Eduardo Quaresma: «Jogo com o FC Porto pode ter sido um ponto de viragem»

    Eduardo Quaresma recorda clássico entre Sporting e FC Porto e a Liga Portugal conquistada. O defesa-central destacou ainda Seba Coates.

    Eduardo Quaresma concedeu uma entrevista ao jornal Sporting onde abordou vários temas. O defesa-central dos leões recordou o clássico entre o Sporting e o FC Porto como um momento importante na sua carreira:

    «Reconheço que o jogo com o FC Porto pode ter sido um ponto de viragem porque as coisas começaram a correr bem para mim e a equipa continuou a vencer. Tenho sabido agarrar bem a oportunidade que o míster me deu e agora aquilo que eu mais quero é continuar a trabalhar para fazer o máximo de jogos possível. Obviamente que me sentia preparado para jogar e fazer um bom jogo e a verdade é que correu muito bem. Por acaso, lembro-me que estávamos em estágio na Academia e o Paulinho meteu-se comigo a dizer que eu ia jogar, mas claro que só soube antes do jogo porque o míster quis falar comigo e aí percebi logo».

    Eduardo Quaresma debruçou-se sobre o primeiro golo pelo Sporting: «Foi espetacular, não há palavras sequer para explicar o que se sente ao marcar pelo Sporting e ainda por cima em casa. Eu nem sabia como havia de festejar, não só pelo golo em si, mas também pelo ambiente. Fiquei eufórico».

    Eduardo Quaresma voltou ao Sporting após dois empréstimos (Tondela e Hoffenheim):

    «Voltei um jogador diferente. O mister até me fez passar no túnel como praxe. Isso teve graça e foi bom, mas sei que ele sempre acreditou em mim como jogador, só achava que eu tinha era de crescer e viver outras experiências para perceber melhor as coisas. Ainda assim, claro, agora no regresso foi difícil agarrar um lugar porque temos jogadores muito bons e todos dão o máximo. acho que correu bem pela experiência e pelo que vivi lá. Aprendi muito no Hoffenheim, não só em termos futebolísticos, mas também a nível pessoal – fui para um país diferente e tive de aprender a fazer muitas coisas sozinho. Mas, como não consegui vir a Portugal durante cinco meses e estar mais com os meus familiares e amigos, foi difícil. Ainda assim, mesmo em termos futebolísticos, foi uma boa experiência também porque o futebol que se joga lá é diferente, é mais físico, há maior pressão homem a homem, é mais rápido também e isso obriga os jogadores a pensarem e a decidirem mais rápido».

    Eduardo Quaresma no Sporting x FC Porto
    Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

    Eduardo Quaresma aponta mudança de mentalidade como um fator essencial e falou sobre a relação com Sebastián Coates, capitão do Sporting:

    «Com o Seba aprendo tudo. O Seba é como um pai para mim, aprendo todos os dias com ele dentro e fora de campo. A ser melhor jogador e a ser mais focado e, como já devem ter reparado, em campo ele ajuda-me muito. Está sempre a falar comigo, a dizer-me para fazer isto ou aquilo e eu ganho muito com isso. Sei disso e, por isso, tento seguir o exemplo e aproveitar a experiência que ele tem e aquilo que ele me quer dar».

    Eduardo Quaresma prosseguiu e relembrou a Liga Portugal conquistada pelo Sporting na temporada 2020/21, deixando depois também um comentário sobre ter sido convocado para os sub-21 de Portugal:

    «Guardo muitos bons momentos e sobretudo o ter sido campeão. Foi uma época inesquecível. Marcou-me muito e nunca me vou esquecer de 2020/21. Ainda hoje me recordo de várias coisas dessa temporada e falo muito com jogadores que já não estão cá, sobretudo com o Nuno Mendes ou com o Tiago Tomás porque crescemos juntos. Tínhamos um grupo muito bom e isso fez também a diferença».

    «É sempre uma grande felicidade, para qualquer jogador, representar a Seleção Nacional. A qualificação tem corrido bem e agora temos mais dois jogos para continuar esse bom momento. O foco está nestes dois jogos e depois regressar ao Sporting e dar tudo nestes jogos que faltam até ao fim da época», disse Eduardo Quaresma.

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social e em forma de programa de rádio.

    Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos Última Hora e não te esqueças de subscrever as notificações!

    A 28 de outubro de 2019, avançámos também com introdução dos programas em direto, através do canal BOLA NA REDE TV, no Youtube.

    Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e em vários modelos de podcasts.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Diogo Lagos Reis
    Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
    Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.