Seminário «Ser Treinador: Orientações e Competências»

Depois do intervalo, a etapa complementar. Jorge Vital, treinador de guarda redes do SC Braga, apresentou o tema “Guarda Redes: Uma ideia de treino da formação ao alto rendimento”.

Com base no modelo e ideias dos minhotos, Vital apresentou o organograma do clube e revelou a organização da área destinada à posição mais recuada no terreno; 10 treinadores de guarda redes, além do principal, que é Jorge Vital, mais três estagiários.

É esta equipa que se dedica a todos os guardiões dos Guerreiros do Minho, desde os mais novos à equipa principal. E a primeira ideia defendida foi a defesa da qualidade dos jovens da casa. Para isto, e acreditando no trabalho e talento dos formandos, o SC Braga opta por deixar os guardiões de maior qualidade treinar toda a semana com o escalão acima, ainda que no fim de semana voltem ao seu para jogar.

Apesar de aceitar algumas críticas, Vital, em conformidade com toda a estrutura, acredita que perante maiores dificuldades o atleta progredirá mais. Exemplos disso são Leonardo Ferreira e Rui Ribeiro, que apesar de juniores treinam e alinham nas equipas “B” e sub-23, respetivamente. O comportamento do guarda redes é transversal a todos os escalões dos bracarenses e, por isso, o atleta não vai “dançar entre estilos de jogo”, apesar de treinar e jogar com colegas diferentes.

O primeiro exemplo de sucesso deste método de trabalho é Tiago Sá, atual titular da equipa principal, e que passou por todo este processo. O jovem português fez mais de 20 partidas na Segunda Liga quando ainda tinha idade de júnior de primeiro ano.

Manuel Machado mostrou-se cauteloso e cirurgicamente crítico do futebol moderno
Fonte: Diogo Gonçalves / Bola na Rede

Orlando Costa, que à última hora substituiu Bernardino Pedroto, deu a sua “Visão sobre o Futebol”. Profundamente ligado à família, o treinador afirmou ser difícil conciliar as duas paixões e que só com a compreensão da primeira conseguiu aceitar vários desafios no futebol.

Exemplo disso foi o convite que não podia recusar aos 30 anos para o Kuwait, pouco tempo depois de ser pai e sem trabalhar há um ano. A família, como sempre, confirmou, é a mais prejudicada. Num percurso profundamente marcado pela troca de “sede”, Orlando passou pelo Gil Vicente FC e Vitória SC, com uma passagem no Irão pelo meio.

De seguida foi campeão e venceu a taça da liga na Coreia do Sul e contou que ainda na pré-época foi confrontado pelo capitão acerca do tipo de treino; queixava-se o coreano de que tinham “muita bola e pouco ginásio”, preferindo o treino físico ao técnico/tático. Já na Liga chinesa deparou-se com pormenores que lá se revelaram “pormaiores”; não havia a mínima sensibilidade para o corte da relva e as lesões, independentemente da sua natureza, eram tratadas essencialmente através da acupuntura.

A fechar a noite e o alinhamento, Manuel Machado abordou “o Treinador no Quadro do futebol português”. Numa intervenção curta, mas rica em conteúdo, o próprio comprometeu-se a ser breve e a suscitar a reflexão, mais do que a transmitir certezas.

A primeira reflexão emergiu de uma expressão que repetiu várias vezes; “progressão de meios, regressão do produto”. Isto é, com todos os meios e tecnologias à disposição, como Vítor Severino havia demonstrado anteriormente naquele palco, o futebol de hoje é mais pobre e monótono do que antigamente. Acrescentou mesmo que “os jogadores não cabem no campo, atropelam-se”.

Para Manuel Machado, o jogo estereotipou-se e a sua qualidade é, hoje em dia, “medíocre, para não utilizar outra palavra”, resumindo-se a “subir o bloco, recuar as linhas ou fechar espaços”. Além disso, o experiente técnico não vê vontades em que o jogo evolua e deu o exemplo do andebol que apoia a posse ao tirar o guarda redes e apostando no 7×6; “o futebol não vê nem tem este tipo de evoluções”.

Quem se deve resguardar destas e outras situações são os treinadores. O técnico deve ter cuidado com o próprio perfil que alimenta ao servir determinados clubes. Não só os clubes procuram treinadores pelo perfil, como também os técnicos devem ter atenção aos desafios que abraçam. Para isso deu o seu próprio exemplo, onde mesmo depois de uma carreira longa e ponderada ao pormenor, um erro de avaliação o levou a atuar em dois clubes na mesma época e com dificuldades acrescidas, resultando agora numa “pausa para reflexão”.

“Os treinadores ainda mandam no treino, mas nos jogos nem sempre. Já tive dirigentes a pedir para jogar este e aquele”. “Já tive dirigentes da SAD que pediram para dar um jeito para intrometer o jogador x no onze porque o Leicester (CFC) e o (BVB) Dortmund vinham ver o jogo”.

Foto de Capa: AD Limianos

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Negócio fechado: Francisco Conceição troca FC Porto pela Juventus por 30 milhões de euros

O negócio foi desbloqueado e Francisco Conceição vai rumar à Juventus. Extremo deixa o FC Porto em definitivo por 30 milhões de euros.

Francisco Conceição recusou proposta que renderia 35 milhões de euros ao FC Porto

Francisco Conceição não aceitou rumar ao RB Leipzig. Extremo português recusou proposta que agradava ao FC Porto.

FC Porto afasta-se de defesa central devido aos valores da transferência e do salário

O FC Porto desistiu da contratação de Josip Sutalo. Preço da transferência e valores do salário justificam saída da corrida.

FC Porto revela 1ª palestra de Francesco Farioli ao plantel: «Temos muito em comum»

Francesco Farioli arrancou a 11 de julho a pré-época do FC Porto. Dragões publicaram vídeo onde revelam palestra do treinador.

PUB

Mais Artigos Populares

André Villas-Boas faz exigência a Francisco Conceição para permitir saída para a Juventus

André Villas-Boas já tomou uma posição quanto à transferência de Francisco Conceição para a Juventus. Decisão é do jogador.

Tour de France #1: O mundo ainda não é de Pogacar

Surpreendendo um total de zero pessoas, Tadej Pogacar foi...

Será que os Thunder entram no lote dos melhores de sempre? | NBA

Há uma semana, os Oklahoma City Thunder sagravam-se campeões...