Análise do Grupo B | Euro 2020

BÉLGICA

A SELEÇÃO

A Bélgica, seleção número um do ranking FIFA, chega ao Euro 2020 com apenas um título – o ouro olímpico dos Jogos de 1920. Sem “Euros” e sem Mundiais, a seleção belga vai falhando por grandes margens ou por pequenos detalhes atribuir grandes títulos às várias gerações de ouro que vem tendo.

A passagem da fase de grupos em 2016 prolongou-se até aos quartos-de-final e já não acontecia em campeonatos europeus desde 1980. Será um dos melhores plantéis da história dos belgas, com jogadores a atuar nos vários campeonatos europeus e em grandes equipas.

A expectativa é elevada em torno de um plantel bastante experiente e com poucos jovens. Será a experiência o ingrediente que faltou nos quartos-de-final de 2016 ou na meia-final do Mundial de 2018 e que vai fazer a diferença em 2021?

A ESTRELA

Kevin De Bruyne – A principal estrela está em dúvida para a primeira jornada dos belgas, frente à Rússia. Após um choque com Rudiger na final da Liga dos Campeões, o médio do Manchester City FC sofreu duas fraturas na zona da cara. Numa corrida contra o tempo para recuperar um dos melhores médios da atualidade, a sua ausência será, naturalmente, uma grande baixa e um revés nas aspirações da seleção da Bélgica.

Criativo na construção, qualidade sublime ao nível do passe e da finalização, o médio adorado em todo o mundo popula habitualmente os terrenos próximos à área contrária e compromete-se sempre com um último passe açucarado ou com um remate fácil, forte e colocado de média distância. Confirmando-se o pior cenário, a Bélgica terá de se apoiar noutras individualidades; Eden Hazard tem uma última oportunidade para salvar uma época paupérrima e Lukaku vem de um título italiano e um segundo lugar na lista de melhores marcadores.

A REVELAÇÃO

Youri Tielemans – Numa seleção com média de idades próxima dos 30 anos (29,15), Tielemans (24 anos) é um dos poucos jovens a merecer a chamada ao Euro 2020. A verdade é que poucos se podem surpreender com tal facto e a sua titularidade poderá ser até dada como esperada.

Seguiu-se o AS Mónaco FC depois do RSC Anderlecht e, finalmente, o Leicester City FC. A sua preponderância na equipa inglesa tem sido evidente (51 jogos, segunda melhor marca da carreira), facto ao qual junta nove golos (segunda melhor marca da carreira), um deles garantiu a FA Cup frente ao Chelsea FC. No final da temporada foi eleito pelos adeptos dos foxes e pelos colegas de balneário como o futebolista do ano. Reconhecimento merecido.

É um médio polivalente e que desempenha com igual êxito e distinção os papéis mais defensivos, de pivot, ou os papéis mais ofensivos, de interior ou de ligação com o ataque. Tem no último passe a sua maior qualidade, com qualquer um dos pés, e uma aptidão assinalável para a cobrança de bolas paradas. A verificar-se a ausência de De Bruyne, e embora não seja uma cópia perfeita do campeão inglês, não vejo nenhuma impossibilidade de Tielemans assumir esse papel, fazê-lo com distinção e ser uma das revelações não só dos belgas, mas de toda a prova.

O SELECIONADOR

O técnico espanhol Roberto Martínez vai para o sexto ano como selecionador principal da Bélgica, sem qualquer título. Aos 47 anos e novamente com Thierry Henry na equipa técnica, Roberto Martínez passou pelo Swansea City AFC, Wigan AFC e Everton FC antes de assumir o leme da seleção belga.

O melhor resultado enquanto técnico foi um quinto lugar da Liga Inglesa pelos toffees em 2013/14 e a subida ao Championship pelos galeses do Swansea AFC em 2007/08. Já ao comando da Bélgica, Roberto Martínez levou os “Diabos Vermelhos” às meias-finais do Mundial 2018 e da Liga das Nações 2020/21 – discutem com a França o acesso à final.

Leva 54 jogos enquanto selecionador belga e soma 42 vitórias – uma taxa de sucesso acima dos 77%.

ATÉ ONDE PODEM IR?

Surgem como os principais favoritos ao apuramento no grupo B. Tudo o que não for o primeiro lugar deste grupo será uma surpresa, dada a qualidade desta seleção. O apuramento no segundo lugar seria um mal menor, ainda que alarmante, mas a eliminação na primeira fase, ao fim de três jogos, roçaria o escândalo.

Sem nunca pôr em causa o valor das outras seleções – e que vão dificultar a vida dos belgas – é natural que as expectativas coloquem a Bélgica como uma das grandes seleções desta prova. Ultrapassada a fase de grupos e dependendo do emparelhamento daí para a frente, não seria nenhuma surpresa vê-los nas meias-finais.

Há França e Alemanha numa primeira linha de candidatos, a quem se segue a Inglaterra, Espanha, Itália e Bélgica como os segundos favoritos. A final é possível para os selecionados de Martínez, mas o mínimo realista serão os quartos-de-final.

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

PSG apresenta oferta por defesa que atua na Premier League

O PSG está interessado em contratar Ilia Zabarnyi ao Bournemouth. Parisienses apresentam oferta pelo defesa.

Vélez Sarsfieled avança por Nico Otamendi: Argentino dá prioridade ao Benfica

O Vélez Sarsfield está interessado numa possível contratação de Nico Otamendi. Defesa-central deve renovar com o Benfica.

Barcelona quer contratar Cardoso Varela

O Barcelona está muito interessado numa possível contratação de Cardoso Varela. Português joga no Dinamo Zagreb.

Atenção, Viktor Gyokeres: Arsenal em negociações concretas por outro avançado

O Arsenal está mesmo interessado em contratar Benjamin Sesko ao Leipzig. Opção de Viktor Gyokeres pode assim cair.

PUB

Mais Artigos Populares

Os 2 candidatos a render Simone Inzaghi no Inter Milão

Simone Inzaghi vai ser o novo treinador do Al Hilal. Cesc Fàbregas e Roberto De Zerbi são as principais opções para o Inter Milão.

Sporting: Há imagens do “novo” Estádio de Alvalade

A Fenwick Iribarren Architects revelou pormenores da remodelação do Estádio José Alvalade. Eis algumas imagens.

Cristóvão Carvalho oficializa candidatura à presidência do Benfica

Cristóvão Carvalho oficializou esta terça-feira que vai candidatar-te à presidência do Benfica. Eleições marcadas para outubro.