“Sou Vitória”: Por dentro da mística vimaranense

Já se falou inúmeras vezes em relação ao enorme apoio por parte dos adeptos vitorianos à sua equipa nos dias de jogo, mas nunca se consegue perceber ao certo o que tem de tão especial a massa adepta do Vitória para ser capaz de catapultar os onze jogadores vestidos de branco para exibições espetaculares frente a qualquer adversário.

Na ótica de Sofia, o 12.º adepto é fundamental para a existência do clube. «Somos muito pelo nosso clube, pelo símbolo que trazemos ao peito, pela nossa cidade. Somos bairristas, temos uma identidade especial no panorama nacional, que eu espero que nunca se perca», tanto que para reforçar essa ideia do apoio incontornável ao Vitória Sport Clube, a adepta relembra uma frase emblemática do sócio número 1, Egídio Pinheiro (falecido em 2015): “Tenho a certeza que, mesmo nos momentos menos bons, nós vamos estar sempre lá, porque no que depender de nós, dos sócios e dos adeptos, nenhum rival nos ultrapassará!”.

Além da enorme paixão, a exigência é um dos pilares que suporta o apoio dos adeptos aos atletas do clube, daí que Sofia defenda a ideia de que «qualquer jogador que venha jogar para o Vitória tem de saber lidar com a pressão dos adeptos que tanto amam o clube», já que « o símbolo que eles trazem ao peito será sempre mais importante que o nome que levam nas costas».

A adepta vimaranense acompanha todos os jogos do seu clube do coração
Fonte: Arquivo pessoal da entrevistada

Depois da tal vitória na Taça em 2013, quem sabe um dia o Vitória SC possa voltar ao Toural – local de eleição para as celebrações vimaranenses – para festejar um campeonato nacional? Embora reconheça que isso é um «sonho de todos nós (adeptos)» e que «gostava que os meus pais vissem o Vitória campeão», a entrevistada afirma que, tendo em conta o atual estado do futebol em Portugal, isso é impossível, pois «o futebol está podre, assistimos a escândalos atrás de escândalos e ninguém faz nada. Se fosse como em alguns países, certos clubes já tinham descido de divisão por corrupção. Enquanto aqui for assim, acredito que vá morrer sem ver o meu Vitória campeão».

Nota: Agradeço especialmente ao meu colega Francisco Correia pela ajuda dada na redação desta reportagem

Foto de Capa: Vitória SC

Guilherme Costa
Guilherme Costahttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme é licenciado em Gestão. É um amante de qualquer modalidade desportiva, embora seja o futebol que o faz vibrar mais intensamente. Gosta bastante de rir e de fazer rir as pessoas que o rodeiam, daí acompanhar com bastante regularidade tudo o que envolve o humor.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Alemanha e Suécia ganham no Euro 2025: Eis os resultados do dia

O Euro 2025 já arrancou e houve novos jogos. Alemanha bateu a Polónia por 2-0 e a Suécia venceu a Dinamarca pela margem mínima.

Hércules herói: Fluminense elimina Al Hilal e é o primeiro semifinalista do Mundial de Clubes 2025

O Fluminense venceu o Al Hilal e avançou para as meias de final do Mundial de Clubes 2025. Rúben Neves e João Cancelo eliminados.

Boavista inscreve-se na Liga 3 e espera decisão da FPF

O Boavista pretende entrar na Liga 3. Axadrezados entregam documentos necessários e espera pela decisão da FPF.

Atenção, Benfica: AS Roma avança por Kokçu que já tinha convencido José Mourinho

A AS Roma está interessada em contratar Orkun Kokçu ao Benfica. Italianos entram em contacto por médio das águias.

PUB

Mais Artigos Populares

Taça da Liga: Quem joga contra quem e qual é o caminho até à final?

A Taça da Liga 2025/26 vai realizar-se no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria. Vê todo o emparelhamento da competição.

Quando serão os dérbis e clássicos na Primeira Liga 25/26?

O sorteio da Primeira Liga para a temporada 2025/26 já é conhecido. Vê quando serão todos os dérbis e clássicos.

Allan Saint-Maximin lança bomba contra o Fenerbahçe: «Quando fiquei lesionado, deram-me um tratamento que quase foi considerado doping»

Allan Saint-Maximin deixou acusações graves contra o Fenerbahçe. O avançado acusou a equipa turca de ameaças e de o ter tentado dopar.