O Campeonato da Europa de 2024 já se encontra apenas a seis meses de distância e cada vez mais a ansiedade em relação a este torneio de seleções vai aumentando. O sorteio, que decorreu no passado sábado, e que foi ‘simpático’ para Portugal, cria também em nós, portugueses uma expetativa de que este pode ser uma competição que nos pode voltar a sorrir, mas também todos sabemos que a competitividade é cada vez maior e que qualquer equipa nacional qualificada para um Europeu tem a sua qualidade e pode criar tormentas aos supostos favoritos.
A presente época desportiva tem se vindo a desenhar em simultâneo do planeamento para o Europeu e são muitos os jogadores que irão pisar os múltiplos estádios da Alemanha entre 14 de junho a 14 de julho. Uns, são já a chamada ‘mobília’ da competição e outros vão fazer de tudo para constarem nos eleitos dos seus selecionadores nacionais para depois poderem começar a espalhar a magia que têm habituado os adeptos nos seus respetivos clubes e campeonatos.
Num Europeu, como é habitual, de ‘miúdos’ e graúdos, escolhemos cinco jogadores que poderão deixar os adeptos de ‘queixo caído’ por conta dos seus ‘brilharetes’ feitos dentro de campo.
5.
Xavi Simons (Países Baixos) – É uma das novas pérolas da Seleção dos Países Baixos e cada vez mais dá que falar. O médio ofensivo de apenas 20 anos, tem feito, até ao momento, uma época bastante competente, onde, soma, para já, 21 jogos com seis golos e dez assistências. O atual camisola 20 do Leipzig está de batuta afinada e pode ser um autêntico mestre do meio-campo da ‘Laranja Mecânica’. Na qualificação para o Europeu fez seis jogos, contabilizando um total de 429 minutos.
4.
Jamal Musiala (Alemanha) – O nome já é bastante bem conhecido nas bandas da equipa germânica apesar da sua tenra idade, mas Musiala pode bem continuar a dar que falar ao serviço da Alemanha. O atual camisola 42 do Bayern de Munique tem sido opção ocorrente nos bávaros e já participou em 14 jogos onde fez quatro golos e três assistências. Jamal foi chamado ao Campeonato do Mundo de 2022, onde os alemães tiveram uma campanha discreta. No Campeonato da Europa de 2024 estes podem ver no seu ‘fator casa’ uma chance de irem mais longe na competição.
3.
Giorgio Scalvini (Itália) – A escolha deste jogador pode ser interessante, mas todos sabemos do talento nato que a Itália tem em formar centrais. Atualmente na Atalanta (adversária do Sporting na Liga Europa) o jovem mostrou-se imperial e pode bem vir a tornar-se num futuro patrão da defesa dos italianos. O atual camisola 42 do emblema de Bérgamo constou nos embates de qualificação para o Europeu de 2024 onde fez quatro jogos, três destes como titular.
2.
João Neves (Portugal) – Sabemos da qualidade e do leque de opções que a equipa lusa tem para o meio-campo, mas João Neves, médio do Benfica, pode vir a surpreender. Todos nos lembramos de Renato Sanches e do papel que este teve durante o Europeu de 2016 e o camisola 87 dos encarnados pode ter uma prestação interessante no Campeonato da Europa. O jovem de 19 anos estreou-se recentemente nos convocados de Roberto Martínez e pode vir a ser uma ‘arma secreta’.
1.
Jude Bellingham – O camisola 5 do Real Madrid tem vivido, até ao momento, uma total temporada de sonho, posicionando-se como o melhor marcador da La Liga. O inglês de apenas 20 anos pode vir a ser um sério problema para todas as equipas que se cruzarem com a sua seleção por conta do seu faro de golo altamente apurado. O médio participou na fase de apuramento para o Europeu por quatro ocasiões tendo sido titular em todas estas.