Análise do Grupo B | Euro 2020

BÉLGICA

A SELEÇÃO

A Bélgica, seleção número um do ranking FIFA, chega ao Euro 2020 com apenas um título – o ouro olímpico dos Jogos de 1920. Sem “Euros” e sem Mundiais, a seleção belga vai falhando por grandes margens ou por pequenos detalhes atribuir grandes títulos às várias gerações de ouro que vem tendo.

A passagem da fase de grupos em 2016 prolongou-se até aos quartos-de-final e já não acontecia em campeonatos europeus desde 1980. Será um dos melhores plantéis da história dos belgas, com jogadores a atuar nos vários campeonatos europeus e em grandes equipas.

A expectativa é elevada em torno de um plantel bastante experiente e com poucos jovens. Será a experiência o ingrediente que faltou nos quartos-de-final de 2016 ou na meia-final do Mundial de 2018 e que vai fazer a diferença em 2021?

A ESTRELA

Kevin De Bruyne – A principal estrela está em dúvida para a primeira jornada dos belgas, frente à Rússia. Após um choque com Rudiger na final da Liga dos Campeões, o médio do Manchester City FC sofreu duas fraturas na zona da cara. Numa corrida contra o tempo para recuperar um dos melhores médios da atualidade, a sua ausência será, naturalmente, uma grande baixa e um revés nas aspirações da seleção da Bélgica.

Criativo na construção, qualidade sublime ao nível do passe e da finalização, o médio adorado em todo o mundo popula habitualmente os terrenos próximos à área contrária e compromete-se sempre com um último passe açucarado ou com um remate fácil, forte e colocado de média distância. Confirmando-se o pior cenário, a Bélgica terá de se apoiar noutras individualidades; Eden Hazard tem uma última oportunidade para salvar uma época paupérrima e Lukaku vem de um título italiano e um segundo lugar na lista de melhores marcadores.

A REVELAÇÃO

Youri Tielemans – Numa seleção com média de idades próxima dos 30 anos (29,15), Tielemans (24 anos) é um dos poucos jovens a merecer a chamada ao Euro 2020. A verdade é que poucos se podem surpreender com tal facto e a sua titularidade poderá ser até dada como esperada.

Seguiu-se o AS Mónaco FC depois do RSC Anderlecht e, finalmente, o Leicester City FC. A sua preponderância na equipa inglesa tem sido evidente (51 jogos, segunda melhor marca da carreira), facto ao qual junta nove golos (segunda melhor marca da carreira), um deles garantiu a FA Cup frente ao Chelsea FC. No final da temporada foi eleito pelos adeptos dos foxes e pelos colegas de balneário como o futebolista do ano. Reconhecimento merecido.

É um médio polivalente e que desempenha com igual êxito e distinção os papéis mais defensivos, de pivot, ou os papéis mais ofensivos, de interior ou de ligação com o ataque. Tem no último passe a sua maior qualidade, com qualquer um dos pés, e uma aptidão assinalável para a cobrança de bolas paradas. A verificar-se a ausência de De Bruyne, e embora não seja uma cópia perfeita do campeão inglês, não vejo nenhuma impossibilidade de Tielemans assumir esse papel, fazê-lo com distinção e ser uma das revelações não só dos belgas, mas de toda a prova.

O SELECIONADOR

O técnico espanhol Roberto Martínez vai para o sexto ano como selecionador principal da Bélgica, sem qualquer título. Aos 47 anos e novamente com Thierry Henry na equipa técnica, Roberto Martínez passou pelo Swansea City AFC, Wigan AFC e Everton FC antes de assumir o leme da seleção belga.

O melhor resultado enquanto técnico foi um quinto lugar da Liga Inglesa pelos toffees em 2013/14 e a subida ao Championship pelos galeses do Swansea AFC em 2007/08. Já ao comando da Bélgica, Roberto Martínez levou os “Diabos Vermelhos” às meias-finais do Mundial 2018 e da Liga das Nações 2020/21 – discutem com a França o acesso à final.

Leva 54 jogos enquanto selecionador belga e soma 42 vitórias – uma taxa de sucesso acima dos 77%.

ATÉ ONDE PODEM IR?

Surgem como os principais favoritos ao apuramento no grupo B. Tudo o que não for o primeiro lugar deste grupo será uma surpresa, dada a qualidade desta seleção. O apuramento no segundo lugar seria um mal menor, ainda que alarmante, mas a eliminação na primeira fase, ao fim de três jogos, roçaria o escândalo.

Sem nunca pôr em causa o valor das outras seleções – e que vão dificultar a vida dos belgas – é natural que as expectativas coloquem a Bélgica como uma das grandes seleções desta prova. Ultrapassada a fase de grupos e dependendo do emparelhamento daí para a frente, não seria nenhuma surpresa vê-los nas meias-finais.

Há França e Alemanha numa primeira linha de candidatos, a quem se segue a Inglaterra, Espanha, Itália e Bélgica como os segundos favoritos. A final é possível para os selecionados de Martínez, mas o mínimo realista serão os quartos-de-final.

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fátima Pinto confirmado como reforço do Estrasburgo

O Estrasburgo confirmou a contratação de Fátima Pinto. A médio de 29 anos deixou o Sporting ao fim de duas temporadas.

CD Nacional confirma contratações de Witi e de Igor Liziero

O CD Nacional oficializou duas contratações para a nova temporada: Witi e Igor Liziero foram confirmados nas últimas horas.

CEO do Union Saint-Gilloise: «Franjo Ivanovic? O interesse do Benfica é muito concreto»

Franjo Ivanovic está muito próximo de fazer as malas e rumar ao Benfica. Eis o que disse Phillipe Bormans, CEO do Union Saint-Gilloise, sobre o caso.

AVS SAD confirma contratação de Leonardo Rivas

Leonardo Rivas é a mais recente contratação do AVS SAD. O lateral-esquerdo paraguaio deixou o Cerro Porteño a título definitivo.

PUB

Mais Artigos Populares

Inter Miami confirma contratação de Rodrigo De Paul ao Atlético Madrid

O Inter Miami oficializou a contratação de Rodrigo De Paul. O médio internacional argentino foi emprestado pelo Atlético Madrid.

Sporting prepara avanços por Jota Silva e quer contrariar exigências do Nottingham Forest

O Sporting está na iminência de avançar pela contratação de Jota Silva. Leões vão avançar nas negociações pelo português.

O trunfo do Benfica para fechar a contratação de João Félix

O Benfica e o Chelsea continuam a negociar a transferência de João Félix. Jorge Mendes está envolvido no negócio e tem sido fundamental.