Seminário Internacional “O Treino do Guarda-Redes”

- Advertisement -

cab reportagem bola na rede

2016 foi um ano de conquistas inesperadas em Potugal. Na final da Taça de Portugal, o FC Porto, favorito, foi batido pelo SC Braga. Na decisão do Euro 2016, a Seleção Nacional superiorizou-se à francesa, anfitriã da competição. Mas a ligar estes dois jogos, de desfecho inesperado, houve porém, mais do que ter sido a equipa menos favorita, a vencer as disputas. O fator diferenciador, comum a ambos, foram os desempenhos dos guarda-redes das equipas vencedoras. Marafona do SC Braga travou o ímpeto de um FC Porto que recuperara uma vantagem de dois golos e brilhou nas grandes penalidades, oferecendo aos bracarenses a segunda Taça de Portugal da sua história, equiparando-se, no estatuto de herói, a Perrichon, protagonista da primeira, conseguida em 1966.

Rui Patrício, ao serviço da Seleção Nacional, assinou uma exibição memorável, que sustentou e reforçou a crença dos seus companheiros de equipa bem como de todos os portugueses, nesse dia presos ao ecrã televisivo, que assistiram a uma prova de superação ímpar, que compensou a saída do capitão Ronaldo. O resultado é sobejamente conhecido: Portugal sagrou-se Campeão da Europa, o maior troféu da história desportiva do país.

Voo de Rui Patrício na final do Euro 2016 Fonte: DailyMail
Voo de Rui Patrício na final do Euro 2016
Fonte: DailyMail

Sendo o guarda-redes um jogador sempre em maior evidência, porque é ele que defende o último reduto, e é chamado a atuar, quando a equipa está em maiores dificuldades, a importância da sua fiabilidade, é fundamental na crença de conquista de um troféu. Rigor posicional associado a duas ou três defesas fantásticas podem entusiasmar todo um estádio, galvanizar uma equipa e projetá-la para a vitória. Marafona e Rui Patrício, entre outros, são guarda-redes de enorme qualidade.

São exibições como estas que demonstram a importância da formação específica na “construção” de um profissional maduro e seguro, como o tem de ser, o guarda-redes do futebol moderno. E se já o Mundial de 2014, foi chamado o “Mundial dos Guarda-Redes”, os exemplos são cada vez mais evidentes. É preciso trabalhar e treinar muito para ser um guarda-redes de nova-geração. É aqui que se destaca a Escola de Guarda-Redes Nuno Monteiro, que proporciona, desde as mais tenras idades, formação qualitativa, adequada aos diversos escalões etários, porque, diz-nos o responsável desta Escola – “não é a mesma coisa treinar um jovem de 8 ou 9 anos, que deve começar por pequenas interações, ligeiros exercícios motores, ou um de 16, que já no escalão juvenil, tem de ser dotado de competências técnico-táticas, físicas e psicológicas… porque são as boas decisões que fazem a diferença”.

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

O futuro de João Cancelo: Barcelona já tem acordo mas não tem pressa

João Cancelo tem acordo para reforçar o Barcelona, mas a transferência continua bloqueada pela resolução dos detalhes fiscais entre clubes.

Mercado: centro da defesa do Sporting conta com 5 jogadores e é provável que possam existir mais mudanças

Ibrahima Ba prepara-se para ser confirmado como reforço do Sporting. O senegalês vai ocupar o lugar de Ousmane Diomande.

Sergio Busquets pode iniciar carreira de treinador em casa que bem conhece

Sergio Busquets pode transformar-se em treinador adjunto da equipa B do Barcelona já nesta temporada.

Ricardo Mangas deixa o Sporting e já tem viagem marcada

Ricardo Mangas prepara-se para assinar contrato com o Monza, deixando o Sporting. O defesa viaja para Itália na quinta-feira.

PUB

Mais Artigos Populares

Fim da linha: Nuno Borges eliminado do Estoril Open

Nuno Borges foi eliminado nos oitavos de final do Estoril Open, caindo aos pés de Roman Andrés Burruchaga.

Famalicão no mercado: minhotos garantem internacional jovem pela Grécia para a frente de ataque

Georgios Koutsias prepara-se para ser reforço do Famalicão. O ponta de lança vai abandonar os quadros do Lugano.

Gil Vicente ‘esquece’ Luís Esteves: eis o novo número 10 dos minhotos

O Gil Vicente confirmou que Santi García vai usar o dorsal número 10 nesta temporada. O espanhol sucede a Luís Esteves.