Rui Costa fala da contestação dos adeptos e afirma: «Devíamos ter feito mais e não conseguimos fazer. Obrigámos o nosso treinador a improvisar»

    Rui Costa deu uma entrevista na BTV a dez diretores de órgãos de comunicação social desportiva em Portugal. O Bola na Rede não foi convidado para fazer parte da sessão.

    Rui Costa explicou a continuidade de Roger Schmidt e garantiu que confia no técnico alemão:

    «Este não tivemos o mesmo acerto em termos do input que tivemos no ano passado. Há um ano, Roger Schmidt acertou no onze, neste ano tivemos vários problemas e é aqui que considero que não foi só culpa de Roger Schmidt. Temos de assumir isso e eu assumo essa responsabilidade. O que nos resta é continuar a desempenhar as mesmas funções. Se o próprio considerasse o próprio a considerar que não teria condições, seria ele mesmo a assumir isso. Acreditamos plenamente que ele terá todas as condições para fazer um bom trabalho. O que fez há um ano não pode ser obra do acaso e não pode ser uma casualidade. Entendemos que para dar uma estabilidade ao clube, o Benfica não pode mudar tudo, assim que não ganha o campeonato. Desta forma não cria estabilidade. Tem sido assim nos últimos anos e é nessa parte que acredito que possamos ter sucesso. Nos últimos dois anos foi feito uma remodelação do Benfica e temos de proporcionar ao treinador aquilo que não teve em mãos nesta época. Confio plenamente neste treinador. É raro o treinador que está num clube e prefere ser prejudicado ele do que atacar o clube. Ele está completamente inserido no clube e houve muitas lacunas. Desde logo, em termos de mercado, não conseguimos ter o mesmo impacto imediato. Este ano não conseguimos a mesma produtividade. Isto tem a ver com as adaptações e forma de inserção no clube. Nomeadamente em termos dos laterais e não colmatámos a saída do Grimaldo e em várias posições oscilámos. Não passou unicamente por Roger Schmidt a ausência de títulos. Se a época não corre bem, há contestação é normal. E se o próximo treinasse viesse, alterava alguma coisa? É preciso pensarmos que não podemos mudar projetos anualmente. Não é um treinador que não tenha mostrado o que é capaz de fazer».

    Rui Costa continuou na sua análise e falou também dos problemas no plantel:

    «Não há essa situação e acredito até que a vontade dele é expressa. Ele está de corpo e alma neste clube. Ele acredita plenamente que pode continuar a fazer o que fez. Nunca houve a questão de saída em cima da mesa. Equipa não teve o equilíbrio e até nos jogos. Partimos para a época com dois laterais-esquerdo e partimos com um lateral-direito, mas tínhamos um joker [Fredrik Aursnes]. Tivemos um problema de adaptação de David Jurásek, não escondemos nada e fomos buscar Bernat. Bernat chegou com um problema em fase final de recuperação de lesão muscular. Mas nunca tivemos Bernat. Chega ao Benfica com mais cartel do que Grimaldo. A certo momento não tínhamos Bernat, nem Jurásek e Bah esteve quase sem jogar durante meio campeonato. Roger Schmidt teve de acabar por improvisar. É um erro e teremos de alterar. Estas circunstâncias obrigaram a mexer de forma constante. Devíamos ter feito mais e não conseguimos fazer. Obrigámos o nosso treinador a improvisar e a ser contestado, sem ter responsabilidade. Não posso considerar Roger Schmidt bode expiatório. Kokçu? Gosto mais dele hoje do que há um ano. Tem características fantásticas e é um jogador de nível elevadíssimo. A forma de jogar não beneficiou as suas características. Há o aparecimento de um miúdo que se afirmou de forma clara, o João Neves».

    Rui Costa falou também da contestação dos adeptos:

    «Acredito que este ano tenha sido um ano de frustração porque as expectativas eram bem altas. Queríamos que a época fosse mais vitoriosa e sei perfeitamente o grau de exigência de representar este clube. Houve exibições que levaram a crítica e eu respeito. É evidente que quem está no clube quer que esteja unido. Houve desilusão quando saímos dos quartos de final da Liga Europa. Vamos partir para uma época nova e não há nenhum benfiquista que não queira bem. É a minha convicção, só todos juntos é que podemos alcançar alguma coisa».

    Rui Costa Benfica
    Fonte: BTV

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social e em forma de programa de rádio.

    Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos Última Hora e não te esqueças de subscrever as notificações!

    A 28 de outubro de 2019, avançámos também com introdução dos programas em direto, através do canal BOLA NA REDE TV, no Youtube.

    Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e em vários modelos de podcasts.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    António Filipe deixa o Estrela da Amadora

    António Filipe deixou de ser jogador do Estrela da...

    Panathinaikos recebeu oferta de 20 milhões de euros por Fotis Ioannidis

    O Panathinaikos recebeu uma proposta de 20 milhões de...

    Fabian Hurzeler é o novo treinador do Brighton

    Fabian Hurzeler foi confirmado este sábado como o novo...

    Paulo Fonseca abre a porta de saída a jogador do AC Milan

    Paulo Fonseca é o novo treinador do AC Milan,...

    Sporting terá reforço para posição específica

    O Sporting vai reforçar o seu plantel durante o...
    Redação BnR
    Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
    O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.