Seminário «Ser Treinador: Orientações e Competências»

    Depois do intervalo, a etapa complementar. Jorge Vital, treinador de guarda redes do SC Braga, apresentou o tema “Guarda Redes: Uma ideia de treino da formação ao alto rendimento”.

    Com base no modelo e ideias dos minhotos, Vital apresentou o organograma do clube e revelou a organização da área destinada à posição mais recuada no terreno; 10 treinadores de guarda redes, além do principal, que é Jorge Vital, mais três estagiários.

    É esta equipa que se dedica a todos os guardiões dos Guerreiros do Minho, desde os mais novos à equipa principal. E a primeira ideia defendida foi a defesa da qualidade dos jovens da casa. Para isto, e acreditando no trabalho e talento dos formandos, o SC Braga opta por deixar os guardiões de maior qualidade treinar toda a semana com o escalão acima, ainda que no fim de semana voltem ao seu para jogar.

    Apesar de aceitar algumas críticas, Vital, em conformidade com toda a estrutura, acredita que perante maiores dificuldades o atleta progredirá mais. Exemplos disso são Leonardo Ferreira e Rui Ribeiro, que apesar de juniores treinam e alinham nas equipas “B” e sub-23, respetivamente. O comportamento do guarda redes é transversal a todos os escalões dos bracarenses e, por isso, o atleta não vai “dançar entre estilos de jogo”, apesar de treinar e jogar com colegas diferentes.

    O primeiro exemplo de sucesso deste método de trabalho é Tiago Sá, atual titular da equipa principal, e que passou por todo este processo. O jovem português fez mais de 20 partidas na Segunda Liga quando ainda tinha idade de júnior de primeiro ano.

    Manuel Machado mostrou-se cauteloso e cirurgicamente crítico do futebol moderno
    Fonte: Diogo Gonçalves / Bola na Rede

    Orlando Costa, que à última hora substituiu Bernardino Pedroto, deu a sua “Visão sobre o Futebol”. Profundamente ligado à família, o treinador afirmou ser difícil conciliar as duas paixões e que só com a compreensão da primeira conseguiu aceitar vários desafios no futebol.

    Exemplo disso foi o convite que não podia recusar aos 30 anos para o Kuwait, pouco tempo depois de ser pai e sem trabalhar há um ano. A família, como sempre, confirmou, é a mais prejudicada. Num percurso profundamente marcado pela troca de “sede”, Orlando passou pelo Gil Vicente FC e Vitória SC, com uma passagem no Irão pelo meio.

    De seguida foi campeão e venceu a taça da liga na Coreia do Sul e contou que ainda na pré-época foi confrontado pelo capitão acerca do tipo de treino; queixava-se o coreano de que tinham “muita bola e pouco ginásio”, preferindo o treino físico ao técnico/tático. Já na Liga chinesa deparou-se com pormenores que lá se revelaram “pormaiores”; não havia a mínima sensibilidade para o corte da relva e as lesões, independentemente da sua natureza, eram tratadas essencialmente através da acupuntura.

    A fechar a noite e o alinhamento, Manuel Machado abordou “o Treinador no Quadro do futebol português”. Numa intervenção curta, mas rica em conteúdo, o próprio comprometeu-se a ser breve e a suscitar a reflexão, mais do que a transmitir certezas.

    A primeira reflexão emergiu de uma expressão que repetiu várias vezes; “progressão de meios, regressão do produto”. Isto é, com todos os meios e tecnologias à disposição, como Vítor Severino havia demonstrado anteriormente naquele palco, o futebol de hoje é mais pobre e monótono do que antigamente. Acrescentou mesmo que “os jogadores não cabem no campo, atropelam-se”.

    Para Manuel Machado, o jogo estereotipou-se e a sua qualidade é, hoje em dia, “medíocre, para não utilizar outra palavra”, resumindo-se a “subir o bloco, recuar as linhas ou fechar espaços”. Além disso, o experiente técnico não vê vontades em que o jogo evolua e deu o exemplo do andebol que apoia a posse ao tirar o guarda redes e apostando no 7×6; “o futebol não vê nem tem este tipo de evoluções”.

    Quem se deve resguardar destas e outras situações são os treinadores. O técnico deve ter cuidado com o próprio perfil que alimenta ao servir determinados clubes. Não só os clubes procuram treinadores pelo perfil, como também os técnicos devem ter atenção aos desafios que abraçam. Para isso deu o seu próprio exemplo, onde mesmo depois de uma carreira longa e ponderada ao pormenor, um erro de avaliação o levou a atuar em dois clubes na mesma época e com dificuldades acrescidas, resultando agora numa “pausa para reflexão”.

    “Os treinadores ainda mandam no treino, mas nos jogos nem sempre. Já tive dirigentes a pedir para jogar este e aquele”. “Já tive dirigentes da SAD que pediram para dar um jeito para intrometer o jogador x no onze porque o Leicester (CFC) e o (BVB) Dortmund vinham ver o jogo”.

    Foto de Capa: AD Limianos

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Diogo Pires Gonçalves
    Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
    O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Corinthians já fechou novo treinador e não é Luís Castro

    O Corinthians já definiu o seu novo treinador. Dorival Júnior foi o escolhido pelo clube brasileiro e vai estrear-se em breve.

    Nuno Espírito Santo antevê meia-final do Nottingham Forest com o Manchester City: «Há mais ruído à nossa volta»

    Nuno Espírito Santo fez a antevisão do jogo das meias-finais da Taça de Inglaterra do Nottingham Forest frente ao Manchester City.

    Jorge Jesus reage a uma pergunta sobre a seleção do Brasil com humor: «Brasil, samba»

    Jorge Jesus foi confrontado por um adepto do Al Hilal sobre a possibilidade de rumar à seleção do Brasil. O técnico respondeu com humor.

    Pep Guardiola elogia Nuno Espírito Santo e fala de Erling Haaland: «Pode estar aqui mais 10 anos»

    Pep Guardiola fez a antevisão do jogo das meias-finais da Taça de Inglaterra frente ao Nottingham Forest. O técnico do Manchester City elogiou Nuno Espírito Santo.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Arne Slot nega gestão de Darwin Núñez para evitar pagamento de 5 milhões ao Benfica: «É melhor não acreditar»

    Arne Slot falou sobre a gestão que tem feito com Darwin Núñez. O técnico do Liverpool garantiu que não está a poupar o avançado por alguma cláusula que tenha de ser paga ao Benfica.

    Atlético Madrid revolta-se com Real Madrid: «Basta de manchar a imagem do futebol espanhol»

    Embora não esteja envolvido, o Atlético Madrid já deixou uma farpa ao Real Madrid. Em causa situação relativa à final da Taça do Rei.

    José Faria garante motivação do Estrela da Amadora frente ao FC Porto: «Todos querem jogar»

    José Faria fez a antevisão do jogo do Estrela da Amadora frente ao FC Porto. O técnico garantiu que a equipa está motivada para o encontro.

    Braga empata em casa do Famalicão e pode ver FC Porto assumir 3º lugar da Primeira Liga

    O Braga deixou pontos para trás na visita ao terreno do Famalicão. Encontro de abertura da 31ª jornada terminou empatado.

    Al Hilal de Jorge Jesus quer ex-Benfica para reforçar plantel a tempo do Mundial de Clubes 2025

    O Al Hilal quer contratar um reforço de luxo para atacar o Mundial de Clubes 2025. Darwin Núñez (Liverpool) é alvo.

    Ruben Amorim fala da crise de Rasmus Hojlund e confirma regresso no Manchester United: «Está próximo»

    Ruben Amorim fez a antevisão do próximo jogo do Manchester United frente ao Bournemouth. O técnico confirmou que Amad Diallo está perto do regresso.

    Benfica na lista de 7 clubes interessados em contratar Victor Lindelof a custo zero no verão

    Victor Lindelof termina contrato com o Manchester United no final da época. Há sete clubes interessados em contratar o sueco.

    Arábia Saudita entra em cena com 80 milhões de euros para frustrar planos do Manchester United de Ruben Amorim no mercado

    A Arábia Saudita quer contratar mais jogadores de renome no próximo mercado. Matheus Cunha, alvo do Manchester United, está na lista.

    Enzo Maresca e a temporada do Chelsea: «Quem quer ver, vê. Se não se quer ver, não se vê».

    Enzo Maresca fez a antevisão do Chelsea x Everton deste sábado. O técnico italiano garantiu que a sua equipa está a fazer uma boa época.

    PSG perde na receção ao Nice e vê fugir possibilidade de vencer a Ligue 1 de forma invicta

    O PSG perdeu na receção ao Nice. Parisienses já são campeões, mas deixam fugir a possibilidade de o serem de forma invicta.