Jogadoras de Espanha mantêm renúncia à Seleção e exigem mudanças na federação

    As jogadoras da seleção de Espanha emitiram um comunicado a manter a sua renúncia à equipa principal. No total, são 39 jogadoras que exigem mudanças.

    As jogadoras da seleção de Espanha emitiram um comunicado no qual reforçam a posição manifestada anteriormente de se retirarem da equipa principal. No comunicado publicado, as jogadoras exigem mudanças na Federação e reestruturações no gabinete presidente e da área de comunicação e marketing.

    O comunicação foi assinado por 39 jogadoras de Espanha, sendo que das campeãs do mundo, apenas duas jogadores não colocaram o nome no comunicado: Athenea del Castillo e Claudia Zornoza.

    Na sequencia deste comunicado, a RFEF optou por adiar a lista de convocadas para os próximos jogos da Liga das Nações, frente à Suécia e Suíça. As partidas vão marcar a estreia da nova treinadora de Espanha, Montserrat Tomé.

    Eis o comunicado:

    «As jogadoras da Seleção Nacional de Espanha, recentes campeãs do mundo, bem como as suas companheiras de equipa, desejam manifestar, tal como fizeram em 25 de agosto de 2023, a sua enorme insatisfação após os acontecimentos ocorridos durante a entrega de medalhas do Campeonato do Mundo de Futebol Feminino e a subsequente assembleia extraordinária da Real Federação Espanhola de Futebol. Os acontecimentos a que, infelizmente, todos puderam assistir não são um facto isolado e ultrapassam as questões desportivas. Temos de ter tolerância zero para estes atos, para a nossa colega, para nós e para todas as mulheres. Depois de várias semanas após o sucedido, queremos tornar público o facto de termos realizado várias reuniões com a REF, nas quais o pessoal expressou de forma clara e contundente as mudanças que entendemos serem básicas para avançar e chegar a uma estrutura que não tolere ou participe em atos tão degradantes. Os jogadores da seleção espanhola sempre tiveram uma atitude aberta ao diálogo, procurando transmitir de forma clara e argumentada as razões que entendemos serem necessárias para podermos realizar o nosso trabalho ao mais alto nível com o respeito que merecemos.

    As alterações especificadas para o REF baseiam-se na tolerância zero para os indivíduos que, a partir de uma posição dentro do REF, tenham mantido, incitado, escondido ou aplaudido atitudes que vão contra a dignidade das mulheres. Acreditamos firmemente que é necessária uma forte mudança na liderança do REF e, em particular, na área do futebol feminino. Acreditamos que todas estas pessoas deveriam estar longe do sistema que nos deveria proteger e que, infelizmente, está longe de uma sociedade avançada. Tendo em conta o exposto, apresentamos em pormenor as alterações solicitadas para que este tipo de atitude não volte a acontecer e para que haja uma transparência absoluta:

    • Reestruturação do organigrama do futebol feminino.
    • Reestruturação do gabinete da presidência e da secretaria-geral.
    • Demissão do presidente da REF
    • Reestruturação do departamento de comunicação e marketing
    • Reestruturação da gestão da integridade

    Até à data, tal como transmitimos à RFEF, as mudanças ocorridas não são suficientes para que as jogadoras sintam que estão num local seguro, onde as mulheres são respeitadas, onde existe apoio ao futebol feminino e onde podemos dar o nosso melhor», escreveram as jogadoras de Espanha.

    Sabe mais sobre o nosso projeto!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social e em forma de programa de rádio.

    Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional, assim como fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos Última Hora e, para estares a par de tudo, não te esqueças de subscrever as notificações!

    A 28 de outubro de 2019, decidimos expandir o nosso alcance com a introdução dos programas em direto, através do canal BOLA NA REDE TV, no Youtube.

    Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e em vários modelos de podcasts, disponíveis nas mais diferentes plataformas e que procuram dar um pouco de tudo sobre o mundo do desporto em geral. Atualmente, temos para te oferecer os seguintes conteúdos:

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura para seres redator, comentador ou moderador, envia-nos um e-mail para [email protected]. A bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Redação BnR
    Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
    O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.