Editorial BnR: Bola na Rede impedido de estar na Conferência de Imprensa da Supertaça

Quase onze anos passaram desde o nosso nascimento, numa tarde de Outono e numa das colinas de Benfica. Poucas semanas depois, a Federação Portuguesa de Futebol recebia a sua congénere Espanhola, então campeã do mundo e golearia por 4-0 nuestros hermanos.

Nesses onze anos, passámos de um pequeno estúdio de rádio da ESCS (Escola Superior de Comunicação Social) para uma bancada de imprensa do Estádio de São Miguel, deixámos de comentar o jogo da Champions League do dia anterior para irmos a Varsóvia cobrir um jogo da liga milionária.

Contudo, nos longos dias que têm onze anos, o futebol português e, mais concretamente, membros da Federação Portuguesa de Futebol parecem não querer acompanhar o tempo.

Durante este tempo, o Bola na Rede transformou-se num Orgão de Comunicação Social (OCS), teve colaboradores nos Açores, Madeira, Minho, Trás-os-Montes e Algarve, cobrimos jogos das ligas distritais com o mesmo orgulho e empenho de um clássico da principal liga e, acima de tudo, criámos um estilo muito próprio, focado na opinião e, de forma obrigatória, no jogo em si.

Tivemos desafios, tivemos momentos onde fomos testados e sempre soubemos ouvir um “Não” com a certeza que se nos esforçássemos e mostrássemos o nosso valor iríamos acabar por ter o “Sim”.

Há menos de seis meses, escrevemos um texto sobre o que considerávamos ser o caminho e, após os elogios de um treinador campeão nacional, quisemos partilhar os mesmos com os leitores e com quem mais o merece: os nossos redatores.

Assim, e depois de mais de uma centena de jogos da Primeira Liga, dezenas de encontros das competições europeias e, certamente, mais de duas mãos cheias de jogos da seleção A portuguesa, foi com estupefacção que recebemos a notícia que, para o gabinete de acreditação da Federação Portuguesa de Futebol, o BnR não é um Orgão de Comunicação Social com pleno direito para estar numa conferência de imprensa com lugar para trinta pessoas, rejeitando assim, mais uma vez, o nosso pedido para estar presentes no momento do rescaldo do encontro.

É profundamente triste e revoltante que o maior organismo desportivo português revele falta de conhecimento sobre o que se passa semanalmente em dezenas de estádios portugueses (entre eles, claro, Sporting CP e SC Braga) onde o BnR faz questão de marcar presença e fazer perguntas que, nas redes sociais, são vistas como pertinentes e até – perdoem-nos a parca modéstia – fazem falta a algumas mentalidades do nosso país.

Este tratamento perante um OCS é um momento pouco digno e é, para os milhares de leitores que nos acompanham diariamente e que se revêem no nosso projeto, uma amostra da pouca noção da realidade que existe neste nosso Portugal.

Convém lembrar que nos quadros do Canal 11, OCS da própria Federação, são vários os elementos com passagem no nosso projecto e que são vistos como o futuro do jornalismo desportivo em Portugal. Para os que ainda estão no nosso projeto, queremos afirmar que não iremos desistir de lhes dar a formação e as oportunidades de brilhar e mostrar o valor que têm, seja com ou sem o reconhecimento de “alguém” que tem o dever de representar Portugal e os Portugueses.

Continuaremos aqui à espera de todos aqueles que tenham o sonho de ser jornalistas desportivos, que não queiram falar em polémicas mas sim de sistemas tácticos e iremos sempre olhar com a mesma atenção para todas as equipas, independentemente de datas de criação, volume de tiragens ou até de nomes conhecidos.

Iremos estar aqui para tentar dar o máximo por este projeto, por esta equipa e por todos os nossos leitores, tentando sempre falar sobre o jogo. Para tal, basta deixarem-nos fazer o que queremos: bom jornalismo.

Que amanhã seja um grande jogo e venha daí uma ótima época desportiva.

A Direção do Bola na Rede

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

AS Roma chega aos 40 milhões de euros para contratar novo avançado

A AS Roma tem acordo com o Brighton para a transferência de Evan Ferguson. Avançado a caminho de Itália e da Serie A.

Carlos Forbs oficializado como novo reforço do Club Brugge

Carlos Forbs mudou de clube. O avançado internacional sub-21 português deixou o Ajax e rumou ao Club Brugge.

AS Roma desiste de Richard Ríos e abre caminho à chegada do médio ao Benfica

Richard Ríos é um dos nomes a agitar o mercado de transferências. Benfica está na frente na corrida pelo médio colombiano.

Fenerbahçe de José Mourinho exige 40 milhões de euros para vender avançado desejado na Arábia Saudita

O Fenerbahçe já tomou uma posição quanto à saída de Youssef En-Nesyri. O avançado é desejado pelo Al Qadsiah da Arábia Saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Bétis fecha contratação de alvo do Benfica para a defesa por menos de 7 milhões de euros

O Real Bétis fechou a contratação de Valentín Gómez. Defesa deixa o Vélez Sarsfield e está a caminho da primeira experiência na Europa.

Espanha só marca na 2ª parte, mas vence Suíça e está nas meias finais do Euro 2025 Feminino

A Espanha teve de suar para bater a Suíça no Euro 2025 Feminino. Roja está nas meias finais da competição.

O renascer de Amanda Animisova | Ténis

A tenista norte-americana Amanda Anisimova esteve próximo de conquistar...