«O Jota é um avançado muitíssimo completo» – Exclusivo BnR com João Ferreira

    O perfil de Jota Silva por quem o conhece melhor que ninguém. João Ferreira foi treinador do avançado português e destaca a evolução de 19/20 para 23/24.

    Jota Silva foi uma das grandes novidades na mais recente convocatória de Roberto Martínez. João Ferreira treinou o avançado do Vitória SC na época de 2019/2020, altura em que se cruzaram no Sporting Espinho onde o técnico exerce funções no dia de hoje.

    No verão de 2019, Jota mudou-se do Sousense do Campeonato Distrital do Porto para o Sporting Espinho do Campeonato de Portugal. Em exclusivo ao Bola na Rede, João Ferreira traça o perfil do avançado português que foi destaque do clube de Espinho na época que ficou interrompida devido à Covid-19.

    «Era um jogador muito disponível, muito irreverente na forma de jogar, constantemente disponível para um duelo físico com algum defensor seja ao nível do relvado seja no jogo aéreo, com muita disponibilidade e interpretação de jogo para os movimentos de ataque à profundidade onde ele, já na altura, se destacava. Ele sabia muito bem encontrar esse espaço de desmarcação e atacava-o com muita qualidade e depois já próximo dos espaços de finalização era um jogador desenvolto e corajoso, queria fazer golos. E essa agressividade, juntando à confiança e os golos a aparecerem foi-se tornando ao longo da época um jogador cada vez mais importante.», constatou o técnico do Sporting Espinho.

    João Ferreira sublinha ainda os aspetos nos quais, na sua opinião, Jota Silva mais evoluiu permitindo-lhe alcançar o patamar de excelência onde se encontra hoje e que lhe valeu a chamada à seleção nacional.

    «Claramente o primeiro toque na bola, e o jogo de costas que não é exatamente a mesma coisa mas muitas vezes também é a mesma coisa. No jogo de costas e na capacidade de jogar na cobertura isso ele melhorou muito. Hoje vemos o Jota com um toque a jogar na cobertura, vemos o Jota com um passe a rodar o jogo. Vemo-lo a fazer mais tabelas, porque a recepção/primeiro toque saem bem. Conseguiu encontrar melhor os espaços entre linhas, na altura era muito um jogador de ataque à profundidade. E isso veio aportar ao Jota possibilidades de jogar em outros espaços e noutras posições. Nós utilizámo-lo muitas vezes a jogar com dois avançados na frente, várias vezes sendo o único avançado e jogando como “9”, e depois na segunda parte da época passou a jogar num corredor lateral, mais à direita do que à esquerda. E o facto dele poder jogar nos três corredores, já era visível e agora é ainda mais. Agora no Vitória SC joga muitas vezes por fora mas a aparecer outras tantas por dentro. E ataca os espaços de finalização muito bem, de cabeça e com qualquer um dos pés. É um avançado muitíssimo completo.», afirmou João Ferreira.

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social e em forma de programa de rádio.

    Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos Última Hora e não te esqueças de subscrever as notificações!

    A 28 de outubro de 2019, avançámos também com introdução dos programas em direto, através do canal BOLA NA REDE TV, no Youtube.

    Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e em vários modelos de podcasts.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares