Seminário «Ser Treinador: Orientações e Competências»

- Advertisement -

Antes do coffee break, Vítor Severino abordou o “desenvolvimento de uma ideia de jogo” e trouxe para a mesa a análise apertada que hoje é possível fazer a cada atleta e até membros do corpo técnico.

Como ponto de partida, Severino deixou claro que “a ideia de jogo está viva”. Apesar de ser anterior ao modelo, a ideia nunca morre, independentemente de o treinador estar ou não no ativo. A ideia permanece na mente de cada um por ser a forma de cada um ver o jogo.

Partindo daí, o adjunto de Luís Castro apresentou brevemente a equipa técnica do Vitória SC e o seu método de trabalho, sempre com base na tecnologia, que hoje é uma enorme aliada. Toda a equipa técnica, apesar de funções distintas, reúne e debate o modelo de jogo e abordagem a cada desafio, tendo por base a mesma ideia.

Só assim faz sentido que todos tenham acesso a uma pasta com as gravações de todos os jogos e treinos, de vários ângulos, e com os vários cortes pretendidos. Em casa, cada elemento analisa e retira o que achar mais importante e leva para a mesa de trabalho no dia seguinte para ser discutido. São, sem dúvida, as vantagens tecnológicas ao serviço da ideia de jogo e o seu desenvolvimento.

Vítor Severino começou por apresentar a equipa técnica do Vitória SC e a função de cada elemento
Fonte: Diogo Gonçalves / Bola na Rede

No tempo atribuído para questões da plateia, Vítor Severino sublinhou que a ideia de jogo é transversal a todos os trabalhos desta equipa técnica; tanto na formação do FC Porto como nas equipas principais do Rio Ave FC, GD Chaves e, mais recentemente, Vitória SC. Muda, no entanto, o contexto e é isso que vai determinar o comportamento. A ideia, essa, é sempre a mesma.

O Bola na Rede questionou o treinador adjunto dos vimaranenses acerca da performance de vários atletas com esta ideia de jogo em comparação com outras. Como exemplos, William marcou 11 golos com esta equipa técnica e leva apenas dois com a atual (GD Chaves); Davidson em menos jogos já fez mais golos e Alexandre Guedes também superou os registos que tinha antes de trabalhar com este corpo técnico.

À pergunta “Perante estes dados, considera que os atletas beneficiam com a ideia de jogo ou é a própria que só tem sucesso devido a um perfil específico de atletas?”, Severino recusou desde logo comparações e classificações de outros colegas de profissão. Voltou a frisar que cada ideia é diferente de todas as outras, mas sempre válidas. No entanto, mostrou-se seguro em considerar que ambas as partes beneficiam da outra. Ou seja, a comunhão entra a ideia de jogo e um perfil específico de jogador levam aos bons resultados, são de igual importância.

A terminar, o técnico adjunto dos conquistadores defendeu que a variabilidade de jogo, ou o “híbrido”, é o caminho, mas sempre tendo em atenção o contexto. Isto é, será diferente pedir para “atacar por dentro e por fora” a atletas com 10 anos, a uma equipa sub-14 ou a um conjunto de adultos.

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

A água micelar do Casa Pia que limpou os artifícios com que o FC Porto tem maquilhado as lacunas

O Casa Pia soube juntar linhas e defender a zona central e o FC Porto não teve arte ou engenho para criar o suficiente para dar a volta a uma desvantagem com que raramente se depara.

O mercado do Rio Ave e a situação (que gera revolta nos adeptos) de ser um clube satélite

O Rio Ave perdeu algumas peças importantes neste mercado de janeiro e os adeptos estão insatisfeitos com o que se passa no clube.

Fim da novela: Fenerbahçe fecha contratação de N’Golo Kanté e envia Youssef En-Nesyri para o Al Ittihad

Depois de várias conturbações no negócio, N´Golo Kanté vai reforçar o Fenerbahçe e Youssef En-Nesyri vai rumar ao Al Ittihad.

Fredrik Aursnes está disponível para a seleção e justifica: «Já me adaptei»

Fredrik Aursnes confirmou que está disponível para ser novamente convocado por parte da seleção da Noruega, depois de se ter retirado em 2024.

PUB

Mais Artigos Populares

Celta de Vigo confirma três reforços: Fer López, Matías Vecino e Álvaro Núnez

O Celta de Vigo anunciou o regresso de Fer López por empréstimo e ainda as contratações de Matías Vecino e Álvaro Núnez.

Bayer Leverkusen apura-se para as meias-finais da Taça da Alemanha

O Bayer Leverkusen recebeu e venceu o St. Pauli por três bolas a zero, conseguindo apuramento para as meias-finais da Taça da Alemanha.

Marselha elimina Rennes da Taça de França

O Marselha recebeu e venceu o Rennes por três bolas a zero durante a noite desta terça-feira, em jogo dos oitavos de final da Taça de França.