📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Lusitano SAD – Em busca de um regresso em Grande

- Advertisement -

Após dez longos anos de ausência, a época desportiva 2019/2020 será de retorno para um dos clubes mais reputados do interior do país: depois de garantir a subida de divisão, o Lusitano SAD está de volta ao Campeonato de Portugal. Com a conquista do Pro-Nacional, a equipa alentejana está a preparar o “ataque” ao “Campeonato de todas as Oportunidades”, e como tal, o Bola na Rede foi até Évora assistir a um dos treinos de início de época e encontro amigável na Moita, e falou com o treinador e jogadores para auferir quais são as expetativas e ambições para este novo desafio.

Esta é um início de época diferente, uma vez que o Lusitano SAD conquistou por mérito próprio um lugar no Campeonato de Portugal, que é conhecido por ser uma das competições mais competitiva no nosso país e em que 72 equipas lutam para alcançar os dois passaportes para a Segunda Liga. Devido a isso, o clube reforçou-se bem para estar preparado para o novo desafio que se avizinha, sendo que chegaram a Évora 22 novos atletas, como por exemplo os médios guineense Luciano Teixeira (conta com passagens pelo SL Benfica B, Metz e Desp. Chaves) e argentino Emmanuel Garcia (formado no Boca Juniors e Banfield) e o extremo luso-angolano Sócrates Pedro (ex-Sertanense). Devido a esse facto, os treinos e jogos de pré-época tornam-se fundamentais não só para criar rotinas entre os jogadores, mas também para se fomentar um coletivo forte e capaz de dar luta na série D ao longo da época.

O principal responsável por esse processo de formação de uma equipa compacta e aguerrida, é o treinador Duarte Machado, que está ligado ao Futebol desde os seus 12 anos de idade, além de ter experiência de atleta de Primeira e Segunda Liga. O técnico de 36 anos regressa a uma casa onde havia estado entre 2016 e 2018, altura em que conseguiu levar o clube às vitórias na Taça e Supertaça da A.F. de Évora, o que possibilitou a ida à 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, onde acabaria por ser eliminado pelo FC Porto (derrota por 0-6). Em relação ao modelo de jogo que gosta de implementar, o treinador defendeu que o mesmo “tem de ser um pouco flexível e depende muito daquilo que são os projetos e o jogadores que treina”, sendo que para este ano o modelo vai variar entre “mais agressivo com mais bola e controlo de jogo, através da posse de bola, e mais cauteloso, em que os adversários nos vão obrigar a ter aqui uma organização defensiva muito mais agressiva, coesa e vamos passar muito menos tempo com bola”, embora sustente que a sua equipa tem de ser “temos de ser mentalmente fortes e temos que conseguir condicionar a outra equipa com a nossa organização defensiva e depois, claro, em termos de ataque”.

A equipa técnica liderada por Duarte Machado está confiante para a nova época – os outros três elementos, da esquerda para a direita, são Gonçalo Teixeira (Treinador de GR), Rafael Carvalho (Treinador Adjunto) e Vítor Pires (Treinador Adjunto estagiário)
Fonte: Bola na Rede

De modo a que isso aconteça, Duarte Machado irá preparar os seus atletas da melhor forma possível e sem modificar a sua identidade em função do próximo adversário:  “A nossa organização defensiva e ofensiva pode ser um pouco diferenciada de um jogo para o outro, mas nunca podemos mudar apenas porque vamos jogar contra adversário X ou Y. Podemos e devemos alertar os jogadores, dar-lhes ferramentas para contrariar os pontos fortes da outra equipa, mas sempre dentro daquilo que trabalhámos ao longo das semanas de trabalho, ou seja, ser fiel aos princípios e ideia de jogo”. Quanto ao objetivo para a época que se avizinha, o timoneiro sustenta que o Lusitano tentará sempre “disputar cada jogo para vencer”, com o foco na manutenção, devido à “forte e grande exigência do campeonato e competitividade das equipas”, embora haja a crença em conseguir algo mais: “A partir do momento em que consigamos a manutenção, tentaremos sempre algo mais, disputando sempre o próximo jogo para vencer os três pontos e nunca estaremos a pensar naquilo que poderá ser daqui a um ou dois meses”.

No que toca às diferenças existentes em termos de notoriedade entre este campeonato e Primeira e Segunda Ligas, o líder do conjunto alentejano assegurou que as mesmas são fruto de um “conjunto de fatores muito grande, que passa pelo nível competitivo do campeonato, o modelo da própria estrutura da competição que, na minha opinião, não é o melhor para a competitividade e atratividade de patrocínios e passa também por criar um maior profissionalismo às equipas, de modo a que se consigam organizar para que as pessoas percebam que o nível de trabalho que está a ser feito já é um nível que começa a ser um pouco equiparado que é a qualidade e exigência existente na Primeira e Segunda Liga”.

Por último, o antigo jogador falou um pouco da sua experiência passada ao mais alto nível, embora sabendo que, ao contar como foi a sua vivência nesses patamares, isso “poderá ser útil para o dia-a-dia dos atletas e exigência que se tem de ter”, o próprio não quer que seja uma grande relevância ao seu passado, até porque “ser treinador é totalmente diferente do que ser jogador” e “são os atletas que vão ter que, em conjunto com a equipa técnica, de resolver a grande maioria das questões e problemas que vão surgindo durante os jogos e campeonato inteiro”.

Guilherme Costa
Guilherme Costahttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme é licenciado em Gestão. É um amante de qualquer modalidade desportiva, embora seja o futebol que o faz vibrar mais intensamente. Gosta bastante de rir e de fazer rir as pessoas que o rodeiam, daí acompanhar com bastante regularidade tudo o que envolve o humor.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

‘O clube dos 15 milhões’: o que é feito dos 6 jogadores vendidos pelo Benfica em negócios envolvendo Jorge Mendes?

O Benfica durante algumas temporadas vendeu jogadores ao Valência e ao AS Monaco, em negócios intermediados por Jorge Mendes.

Mehdi Taremi na corrida ao prémio de melhor jogador asiático

Mehdi Taremi está entre os nomeados ao prémio de melhor jogador asiático. O atleta compete com Takefusa Kubo (Real Sociedad) e Lee Kang-In (PSG).

Nelson Pierre rendido a Thomas Muller: «É incrível, ele uniu o balneário»

Nelson Pierre elogiou Thomas Muller após partida da MLS. Vancouver Whitecaps são os primeiros classificados da fase regular da zona Oeste.

Rui Costa continuará por perto do Benfica se sair derrotado: «Vou-me manter na órbita do clube como adepto. A assistir a todos os jogos...

Rui Costa concedeu uma entrevista a 10 dias das eleições no Benfica. Atual presidente é candidato à reeleição a 25 de outubro.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica perde segundo jogo consecutivo na Champions League de Basquetebol

O Benfica perde o seu segundo jogo na Champions League de Basquetebol frente ao Spartak Subotica. A vitória escapou as águias por 16 pontos.

Pedro Gonçalves prepara-se para mudar de posição no próximo jogo do Sporting

Pedro Gonçalves deverá ser titular na partida entre o Sporting e o Paços de Ferreira, mas não vai jogar como extremo.

Rui Costa foi acusado de ser calão, incompetente e traidor por Luís Filipe Vieira: «Por que é que me teve lá tantos anos?»

Rui Costa concedeu uma entrevista a 10 dias das eleições no Benfica. Atual presidente é candidato à reeleição a 25 de outubro.