Análise do Grupo A | Euro2020

TURQUIA

A SELEÇÃO

À semelhança do que acontece com Itália, a Turquia também está a passar por um processo de renovação, com muita juventude nos 26 eleitos, que vão beber a nova geração que se adivinha muitíssimo talentosa. Claro que as “caras” desta nova geração são Soyuncu (de quem falarei a seguir) e Demiral, mas não eclipsarão os jovens Kokcu, Omur ou Yacizi, apenas para citar alguns.

A ESTRELA

A Estrela – Burak Yilmaz – De volta ao seu melhor. O experiente goleador é mais um daqueles exemplos que demonstra, aos 35 anos, que velhos são os trapos. Fulcral na caminhada do Lille OSC para o título francês em 2020/21, Gunes espera agora que ele seja igualmente importante numa boa prestação da sua seleção no Euro2020, algo que eu também espero (porque sou fã deste tipo de ponta-de-lança “matador”).

A REVELAÇÃO

Çaglar Soyuncu – Patrão da defesa do Leicester City FC, juntamente com outra estrela em ascensão (Fofana). Com Johny Evans como modelo a seguir e Brendan Rodgers a treinar, reuniu-se os ingredientes necessários para fabricar um dos melhores defesas-centrais da atualidade, que penso poderá aqui mostrar o porquê de já estar a ser cobiçado por meio-mundo. Fortíssimo nas bolas aéreas (defensivas e ofensivas), costuma ter um posicionamento certo e uma saída de bola a partir de trás. Não fossem as lesões, penso que o Leicester City FC podia mesmo ter garantido a “Champions” mais cedo e não ter sofrido o dissabor que sofreu no fim.

O SELECIONADOR

Senol Gunes – Depois de ter sido bem-sucedido no Besiktas JK, mudou-se para a seleção na temporada de 2018/19 e, francamente, em boa hora o fez. As melhorias na qualidade de jogo são claras e evidentes, fruto de uma aposta contínua na renovação do plantel à sua disposição e de uma ideia de jogo mais acutilante.

ATÉ ONDE PODEM IR?

Penso que esta seleção pode ser uma das surpresas deste Euro2020. Considero que passarão em segundo lugar do grupo, e depois, dependendo do adversário, têm possibilidades reais de chegar até aos quartos-de-final. Seria já uma boa participação, mas veremos se estou enganado… Em excesso, ou por defeito!

Carlos Ribeiro
Carlos Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
Com licenciatura e mestrado em Jornalismo, Comunicação e Cultura, o Carlos é natural de um distrito que, já há muitos anos, não tem clubes de futebol ao mais alto nível: Portalegre. Porém, essa particularidade não o impede de ser um “viciado” na modalidade, que no âmbito nacional, quer no âmbito internacional. Adepto incondicional do Sport Lisboa e Benfica desde que se lembra de gostar do “desporto-rei”.                                                                                                                                                 O Carlos escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Frederico Varandas condenado a pagar 12,500 por chamar «bandido» a Pinto Costa

Frederico Varandas foi condenado por crime de difamação após ter chamado "bandido" a Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto.

Nais Djouahra foi campeão na Croácia e é reforço do Arouca até 2027

O Arouca oficializou um reforço de peso para o ataque. Nais Djouahra chega a Portugal depois de ser campeão da Croácia pelo Rijeka.

Obi Mikel sugere jogador do Benfica ao Chelsea: «Devem contratá-lo»

John Obi Mikel ficou um admirador de Anatoliy Trubin após o Mundial de Clubes 2025. Lenda dos blues quer o guarda-redes do Benfica no Chelsea.

Braga tem princípio de acordo para fechar mais um reforço

O Braga está mais próximo de garantir a contratação de Gustaf Lagerbielke. Minhotos têm princípio de acordo para a transferência.  

PUB

Mais Artigos Populares

Pachuca reforça-se com antigo destaque do Famalicão após Mundial de Clubes 2025

O Pachuca garantiu a contratação de Jhonder Cádiz. Ex-avançado do Famalicão troca de clube por empréstimo do León.

Jarel Quansah troca Liverpool pelo Bayer Leverkusen e é a transferência mais cara da história dos alemães

Jarell Quansah foi apresentado como novo jogador do Bayer Leverkusen. Central deixa o Liverpool em definitivo.

Jarrad Branthwaite continua no Everton: «É algo que me deixa muito entusiasmado»

O Everton anunciou esta quarta-feira a contratação de Jarrad Brantwhaite. Defesa-central assina por mais cinco anos.