Análise do Grupo A | Euro2020

    TURQUIA

    A SELEÇÃO

    À semelhança do que acontece com Itália, a Turquia também está a passar por um processo de renovação, com muita juventude nos 26 eleitos, que vão beber a nova geração que se adivinha muitíssimo talentosa. Claro que as “caras” desta nova geração são Soyuncu (de quem falarei a seguir) e Demiral, mas não eclipsarão os jovens Kokcu, Omur ou Yacizi, apenas para citar alguns.

    A ESTRELA

    A Estrela – Burak Yilmaz – De volta ao seu melhor. O experiente goleador é mais um daqueles exemplos que demonstra, aos 35 anos, que velhos são os trapos. Fulcral na caminhada do Lille OSC para o título francês em 2020/21, Gunes espera agora que ele seja igualmente importante numa boa prestação da sua seleção no Euro2020, algo que eu também espero (porque sou fã deste tipo de ponta-de-lança “matador”).

    A REVELAÇÃO

    Çaglar Soyuncu – Patrão da defesa do Leicester City FC, juntamente com outra estrela em ascensão (Fofana). Com Johny Evans como modelo a seguir e Brendan Rodgers a treinar, reuniu-se os ingredientes necessários para fabricar um dos melhores defesas-centrais da atualidade, que penso poderá aqui mostrar o porquê de já estar a ser cobiçado por meio-mundo. Fortíssimo nas bolas aéreas (defensivas e ofensivas), costuma ter um posicionamento certo e uma saída de bola a partir de trás. Não fossem as lesões, penso que o Leicester City FC podia mesmo ter garantido a “Champions” mais cedo e não ter sofrido o dissabor que sofreu no fim.

    O SELECIONADOR

    Senol Gunes – Depois de ter sido bem-sucedido no Besiktas JK, mudou-se para a seleção na temporada de 2018/19 e, francamente, em boa hora o fez. As melhorias na qualidade de jogo são claras e evidentes, fruto de uma aposta contínua na renovação do plantel à sua disposição e de uma ideia de jogo mais acutilante.

    ATÉ ONDE PODEM IR?

    Penso que esta seleção pode ser uma das surpresas deste Euro2020. Considero que passarão em segundo lugar do grupo, e depois, dependendo do adversário, têm possibilidades reais de chegar até aos quartos-de-final. Seria já uma boa participação, mas veremos se estou enganado… Em excesso, ou por defeito!

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Carlos Ribeiro
    Carlos Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
    Com licenciatura e mestrado em Jornalismo, Comunicação e Cultura, o Carlos é natural de um distrito que, já há muitos anos, não tem clubes de futebol ao mais alto nível: Portalegre. Porém, essa particularidade não o impede de ser um “viciado” na modalidade, que no âmbito nacional, quer no âmbito internacional. Adepto incondicional do Sport Lisboa e Benfica desde que se lembra de gostar do “desporto-rei”.                                                                                                                                                 O Carlos escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.