📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Seminário «Ser Treinador: Orientações e Competências»

- Advertisement -

Antes do coffee break, Vítor Severino abordou o “desenvolvimento de uma ideia de jogo” e trouxe para a mesa a análise apertada que hoje é possível fazer a cada atleta e até membros do corpo técnico.

Como ponto de partida, Severino deixou claro que “a ideia de jogo está viva”. Apesar de ser anterior ao modelo, a ideia nunca morre, independentemente de o treinador estar ou não no ativo. A ideia permanece na mente de cada um por ser a forma de cada um ver o jogo.

Partindo daí, o adjunto de Luís Castro apresentou brevemente a equipa técnica do Vitória SC e o seu método de trabalho, sempre com base na tecnologia, que hoje é uma enorme aliada. Toda a equipa técnica, apesar de funções distintas, reúne e debate o modelo de jogo e abordagem a cada desafio, tendo por base a mesma ideia.

Só assim faz sentido que todos tenham acesso a uma pasta com as gravações de todos os jogos e treinos, de vários ângulos, e com os vários cortes pretendidos. Em casa, cada elemento analisa e retira o que achar mais importante e leva para a mesa de trabalho no dia seguinte para ser discutido. São, sem dúvida, as vantagens tecnológicas ao serviço da ideia de jogo e o seu desenvolvimento.

Vítor Severino começou por apresentar a equipa técnica do Vitória SC e a função de cada elemento
Fonte: Diogo Gonçalves / Bola na Rede

No tempo atribuído para questões da plateia, Vítor Severino sublinhou que a ideia de jogo é transversal a todos os trabalhos desta equipa técnica; tanto na formação do FC Porto como nas equipas principais do Rio Ave FC, GD Chaves e, mais recentemente, Vitória SC. Muda, no entanto, o contexto e é isso que vai determinar o comportamento. A ideia, essa, é sempre a mesma.

O Bola na Rede questionou o treinador adjunto dos vimaranenses acerca da performance de vários atletas com esta ideia de jogo em comparação com outras. Como exemplos, William marcou 11 golos com esta equipa técnica e leva apenas dois com a atual (GD Chaves); Davidson em menos jogos já fez mais golos e Alexandre Guedes também superou os registos que tinha antes de trabalhar com este corpo técnico.

À pergunta “Perante estes dados, considera que os atletas beneficiam com a ideia de jogo ou é a própria que só tem sucesso devido a um perfil específico de atletas?”, Severino recusou desde logo comparações e classificações de outros colegas de profissão. Voltou a frisar que cada ideia é diferente de todas as outras, mas sempre válidas. No entanto, mostrou-se seguro em considerar que ambas as partes beneficiam da outra. Ou seja, a comunhão entra a ideia de jogo e um perfil específico de jogador levam aos bons resultados, são de igual importância.

A terminar, o técnico adjunto dos conquistadores defendeu que a variabilidade de jogo, ou o “híbrido”, é o caminho, mas sempre tendo em atenção o contexto. Isto é, será diferente pedir para “atacar por dentro e por fora” a atletas com 10 anos, a uma equipa sub-14 ou a um conjunto de adultos.

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Stephen Eustáquio festeja 150 jogos pelo FC Porto e garante: «É um motivo de grande orgulho para mim fazer 150 jogos por um clube...

O duelo da Europa League frente ao Nice marcou um momento especial na carreira de Stephen Eustáquio, o médio completou 150 jogos pelo FC Porto e não escondeu o orgulho pela marca atingida.

Médio sueco está a caminho do Estrela da Amadora

O Estrela da Amadora prepara-se para fechar mais um reforço de inverno, desta vez com Kevin Jansson, médio sueco.

Stephen Eustáquio já pensa no futuro e está a tirar o curso de treinador

Mesmo com muitos anos pela frente como jogador, Stephen Eustáquio já começou a preparar o futuro e está integrado no Curso de Treinador Grau 2 da AF Porto.

Rennes vence Metz e salta para o 4.º lugar da Ligue 1

O Rennes somou a quarta vitória seguida ao bater o Metz por 1-0 fora de casa, ultrapassando provisoriamente o Lyon de Paulo Fonseca na tabela.

PUB

Mais Artigos Populares

Bernardo Silva não esconde objetivo: «Há o sonho de trazermos o primeiro Mundial para Portugal»

Bernardo Silva quer ganhar o Mundial 2026 com Portugal. Médio português olha para torneio, que decorrerá no próximo verão.

RB Leipzig com Conrad Harder a titular tropeça frente Borussia Monchengladbach e não vai além do nulo

Conrad Harder voltou à titularidade, mas o RB Leipzig ficou-se por um empate sem golos na visita ao Borussia Monchengladbach, na abertura da 12.ª jornada da Bundesliga.

Vitória SC abre jornada 12 da Primeira Liga com goleada de 4-0

O Vitória SC goleou em casa o AVS SAD por 4-0 e conquistou assim os três pontos. Jornada 12 da Primeira Liga está aberta.