À conquista do Mundo – Entrevista a André Fialho

- Advertisement -

entrevistas bola na rede

André Fialho prepara-se para combater este sábado no cartaz principal daquela que é a segunda maior organização de MMA do mundo: a Bellator. Apesar de ser algo só por si já espantoso, ganha outras proporções quando se sabe que André se estreou no desporto apenas em 2014, após ter sido campeão nacional de Boxe no ano anterior. “Apaixonei-me um bocado pelo desporto e comecei a levar aquilo a sério. Na altura ainda estava na escola, mas decidi levar aquilo a 100%. Queria ser o melhor do mundo e decidi que não podia fazer as duas coisas”, diz André quando lhe perguntei pelo seu percurso até então.

A jornada de André Fialho fez-se de decisões difíceis e abdicações: deixou a escola para treinar, deixou a Nóbrega Team por razões que, segundo André, “não vale a pena pôr em público”, e deixou Portugal para ir para a América em busca do sonho. Concorreu no The Ultimate Fighter, mas não ficou:

Tinha um recorde de 6-0, 21 anos – só podes entrar para a casa com 21, fiz dia 7 de Abril e aquilo foi a 25 de Abril – e ainda por cima era europeu. Não tinham lá nenhum português de certeza… Perguntaram-me qual era o meu forte e eu disse que era Boxe, mas nem me viram fazer nada… Só grappling! Aquilo é um minuto e meio de “submission”, se passares fazes um minuto e meio de striking e depois tens uma entrevista. Eu fiz o minuto e meio de grappling e não passei sequer para mostrer o meu striking. E dominei o outro. Não fiz nada de doido, mas dominei o outro. Eles não me deram uma oportunidade. Fiquei irritado, claro. Fiz um minuto e meio de grappling e mandam-me embora”.

A oportunidade surgiu noutro lado, e essas, diz André, vai “agarrá-las todinhas”. Foi para a AKA, academia que conta com lutadores como Luke Rockhold e Daniel Cormier, ambos campeões na UFC, Cain Velasquez, ex-campeão da UFC, e Khabib Nurmagomedov. Apesar de estes serem os nomes mais sonantes, André garante que “o nível é muito alto e qualquer um é bom”. Marcou hotel para poucos dias, fez alguns treinos e captou a atenção de Javier Mendez, fundador da academia de San José, Califórnia. No último dia de hotel, Scott Coker, o Presidente da Bellator, foi vê-lo fazer sparring e achou que tinha potencial. Quando lhe disseram que ia assinar, André ligou para casa: “pai, já não volto”, disse. O futuro estava na América.

André Fialho (à direita) na AKA  Fonte: Facebook André Fialho
André Fialho (à direita) na AKA
Fonte: Facebook de André Fialho

Os primeiros tempos não foram fáceis. Quando lhe perguntei como estava a ser viver nos Estados Unidos da América, André foi rápido em dizer que “não tem nada a ver com Portugal”. Portugal, continuou Fialho, “é um paraíso do caraças. A comida é ótima, a gente é gira… E a água, sinto falta da água”. Tem-se habituado e cada vez gosta mais de onde vive, mas fácil não foi: chegou a ter de alugar quartos a uma hora e meia do ginásio até conseguir arranjar a sua própria casa. “Não há nada como ter o teu canto”, disse.

Gonçalo Caseiro
Gonçalo Caseirohttp://www.bolanarede.pt
Entusiasta de MMA e futebol, o Gonçalo apoia fervorosamente o Benfica e a ideia de que desportos de combate não são apenas socos e pontapés.                                                                                                                                                 O Gonçalo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sérgio Conceição fala do futuro e admite contactos: «Ainda hoje chegou um convite de um clube árabe»

Sérgio Conceição falou sobre o futuro. O treinador encontra-se livre no mercado desde que deixou o Al Ittihad.

Sérgio Conceição rendido a jogador do FC Porto: «A prova da minha insistência é que ainda hoje está no FC Porto e é útil...

Sérgio Conceição deixou elogios a Zaidu Sanusi. O lateral esquerdo e o treinador trabalharam juntos no FC Porto.

Surpresa: GD Chaves contrata Néstor Araujo, internacional pelo México

Néstor Araujo foi anunciado no GD Chaves. O defesa-central chega a custo zero, depois de terminar contrato com o Club América.

Zé Carlos confirmado como reforço do Rio Ave

Zé Carlos foi anunciado no Rio Ave. O lateral-direito estava livre no mercado e assinou um contrato válido por duas temporadas.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis a mais recente atualização do Ranking UEFA: Portugal termina jornada de Champions League no verde

Já é conhecida a mais recente atualização do Ranking UEFA, depois de fechada a primeira jornada da Champions League.

Andebol: Sporting vence e convence na estreia na Champions League

O Sporting venceu o GOG por 43-33 e entrou da melhor forma no Champions League, com uma exibição dominante no Pavilhão João Rocha.

Eis os 5 destaques da vitória do Estrela da Amadora sobre o Braga no jogo em atraso da Primeira Liga

O Estrela da Amadora venceu o Braga por 2-1 em jogo em atraso da 3.ª jornada da Primeira Liga. Eis os cinco destaques do encontro.