José Paupério: «Arouca tem de encarar o jogo com o Brann com seriedade»

    José Paupério, treinador dos escalões de formação do SK Brann, falou com o Bola na Rede sobre o seu trajeto e analisou o adversário do Arouca na Conference League.

    José Paupério é atualmente treinador dos escalões de formação do SK Brann. O técnico concedeu uma pequena entrevista exclusiva ao Bola na Rede onde abordou o adversário do Arouca na terceira pré-eliminatória da Conference League, além de explicar a sua função no emblema de Bergen.

    BnR: Como surgiu a oportunidade de rumar ao Brann?

    José Paupério: «Já não é a primeira vez que trabalho no estrangeiro. Eu faço parte da FUTStage e a proposta chegou por intermédio deles. Um, dois dias e a escolha foi muito rápida. Vim para cá e foi uma boa oportunidade».

    BnR: Qual é a sua função no clube?

    José Paupério: «Sou treinador da academia. Até aos sub-15, o Brann tem uma academia e os melhores jogadores da cidade são convidados a treinar. Os jogos do campeonato são durante a semana e ao fim de semana eu dou os treinos, desde os sub-8 até aos sub-15».

    BnR: A cidade é próxima do clube, suponho…

    José Paupério: «O maior clube da cidade é o Brann, existe uma segunda instituição, que está no segundo escalão que é o Asane, mas também trabalha para o Brann, principalmente nas camadas jovens. Para os outros clubes é um orgulho ceder jogadores ao Brann. É diferente do que acontece em Portugal, aqui os clubes trabalham para que os atletas cheguem à equipa principal de Bergen».

    BnR- Quais é que acha que são os pontos fortes do Brann?

    José Paupério: «A nível do campeonato norueguês, sem dúvida a organização. É uma equipa organizada, com ideias simples, mas concretas, consegues notar alguns padrões na equipa. Não sei se vão alterar algo para jogar com o Arouca, é provável que sim, mas dentro do campeonato, onde acompanho principalmente os jogos em casa, é uma equipa com ideias muito definidas. Não vem de um melhor momento, se fosse após o final da Taça… Ganhou a Taça e depois vários jogos seguidos, deixaram-se empatar com o Bodo/Glimt nos últimos segundo… Estavam na luta pela segunda posição. Neste último mês perderam alguns pontos e estão no quinto lugar. O Bodo/Glimt é a equipa que se destaca mais na Noruega, com outras quatro ou cinco a lutar pelo segundo lugar».

    BnR: Existem jogadores que considere que sejam os destaques da equipa?

    José Paupério: «Na minha opinião, o jogador que mais se destaca é o Bard Finne, que é o melhor marcador. Um jogador que não tem jogado muito esta época, que está a recuperar de lesão, mas que tem muita qualidade é o Niklas Castro, que é internacional pelo Chile. É muito querido dos adeptos. Também gosto muito do guarda-redes, o Mathias Dyngeland, que foi chamado recentemente à seleção da Noruega. É um ponto positivo um guarda-redes que na temporada passada estava no segundo escalão, ser chamado à seleção norueguesa».

    BnR: Qual o estilo tático aplicado por Eirik Horneland? Quais são as nuances utilizadas?

    José Paupério: «Pode jogar com uma defesa de três ou de quatro. Normalmente jogam com uma defesa de 4, num 4x3x3 e a defender pode colocar uma linha de cinco, ou não. Eu acho que poderá haver algumas alterações contra o Arouca, como disse anteriormente. O Brann é mais dominador nos jogos e não anda tão concentrado no processo de organização defensiva. Lembro-me do jogo com o Rosenborg, em que existiu uma altura em que o rival pressionou bastante e não existiu qualquer problema em colocar a linha de cinco. Esta linha de cinco normalmente passa a ser de quatro a atacar».

    BnR: Existe muita diferença entre o Arouca e o Brann? Para quem é que está o favoritismo na eliminatória?

    José Paupério: «É uma pergunta difícil de responder, eu acho que o favoritismo é do Arouca, por ser uma equipa portuguesa, que tem armas que uma equipa da Noruega talvez não tenha. Porém, ainda na semana passada vimos o Vitória SC a ser eliminado na Conference League pelo Celje. Se o Arouca não encarar o jogo com seriedade, não for para cima e usar as suas armas individuais, pode ter algumas dificuldades».

    Sabe mais sobre o nosso projeto!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social e em forma de programa de rádio.

    Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional, assim como fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos Última Hora e, para estares a par de tudo, não te esqueças de subscrever as notificações!

    A 28 de outubro de 2019, decidimos expandir o nosso alcance com a introdução dos programas em direto, através do canal BOLA NA REDE TV, no Youtube.

    Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e em vários modelos de podcasts, disponíveis nas mais diferentes plataformas e que procuram dar um pouco de tudo sobre o mundo do desporto em geral. Atualmente, temos para te oferecer os seguintes conteúdos:

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura para seres redator, comentador ou moderador, envia-nos um e-mail para [email protected]. A bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares