FC Porto B derrota UD Leiria em jogo intenso no Olival e UD Oliveirense soma e segue

    O FC Porto B derrotou a UD Leiria por 2-1 e venceu, pela primeira vez, nesta temporada. Já a UD Oliveirense está 100% vitoriosa no campeonato.

    A equipa B do FC Porto venceu a União de Leiria por 2-1, na terceira jornada da Segunda Liga, depois de uma primeira parte dominada pelos dragões que demonstraram dificuldade na hora de finalizar, e uma entrada em falso na segunda parte que teve um golo anulado ao União.

    Apesar das dificuldades em sair a jogar, os azuis e brancos voltaram a ser fortes na pressão alta, o golo resulta disso mesmo, com a captura da bola em zonas avançadas no terreno, esta chega a Wendel Silva que, com um belo remate à entrada da área fez o 1-0 para os dragões. O segundo golo é marcado por Kennyd Lucas que ganha a frente ao defesa, em velocidade, e remata forte para o golo.

    No entanto, a equipa da União de Leiria foi sempre capaz de responder, reduzindo a desvantagem, já perto do fim do jogo, através de Leandro. O final do jogo foi difícil, para os comandados por António Folha, que conseguiram resistir e segurar a vantagem de um golo.

    No outro jogo desta tarde, a UD Oliveirense derrotou o FC Penafiel por 3-1. Os golos da partida foram apontados por Zé Pedro (31′, g.p), Schurrle (45+3′) e Gonçalo Negrão (69′) para a equipa da casa e Ricardo Ribeiro (24′) para a equipa visitante.

    BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

    FC PORTO B

    BnR: Apesar das ocasiões criadas, nota-se uma dificuldade na finalização, foi fruto das dificuldades criadas pela defesa do União, ou faz parte de alguma inexperiência dos jovens?

    António Folha: Nós tivemos algumas hipóteses e algumas oportunidades de poder fazer golo, o que estava a acontecer era que, quando nós saímos da nossa pressão, naquele início de construção para depois encontrar os nossos homens mais à frente, para dar profundidade e velocidade ao jogo, para destabilizar as defesas, isso não estava a acontecer. Estávamos a construir bem, estávamos a encontrar os homens da frente, mas eles estavam a receber a bola no pé, por isso, o Leiria rapidamente se reorganizava e nós tínhamos de jogar para trás e isso foi notório na primeira parte. Acho que devíamos ter feito melhor, mas claramente o Leiria defendeu-se bem e tapou-nos os caminhos para a baliza.

    BnR: O primeiro golo do Porto surge com um remate à entrada da área, o primeiro do encontro, porque é que a equipa não recorre mais a isto como forma de atingir a baliza contrária?

    António Folha: Os jogadores são livres de rematar, a decisão é deles, às vezes não se remata à baliza, às vezes não é o momento, eles acham que na tomada de decisão que eles têm, porque são eles que tomam a decisão, eu dou-lhes uma ideia de jogo, eu transmito-lhes os exercícios para que eles tomem as decisões, mas são eles que a tomam, são eles que jogam. Tudo o que fazemos envolve o que está a dizer, depois a tomada de decisão, uns são mais acanhados no momento, outros porque acham que não encontraram o momento certo para poder chutar, eu incentivo a isso, mas não tenho nenhum comando de PlayStation para eles rematarem, mesmo que tivesse, não o faria e nunca o vou fazer.

    UD LEIRIA

    BnR: Nos momentos iniciais do jogo, a pressão alta da sua equipa forçou o Porto B a cometer erros na saída de bola, no entanto, com o decorrer do jogo a vossa zona de pressão foi descendo no terreno e abandonaram a pressão alta, a que se deveu isto?

    Vasco Botelho da Costa: Algum mérito da equipa do Porto, nós tentamos condicionar claramente a primeira fase de construção, só que o Porto é uma equipa onde os três jogadores do meio-campo têm uma mobilidade incrível e o Porto começou a baixar os médios para a linha de construção. Nós, no tempo que tínhamos para saltar na pressão com o extremo, rapidamente o extremo do Porto ocupava zonas interiores e baralhava a marcação. Isto foi algo que ajustamos ao intervalo, claramente foi mérito do Porto ao ajustar de modo a contrariar a nossa pressão, mas, de facto, deixamos de ser muito pressionantes sempre, mas ainda conseguimos ser algumas vezes.

    BnR: Na segunda parte, foi notória a presença de Lucho em zonas mais avançadas, atuando como um segundo avançado e, no final do jogo, mais descaído para a direita, o que o motivou a fazer essa alteração?

    Vasco Botelho da Costa: O Lucho joga sempre ali, nas costas do avançado, talvez tenha estado um pouco mais baixo porque o Porto, na primeira parte, teve as linhas muito mais compactas, algo que foi perdendo no decorrer do jogo. Quando começou a haver mais espaço, começou a haver mais Lucho e começamos a ver um Lucho, mais presente e mais agressivo, quando o encostamos à linha, sentimos que o João Resende era o jogador que precisávamos para andar entre linhas, mas não queríamos perder a agressividade ofensiva e defensiva do Lucho, por isso optámos por encostar o Lucho mais no corredor e acabamos com o Jair a jogar por fora, o Lucho a jogar por dentro e o João Resende a “10”.

    Sabe mais sobre o nosso projeto!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social e em forma de programa de rádio.

    Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional, assim como fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos Última Hora e, para estares a par de tudo, não te esqueças de subscrever as notificações!

    A 28 de outubro de 2019, decidimos expandir o nosso alcance com a introdução dos programas em direto, através do canal BOLA NA REDE TV, no Youtube.

    Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e em vários modelos de podcasts, disponíveis nas mais diferentes plataformas e que procuram dar um pouco de tudo sobre o mundo do desporto em geral. Atualmente, temos para te oferecer os seguintes conteúdos:

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura para seres redator, comentador ou moderador, envia-nos um e-mail para [email protected]. A bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    João Magalhães
    João Magalhães
    Desde pequeno a seguir Futebol, Fórmula 1 e MotoGP, apaixonado pelo desporto, com Licenciatura em Gestão do Desporto e com o grau um de Treinador de Futebol. Ambicioso, lutador e sempre com vontade de saber mais, espera tornar o desporto mais simples e ainda mais interessante para os seus leitores.