«O Clube lá da Terra»: SC Vila Real

- Advertisement -

“Eu dou a importância (ao Futebol Feminino) tal como dou aos seniores, ainda para mais estando na Nacional.”

BnR: Soube que o Nuno Espírito Santo teve uma breve passagem pelo Vila Real em 1993/94 por empréstimo do Vitória FC. Atualmente treina em Inglaterra e é conhecido por apostar nos jogadores portugueses. Qual a importância que atribui à aposta ou falta de aposta em Portugal, em jogadores nacionais?

FC: Temos o caso do Benfica que está a apostar e bem. Devemos dar prioridade aos portugueses e depois aos de fora, caso não haja. No nosso caso, nós podemos jogar só com os de Vila Real. São mais baratos, são melhores, jogam com amor à camisola e temos muita mais gente na bancada. Posso lhe dizer que no início, quando comecei, tinha cerca de 500 pessoas na bancada e no ano passado que eram quase só estrangeiros, nem estava cá metade. Eu aposto na gente da terra.

A aposta em jogadores da casa aumentou o número de adeptos do SC Vila Real nas bancadas
Fonte: Luís Barros/Bola na Rede

BnR: Podemos assim dizer que aposta na formação do clube?

FC: A minha maior aposta é a formação. Estamos com quatro equipas, seniores, juniores, juvenis e iniciados, todos a lutar para serem campeões. A minha aposta será sempre a formação para dar sustentabilidade aos seniores, é a única forma. A própria transição é mais fácil e se houver um atleta que nos possa dar uma verba numa transferência, é sempre bom para o clube.

BnR: O Vila Real encontra-se atualmente em 1ºlugar na Divisão de Honra da AF Vila Real com quatro pontos de avanço sobre o segundo classificado e ainda sem conhecer o sabor da derrota. Qual é o segredo para uma época tão produtiva?

FC: O segredo é trabalho. Não lhes falta nada, tudo o que eles pedem, eles têm. O plantel é curto, mas têm trabalhado muito bem, esforçam-se e dão o máximo. Temos é dois senhores que mandam no apito que são da Régua e que querem a toda a força que o Régua (segundo classificado) suba. Os árbitros mais fracos já passaram todos por aqui, os bons ainda não passaram. Mas nós não vamos deixar, vamos tentar inverter essa situação dentro de campo e vamos subir.

O SC Vila Real está na liderança e segue invencível
Fonte: AF Vila Real

BnR: O ano passado terminou na 3ª posição, atrás do Chaves B e do Régua. O que é que acha que mudou da época passada para esta?

FC: Uma pessoa trabalhando honestamente, é sempre mais fácil. Os jogadores têm tudo o que lhes faz falta, eles compreendem isso e esforçam-se mais. Ainda para mais são de cá e o ano passado não eram. No ano passado, os de cá não jogavam.

BnR: Já lhe questionei sobre as figuras do passado do clube, quais são as figuras principais deste Vila Real?

FC: Neste momento temos o nosso “velho” capitão, o Fred Coelho e o Murta que também jogou contra o Porto. São esses dois os nossos maiores exemplos, que ajudam a unir a equipa, porque um capitão é tão importante como um treinador.

Fred Coelho e Murta são os principais líderes do balneário
Fonte: Luís Barros/Bola na Rede

BnR: O Vila Real é a única equipa do distrito com equipa de futebol feminino. Num mundo desportivo em que se aposta pouco no futebol feminino, fale-nos de como surgiu a iniciativa e da sua importância no panorama atual.

FC: Temos a equipa A e B, uma na nacional e outra que anda a jogar na aldeia com os miúdos. Aqui em Trás os Montes é único. A iniciativa já existia quando cá cheguei e esteve para acabar. Começamos com 20 atletas e hoje temos 40 e tal. Eu dou a importância tal como dou aos seniores, ainda para mais estando na Nacional.

Nélson Mota
Nélson Motahttp://www.bolanarede.pt
O Nélson é estudante de Ciências da Comunicação. Jogou futebol de formação e chegou até a ter uma breve passagem pelos quadros do Futebol Clube do Porto. Foi através das longas palestras do seu pai sobre como posicionar-se dentro de campo que se interessou pela parte técnica e tática do desporto rei. Numa fase da sua vida, sonhou ser treinador de futebol e, apesar de ainda ter esse bichinho presente, a verdade é que não arriscou e preferiu focar-se no seu curso. Partilhando o gosto pelo futebol com o da escrita, tem agora a oportunidade de conciliar ambas as paixões e tentar alcançar o seu sonho de trabalhar profissionalmente como Jornalista Desportivo.

Subscreve!

Artigos Populares

Simon Adingra bisa na vitória do AS Mónaco diante do Nantes

O AS Mónaco recebeu e bateu o Nantes por três bolas a uma, este sábado, num encontro da 22.ª jornada da Ligue 1.

Sérgio Conceição sem dúvidas: «Não sinto a minha carreira a estagnar na Arábia Saudita»

Sérgio Conceição analisou a vitória do Al Ittihad diante do Al Fayha. Triunfo foi conseguido nos últimos minutos do jogo.

Tondela aproveita vantagem numérica para empatar a uma bola diante do Alverca

No encontro da 22.ª jornada da Primeira Liga, o Tondela empatou a uma bola frente ao Alverca, que esteve com 10 elementos desde os 67 minutos.

Alteração de última hora: eis o novo horário da conferência de Francesco Farioli na antevisão ao CD Nacional x FC Porto

Francesco Farioli vai realizar este sábado a antevisão do CD Nacional x FC Porto. Horário da conferência de imprensa alterado.

PUB

Mais Artigos Populares

Elche de André Silva empata sem golos na receção ao Osasuna

Na 24.ª ronda da La Liga, o Elche recebeu...

José Mourinho conta história dos bastidores em que jogador do Santa Clara defendeu Schjelderup: «Não se chateie com o seu jogador»

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Santa Clara por 2-1. Técnico falou no estado do relvado nos Açores.

José Mourinho fala em 2 penáltis por assinalar para o Benfica: «Se fossem camisolas de cor diferente…»

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Santa Clara por 2-1. Técnico falou de penáltis por assinalar e do estado do relvado.