Análise do Grupo A | Euro2020

SUÍÇA

A SELEÇÃO

Uma convocatória quase tão certa como um relógio suíço. Já sabemos que Vladimir Petkovic, que tem feito boas prestações nas grandes competições nos últimos anos, não gosta muito de “inventar”. Tem um núcleo duro de quem gosta muito, experiente e de quem não abdica. Na minha opinião, muito bem: se dá garantias de boas prestações, mantém-se. Apesar de não ser de uma novidade, destaco a presença do avançado benfiquista, Haris Seferovic, nos eleitos. Sempre serve como elo de ligação ao público nacional.

A ESTRELA

Xherdan Shaqiri – Apesar de já estar numa fase descendente da carreira (29 anos, mas com muitas lesões) continua a fazer a diferença na seleção do seu país, muito mais do que ao nível dos clubes que vai representando. Penso que as lesões acabaram por lhe “cortar” um pouco daquele que era o seu potencial, mas não deixa de ser um mágico com a bola nos pés e um exímio executante de bolas paradas. Não creio que continuará no Liverpool FC, mas penso que isso lhe fará bem: mudará com certeza para um clube onde terá mais espaço para jogar com regularidade.

A REVELAÇÃO

Kevin Mbabu – Uma das principais figuras do VFL Wolfsburgo, essencialmente na época passada, visto que nesta, com a ascensão de Ridle Baku – um dos mais promissores jovens da actualidade – teve mais dificuldade em afirmar-se. Penso que poderá “vingar-se” aqui e ter o tempo de jogo que não conseguiu no seu clube. Aos 26 anos é um jogador que aprecio: tem muita qualidade no controlo da profundidade, eficiente no 1×1 defensivo e ofensivo e com muita capacidade no jogo aéreo.

O SELECIONADOR

Vladimir Petkovic – São já sete anos ao leme desta selecção, por isso há muito pouco a dizer. Selecionador com ideias de jogo conservadoras, que prefere uma defesa sólida. É daqueles que prefere um 1-0 do que um 5-4 e não há nada de mal nisso, aliás, para os suíços, tem sido uma boa receita: desde que ele entrou, ainda não falharam nenhuma fase final de um Europeu ou de um Mundial.

ATÉ ONDE PODEM IR?

Realisticamente creio que a falta de juventude neste elenco pode prejudicar um pouco as suas ambições. Foi uma época exigente do ponto de vista físico e mental, sendo que muitos destes jogadores já não vão para novos, o que pode condicionar um pouco a intensidade dos jogos. No entanto, a minha aposta vai para o terceiro lugar deste Grupo A, que pode servir para chegar pelo menos aos oitavos-de-final.

Carlos Ribeiro
Carlos Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
Com licenciatura e mestrado em Jornalismo, Comunicação e Cultura, o Carlos é natural de um distrito que, já há muitos anos, não tem clubes de futebol ao mais alto nível: Portalegre. Porém, essa particularidade não o impede de ser um “viciado” na modalidade, que no âmbito nacional, quer no âmbito internacional. Adepto incondicional do Sport Lisboa e Benfica desde que se lembra de gostar do “desporto-rei”.                                                                                                                                                 O Carlos escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Frederico Varandas condenado a pagar 12,500 por chamar «bandido» a Pinto Costa

Frederico Varandas foi condenado por crime de difamação após ter chamado "bandido" a Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto.

Nais Djouahra foi campeão na Croácia e é reforço do Arouca até 2027

O Arouca oficializou um reforço de peso para o ataque. Nais Djouahra chega a Portugal depois de ser campeão da Croácia pelo Rijeka.

Obi Mikel sugere jogador do Benfica ao Chelsea: «Devem contratá-lo»

John Obi Mikel ficou um admirador de Anatoliy Trubin após o Mundial de Clubes 2025. Lenda dos blues quer o guarda-redes do Benfica no Chelsea.

Braga tem princípio de acordo para fechar mais um reforço

O Braga está mais próximo de garantir a contratação de Gustaf Lagerbielke. Minhotos têm princípio de acordo para a transferência.  

PUB

Mais Artigos Populares

Pachuca reforça-se com antigo destaque do Famalicão após Mundial de Clubes 2025

O Pachuca garantiu a contratação de Jhonder Cádiz. Ex-avançado do Famalicão troca de clube por empréstimo do León.

Jarel Quansah troca Liverpool pelo Bayer Leverkusen e é a transferência mais cara da história dos alemães

Jarell Quansah foi apresentado como novo jogador do Bayer Leverkusen. Central deixa o Liverpool em definitivo.

Jarrad Branthwaite continua no Everton: «É algo que me deixa muito entusiasmado»

O Everton anunciou esta quarta-feira a contratação de Jarrad Brantwhaite. Defesa-central assina por mais cinco anos.