5 curiosidades sobre o Euro | Euro 2020

1.

A matemática não engana – Seja pela quantidade de atores ao barulho ou, tesourinhos à La Palice, o facto de a bola ser redonda, por alguma razão o futebol é indiscutivelmente o desporto-rei. A quantidade de probabilidades lançadas para dentro de campo, e até as que bailam do lado de fora, fazem de cada jogo uma equação de variáveis tão voláteis que quiçá num futuro próximo estejamos a ver a comum aposta virar profissão oficial e o comum apostador tornar-se expoente máximo na área da matemática desportiva.

Dito isto, seria obviamente difícil encontrar finais de europeus com fitas de cassete realmente parecidas. Difícil, mas não impossível. Comparando as finais de 1996, entre a Alemanha e a República Checa, e a de 2000, entre França e Itália, conseguimos encontrar um pequeno padrão.

Primeiro, em ambas as ocasiões, a Alemanha e a França começaram por estar a perder por 1-0 para acabar por vencer o torneio. Depois, as duas partidas foram decididas por um golo de ouro em tempo extra.

Despedimo-nos com mais uma pérola: ambos os golos da vitória foram marcados à Éder, ou seja, por homens que saltaram do banco. Em 1996, Olivier Bierhoff marcou para selar a vitória da Alemanha e, em 2000, David Trezeguet entregou o título de bandeja aos gauleses.

Subscreve!

Artigos Populares

Vitorino Antunes assume comando do Freamunde

O Freamunde anunciou a contratação de Vitorino Antunes como treinador principal. É o primeiro trabalho como técnico principal.

Bruno Lage revela que desejou sorte a José Mourinho e explica como geriu a saída do Benfica: «Foi automático»

Bruno Lage falou aos jornalistas no Portugal Football Globes. O antigo técnico do Benfica revelou que deu um abraço a José Mourinho.

Baixa na equipa vale chamada de Gustavo Varela à seleção de Portugal de Sub-21

Gustavo Varela foi chamado à Seleção de Sub-21 de Portugal. O avançado de 20 anos foi o escolhido para render Vivaldo Semedo.

Cristiano Ronaldo e Marcelo Rebelo de Sousa entre os distinguidos: Todos os vencedores do Portugal Football Globes

A Federação Portuguesa de Futebol organizou a primeira edição dos Portugal Football Globes. Eis todos os prémios e respetivos vencedores.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto Martínez após prémio entregue: «Diogo Jota vai continuar connosco para sempre»

A Seleção Nacional de Futebol Masculino recebeu o Globo Seleção do Ano. Roberto Martínez subiu ao palco e discursou.

André Villas-Boas recebe prémio e deixa recado a Rui Costa: «Queremos chegar à Primeira Liga e oferecer ali ao Rui Costa uma competição mais...

André Villas-Boas recebeu, em nome do FC Porto, o prémio dos Portugal Football Globes destinado à aposta no Futebol Feminino. O presidente dos dragões deixou uma mensagem para Rui Costa.

FPF distingue quarteto do PSG: «Queremos manter este nível, mas se possível fazer melhor porque ainda nos escapou um título»

Vitinha, Nuno Mendes, João Neves e Gonçalo Ramos receberam o Globo Estrelas do Ano. PSG conquistou vários troféus na época passada.