José Fernando Rio: «FC Porto tem de ser melhor defendido nas instituições do futebol português, tem sido muito mal tratado pela Liga e pela Federação»

    José Fernando Rio, antigo candidato à presidência do FC Porto, respondeu a algumas perguntas do Bola na Rede, relacionadas com as eleições dos dragões.

    José Fernando Rio, figura importante do Universo FC Porto, respondeu a algumas perguntas do Bola na Rede, relacionadas com as eleições do emblema do Dragão, nas quais assumiu o seu apoio a Pinto da Costa (que enfrentou no ato eleitoral de 2020), um dos candidatos derrotados por André Villas-Boas.

    BnR: Esperava uma diferença de votos tão grande entre as listas?

    José Fernando Rio: Claro que não! Acho que ninguém esperava… Embora a grande afluência às urnas indicasse uma tendência de melhor votação para a Lista B. A grande diferença de votos que existiu entre candidaturas vai contribuir para a pacificação e união mais rápida e forte entre os adeptos do FC Porto. Temos de ter uma transição suave e digna. Exemplar!

    BnR: Conhecemos André Villas-Boas enquanto treinador, mas nunca o vimos como presidente. Qual será a sua postura e discurso?

    José Fernando Rio: Acredito num posicionamento agregador para dentro e forte para o exterior. Será um defensor acérrimo dos interesses do clube. O FC Porto tem de ser melhor defendido nas instituições do futebol português. Tem sido muito mal tratado pela Liga e pela Federação: os sócios, adeptos e simpatizantes do Porto sentem essa diferença de tratamento e querem mais equilíbrio e justiça!

    BnR: Acredita que Pinto da Costa terá direito a alguma homenagem em breve?

    José Fernando Rio: Acredito que o André Villas-Boas vai saber ganhar. Já o mostrou na noite da vitória. A melhor homenagem que podem fazer a Jorge Nuno Pinto da Costa é respeitarem o seu legado. Na minha opinião não se deve mexer no nome do estádio (salvo um naming): é um nome fortíssimo e muito identitário para os portistas. Já a nova Academia pode ter o seu nome, por exemplo. Mas acredito mais numa cerimónia pública, institucional e aberta a todos os adeptos. Pinto da Costa merece receber o apoio e carinho de todos!

    BnR: Prevê que existam alterações no plantel e no nome do treinador, nomeadamente pela chegada de Andoni Zubizarreta para o cargo de diretor desportivo?

    José Fernando Rio: Não tenho expectativas em relação a Zubizarreta. Espero que me faça sentir que foi uma boa aposta da nova direcção. Uma aposta que traga mais valias para o FC Porto. É natural que existam alterações no plantel. Há lacunas evidentes em vários sectores, há jogadores que podem não ter correspondido às expectativas iniciais e há, seguramente, novas apostas em carteira. Houve muito tempo para preparar este último tipo de alterações. Em relação ao treinador, eu gostava muito que o Sérgio Conceição continuasse, pelo menos mais uma época. Mas não vejo que isso seja fácil. Há clivagens públicas entre elementos da nova estrutura e o actual treinador, e é natural que tenham outras ideias em relação a esse lugar. Aguardemos com serenidade, porque ainda há uma Taça para vencer e um lugar no campeonato para preservar!

    BnR: Nuno Lobo já afirmou que se vai candidatar em 2028. É descabido acreditar que José Fernando Rio irá fazer o mesmo, ou é algo a pensar?

    José Fernando Rio: Estou, sempre estive e estarei disponível para servir o FC Porto! Mas acredito que o tempo de candidaturas já passou. Há quatro anos era urgente mostrar que o clube não estava no bom caminho e que eram necessárias mudanças para preservar a grandeza e o futuro do FC Porto. Nestas eleições, essas mudanças, de projecto e de equipas, estavam asseguradas pelas duas principais candidaturas, por isso não avancei. Julgo que já servi bem os interesses do clube. Agora é o tempo de Villas-Boas. A dimensão da vitória dá-lhe tempo e espaço para introduzir as alterações que pretende e para ver se elas efectivamente resultam. Mas nunca esquecendo a exigência dos sócios do FC Porto!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social e em forma de programa de rádio.

    Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos Última Hora e não te esqueças de subscrever as notificações!

    A 28 de outubro de 2019, avançámos também com introdução dos programas em direto, através do canal BOLA NA REDE TV, no Youtube.

    Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e em vários modelos de podcasts.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares