CF “Os Belenenses” – 100 anos, 100 histórias azuis para contar

- Advertisement -

Na altura de entrada nas bancadas do Restelo, fomos à procura de mais testemunhos e eis que encontrámos uma adepta especial: a senhora Maria Isabel Silva com os seus 76 anos.

O contacto inicial foi complicado, pois a entrevistada recusou falar com o Bola na Rede, mas, mais uma vez a insistência “deu frutos”, e a recusa inicial tornou-se em aceitação do convite para contar a sua história com o Belenenses. Sócia há 27 anos, Maria contou que “foi o meu marido que me propus para sócia” e, desde aí, a família tornou-se toda adepta do Belenenses: “A seguir a me tornar sócia, o meu filho, a minha nora e os meus netos também passaram a ser sócios do Belenenses”.

Quando lhe pedimos para falar sobre um momento marcante, a senhora recordou duas finais em que o seu clube marcou presença e que tiveram desfechos totalmente opostos: “A primeira memória que me recordo é a final da Taça de 2007 frente ao Sporting, em que o meu marido estava hospitalizado e pediu para que o Belenenses ganhasse o ‘caneco’ e infelizmente não conseguimos vencer, sendo um enorme desgosto para mim. Também me recordo da final da Taça de Portugal em Futsal, em que conquistámos a prova frente ao Benfica em 2010, o que me deixou muito feliz”, sendo assim uma clara demonstração de que os apoiantes do Belenenses não ligam apenas ao Futebol, mas também às outras modalidades existentes (Futsal, Basquetebol, Andebol, Atletismo, Natação, Rugby, Voleibol e Triatlo).

Antes de dizermos adeus a esta simpática senhora, foi pedido para lhe tirarmos uma fotografia para colocar na reportagem, e aí voltou a recusa, mas desta vez era em tirar uma fotografia e a justificação para tal atitude foi engraçada: “Não quero tirar fotos, pois vou estragar a câmara!”. A persuasão foi novamente importante e lá conseguimos registar o momento. Muito obrigado pela ajuda cara senhora Maria Isabel Silva!

A senhora Maria Isabel Silva acompanha todos os jogos do “seu” Belenenses
Fonte: Guilherme Costa/Bola na Rede

O último entrevistado foi Bernardo Reis. Com 25 anos de sócio, o adepto falou do seu avô que “trabalhou no Belenenses como enfermeiro, massagista e fisioterapeuta durante cerca de 60 anos”, e isso influenciou-lhe a ser do Belenenses: “Desde criança que me lembro de vir ao Belenenses com ele e ganhei o gosto a este clube”. Além do seu avô, Bernardo recordou um episódio marcante com o antigo treinador brasileiro Marinho Peres: “Um dia, entrei com o meu avô e fui ao balneário ter com os jogadores, e o Marinho Peres, que é um treinador emblemático do passado do Belenenses, disse-me uma frase dum antigo conhecido do público português, o Raúl Solnado, que até hoje me ficou na cabeça que foi ‘Não é do Belenenses quem quer, é só quem pode’. A partir desse dia, comecei a viver mais o Belenenses e cada vez mais essa frase faz sentido para mim como adepto, pois sofremos bastante por amor a este clube histórico, tanto nos bons e maus momentos”.

Bernardo Reis recordou o treinador Marinho Peres
Fonte: Guilherme Costa/Bola na Rede
Guilherme Costa
Guilherme Costahttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme é licenciado em Gestão. É um amante de qualquer modalidade desportiva, embora seja o futebol que o faz vibrar mais intensamente. Gosta bastante de rir e de fazer rir as pessoas que o rodeiam, daí acompanhar com bastante regularidade tudo o que envolve o humor.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

As novas pinturas para a nova temporada de 2026 | Fórmula 1

Desde meados de janeiro até agora, as 11 equipas de Fórmula 1 foram mostrando os seus novos carros, com as novas pinturas oficiais. Em época de pré-temporada

Juan Bernat tem um novo desafio na carreira e ruma a equipa da La Liga 2

O SD Eibar chegou a acordo com Juan Bernat para a contratação do lateral esquerdo até ao final da presente temporada, com opção de prolongar o vínculo por mais uma época.

Kalidou Koulibaly renova com o Al Hilal

Kalidou Koulibaly renovou o seu contrato com o Al Hilal até 2027, prolongando a ligação ao clube saudita onde tem sido figura de destaque.

Alisson Santos sobre a chegada ao Nápoles: «Estou muito contente por estar aqui, para mim é um sonho»

Alisson Santos analisou a sua adaptação a Itália e destacou as semelhanças táticas entre o Sporting e o Nápoles, facilitando, assim, a sua integração na nova realidade.

PUB

Mais Artigos Populares

Fim de linha em Roterdão: Francisco Cabral cai nos quartos de final de pares

A dupla Francisco Cabral e Lucas Miedler perdem frente aos germânicos Jakob Schnaitter e Mark Wallner em dois sets e encerra, a participação no ATP 500 neerlandês.

Al Ittihad de Sergio Conceição identifica sucessor de N’Golo Kanté no plantel do Real Madrid

Sérgio Conceição identifica em Eduardo Eduardo Camavinga é alvo prioritário do Al Ittihad no próximo mercado. O médio do Real Madrid tem o perfil ideal para ocupar a vaga deixada por Kanté.

Liverpool prepara 80 milhões por defesa da La Liga

Segundo a imprensa espanhola, Jules Koundé é alvo prioritário do Liverpool para a próxima época. Os Reds têm 80 milhões em cima da mesa para investir no defesa do Barcelona.