📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Seminário «Ser Treinador: Orientações e Competências»

- Advertisement -

Antes do coffee break, Vítor Severino abordou o “desenvolvimento de uma ideia de jogo” e trouxe para a mesa a análise apertada que hoje é possível fazer a cada atleta e até membros do corpo técnico.

Como ponto de partida, Severino deixou claro que “a ideia de jogo está viva”. Apesar de ser anterior ao modelo, a ideia nunca morre, independentemente de o treinador estar ou não no ativo. A ideia permanece na mente de cada um por ser a forma de cada um ver o jogo.

Partindo daí, o adjunto de Luís Castro apresentou brevemente a equipa técnica do Vitória SC e o seu método de trabalho, sempre com base na tecnologia, que hoje é uma enorme aliada. Toda a equipa técnica, apesar de funções distintas, reúne e debate o modelo de jogo e abordagem a cada desafio, tendo por base a mesma ideia.

Só assim faz sentido que todos tenham acesso a uma pasta com as gravações de todos os jogos e treinos, de vários ângulos, e com os vários cortes pretendidos. Em casa, cada elemento analisa e retira o que achar mais importante e leva para a mesa de trabalho no dia seguinte para ser discutido. São, sem dúvida, as vantagens tecnológicas ao serviço da ideia de jogo e o seu desenvolvimento.

Vítor Severino começou por apresentar a equipa técnica do Vitória SC e a função de cada elemento
Fonte: Diogo Gonçalves / Bola na Rede

No tempo atribuído para questões da plateia, Vítor Severino sublinhou que a ideia de jogo é transversal a todos os trabalhos desta equipa técnica; tanto na formação do FC Porto como nas equipas principais do Rio Ave FC, GD Chaves e, mais recentemente, Vitória SC. Muda, no entanto, o contexto e é isso que vai determinar o comportamento. A ideia, essa, é sempre a mesma.

O Bola na Rede questionou o treinador adjunto dos vimaranenses acerca da performance de vários atletas com esta ideia de jogo em comparação com outras. Como exemplos, William marcou 11 golos com esta equipa técnica e leva apenas dois com a atual (GD Chaves); Davidson em menos jogos já fez mais golos e Alexandre Guedes também superou os registos que tinha antes de trabalhar com este corpo técnico.

À pergunta “Perante estes dados, considera que os atletas beneficiam com a ideia de jogo ou é a própria que só tem sucesso devido a um perfil específico de atletas?”, Severino recusou desde logo comparações e classificações de outros colegas de profissão. Voltou a frisar que cada ideia é diferente de todas as outras, mas sempre válidas. No entanto, mostrou-se seguro em considerar que ambas as partes beneficiam da outra. Ou seja, a comunhão entra a ideia de jogo e um perfil específico de jogador levam aos bons resultados, são de igual importância.

A terminar, o técnico adjunto dos conquistadores defendeu que a variabilidade de jogo, ou o “híbrido”, é o caminho, mas sempre tendo em atenção o contexto. Isto é, será diferente pedir para “atacar por dentro e por fora” a atletas com 10 anos, a uma equipa sub-14 ou a um conjunto de adultos.

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Arsenal pode investir 80 milhões de euros em avançado internacional português já no mercado de janeiro

O Arsenal está de olho na contratação de Rafael Leão. O avançado internacional português pode deixar o AC Milan já em janeiro.

Tottenham interessado em garantir avançado do Real Madrid

O Tottenham está interessado em garantir Rodrygo. O avançado do Real Madrid conta com apenas 360 minutos em 13 jogos esta temporada.

Irlanda x Portugal: quando e onde ver o jogo que pode dar a qualificação lusitana para o Mundial de 2026?

Portugal desloca-se a Dublin para defrontar a Irlanda, na próxima quinta-feira, às 19h45, para a fase de qualificação para o Mundial de 2026.

Nuno Espírito Santo procura assegurar contratação de Adama Traoré para o West Ham

O West Ham de Nuno Espírito Santo está interessado em avançar para a contratação do veloz extremo espanhol do Fulham, Adama Traoré.

PUB

Mais Artigos Populares

Borussia Dortmund quer garantir regresso de jogador da Premier League

O Borussia Dortmund está interessado em contratar Jadon Sancho. Atualmente emprestado ao Aston Villa, o inglês pertence aos quadros do Manchester United.

Luisão não perdoa atitudes de Neymar Júnior: «Ninguém colocou uma arma na cabeça dele para ele vir jogar no Santos»

Luisão deixou críticas fortes à postura de Neymar Júnior durante a derrota do Santos frente ao Flamengo, por 3-2.

Chelsea pergunta sobre Nico Paz e Real Madrid pode intervir

O Chelsea consultou o Como 1907 sobre Nico Paz. O Real Madrid pode se intrometer nas negociações e ativar a opção de recompra do atleta.