«Sou uma pessoa relaxada, mas o Benfica é uma paixão» – Entrevista a Fernando Aguiar

    Benfica actual

    Mágoas à parte, ficou contente com o título nacional conquistado pelos encarnados, embora admita alguma… sorte – «foi um justo campeão, mas teve alguma sorte porque o FC Porto não aproveitou os deslizes. Foi uma equipa que defendeu bem, mas não foi tão fluída como na época anterior, mas isso é normal porque perderam alguns jogadores».

    Perderam alguns jogadores, sim, mas não todos. Um dos que ficou, foi Fejsa, de quem Fernando Aguiar fala com a legitimidade de ter jogado na posição do sérvio – «tem a sorte, que também faz parte, de ser campeão por onde passa. Só é pena ter predisposição para lesões, porque podia ter uma carreira muito mais recheada. O Benfica é grande, mas podia jogar naqueles clubes de outro patamar…aqueles que pagam mais (risos)».

    Fernando Aguiar aprecia as qualidades de Fejsa, atual trinco titular do SL Benfica Fonte: SL Benfica
    Fernando Aguiar aprecia as qualidades de Fejsa, atual trinco titular do SL Benfica
    Fonte: SL Benfica

    Ainda sobre Fejsa – «não sei se é o melhor trinco do mundo, porque aquelas equipas que chegam a finais e meias finais da Champions não jogam com um trinco puro, mas é um dos melhores». Aproveitamos a deixa para perguntar sobre a evolução técnica de um trinco, que às vezes nos parece fazer confundir um 6 com um 8. Fernando Aguiar concorda – «como em todas as profissões e todas as posições, vamos evoluindo no tempo. A parte técnica evolui tambem. Os jogadores vão ficando mais aptos, mais fortes».

    Mais apto e mais forte não vai ficar Fernando Aguiar na posição de trinco, abandonada, profissionalmente, há 8 anos – «é sempre muito complicado porque nunca esperamos que aquele dia chegue, ainda por cima antigamente, em que só pensávamos futebol…» – mas ficará, com certeza noutras áreas da sua vida, já que não pretende continuar ligado aos relvados, pelo menos enquanto treinador – «uma pessoa tem de saber olhar para o espelho. Eu olhei para o espelho e vi que ser treinador não é a minha àrea».

    Uma clareza e um discernimento que terá ganho com o passar dos anos. Um equilíbrio que o leva a não guardar ressentimentos em relação a situações menos boas, como a que viveu recentemente, depois de Simão Sabrosa, antigo colega de equipa no SL Benfica, o ter colocado no pior onze com o qual partilhou balneário – «já está tudo bem».

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Pedro Machado
    Pedro Machado
    Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.