação de Weverson. O lateral-esquerdo brasileiro está ao serviço do Fortaleza.

Alvo de vários clubes na Premier League fica com cláusula de 73 milhões de euros para janeiro

Antoine Semenyo, avançado do Bournemouth, pode ser solução imediata para vários gigantes ingleses, já que não vai jogar a CAN.