Fernando Gomes quebra silêncio sobre Fernando Santos e aponta o objetivo mínimo de Portugal no Europeu

    Fernando Gomes não tem dúvidas de que a chegada às meias finais do Campeonato da Europa de 2024 é o objetivo mínimo para Portugal. O presidente da FPF falou de Fernando Santos.

    Fernando Gomes apontou às meias-finais do Europeu de 2024. O presidente da Federação Portuguesa de Futebol referiu que a chegada a essa fase da competição é o “mínimo exigível” para Portugal:

    «O mínimo exigível é chegar às meias-finais do Campeonato da Europa», afirmou o presidente da FPF ao jornal O Jogo.

    Fernando Gomes falou finalmente da saída de Fernando Santos, das dúvidas da ATT em e deixou um agradecimento ao antigo selecionador:

    «Acima de tudo, o que já disse relativamente ao Fernando Santos, e reforço, é que há um sentimento de imensa gratidão. Tomámos a decisão de o contratar em 2014 e durante oito anos serviu a Federação e tornou possíveis momentos únicos da nossa história futebolística e em particular da Federação. Esse sentimento de gratidão perdurará para todo o sempre. [Contrato?] O único comentário é que tive o cuidado de, em dois momentos, publicamente, ter referenciado o que se tinha passado. Um foi na Assembleia da República, foi público e transmitido, não foi em circuito fechado; e outro foi no Tribunal Arbitral, onde fui testemunhar a favor do Fernando Santos relativamente ao processo da contratação. Essa audição foi pública e inclusivamente as minhas declarações são públicas através do acórdão do Tribunal Arbitral. Em nenhum momento se poderá dizer que não assumi publicamente essa contratação e o facto de ter sido eu a propor o contrato em 2014, num contexto em que Fernando Santos nessa altura tinha pendente um castigo de oito jogos. Era uma decisão muito difícil para nós para tomarmos naquele momento porque corríamos o risco de, eventualmente, não serem revertidos esses oito jogos e ter, por via disso, de rescindir contrato não só com ele mas com toda a equipa técnica. -Há um processo a correr, há um recurso do próprio Fernando Santos no Supremo Tribunal de Administrativo, creio eu. E o que posso dizer é o que disse na Assembleia da República. Até à data de hoje, em nenhum momento a Federação Portuguesa de Futebol foi notificada pela Autoridade Tributária relativamente a qualquer incorreção que tivesse praticado na vigência desse contrato e dos subsequentes. Porque esse contrato é de 2014 e há outro contrato a seguir de 2016».

    Fernando Gomes manifestou também preocupação com a presença das equipas portuguesas na Europa:

    «Vejo com alguma preocupação, mas não é de agora. Recordo que em 2021, quando se estava a discutir o modelo competitivo que iria entrar em vigor a partir de 2024/25, tive o cuidado de chamar aqui os presidentes todos da Primeira Liga, numa reunião também com o presidente da Liga, e ter-lhes transmitido o que se estava a projetar e chamado a atenção para tudo fazermos coletivamente para criarmos condições de competitividade dos nossos clubes que nos permitissem chegar ao quinto lugar. Nesse momento estávamos praticamente equiparados com a França. Sabendo o que se projetava, chamámos claramente a atenção da necessidade absoluta de tornarmos mais competitivas as nossas equipas», rematou.

    Fernando Gomes FPF
    Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

    Sabe mais sobre o nosso projeto!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social e em forma de programa de rádio.

    Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos Última Hora e não te esqueças de subscrever as notificações! A 28 de outubro de 2019, avançámos também com introdução dos programas em direto, através do canal BOLA NA REDE TV, no Youtube.

    Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e em vários modelos de podcasts.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Redação BnR
    Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
    O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.