Análise do Grupo C | Euro 2020

UCRÂNIA

A SELEÇÃO

Apesar do talento que sempre possuiu, é em 2006 que tem a sua melhor prestação num torneio de seleções. No Mundial de 2006 atingiram os quartos-de-final, caindo aos pés da campeã Itália. Nesse ano, a grande estrela da equipa ucraniana era Andriy Shevchenko que neste momento é o selecionador da seleção da Ucrânia.

A seleção ucraniana possui jogadores de grande qualidade e que já jogaram nos grandes palcos da Europa, como Zinchenko, Malinovskyi, Yarmolenko, entre muitos outros, no entanto como conjunto parece faltar algo, pois nos últimos 11 jogos apenas venceram três.

A ESTRELA

Oleksandr Zinchenko – Vários nomes poderiam surgir como estrela na seleção ucraniana, mas penso que este título terá de recair sobre Zinchenko. O jogador do Manchester City FC já tem mais que provas dadas da sua qualidade e é um elemento que, apesar de não ser titular habitual na equipa de Guardiola, acrescenta muito à equipa pela sua polivalência, pois tanto joga a médio centro, como a defesa esquerdo numa vertente mais ofensiva.

Fez 32 jogos esta época na equipa campeã inglesa e apesar dos seus 24 anos de idade já conta com 38 internacionalizações nas quais marcou cinco golos. Será com certeza um elemento importantíssimo na seleção da Ucrânia e a sua inspiração poderá contar bastante para a boa prestação da equipa.

A REVELAÇÃO

Heorhii Sudakov – É um jovem médio de 18 anos que, com apenas dois jogos pela seleção principal, é chamado para a representar no Euro 2020. O jogador do FC Shaktar Donetsk é uma das grandes surpresas na convocatória ucraniana devido à sua idade e inexperiência, mas também pelos seus, apenas, 14 jogos esta época. Existe a dúvida se se estreará pela Ucrânia em jogos oficiais durante a prova, mas caso some alguns minutos, com certeza os olhos estarão nele colocados para confirmar o seu talento.

O SELECIONADOR

Enquanto jogador era matador e de uma qualidade invejável, mas a tarefa que tem em mãos agora envolve mais que marcar golos, para além de que não poderá estar dentro das quatro linhas. Andriy Shevchenko enquanto técnico só conhece a seleção ucraniana, entrando em 2016 como treinador-adjunto, mas subindo ao cargo principal ainda nesse mesmo ano após a eliminação da Ucrânia do EURO 2016.

É um treinador com ainda pouca experiência no cargo, mas de quem se espera uma carreira de sucesso. Cabe agora a ele provar que é tão bom fora de campo quanto era dentro.

ATÉ ONDE PODEM IR?

Acredito que lutará com a Áustria pelo segundo lugar do grupo, e caso não consiga, poderá passar sendo um dos melhores terceiros. Nas fases a eliminar não a vejo a ser favorita e a conseguir ir longe, sendo que o seu objetivo se deva prender por chegar às fases a eliminar e de seguida ir jogo a jogo na tentativa de chegar mais longe.

A Ucrânia num Europeu de Futebol nunca conseguiu passar da fase de grupos, sendo que antes de 2012 nunca se qualificou para a fase final. Cabe ao conjunto de jogadores e técnicos fintar a história neste Europeu.

João Maravilha
João Maravilhahttp://www.bolanarede.pt
Pós graduado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação, é no desporto que possui um dos maiores amores, com especial atenção ao futebol. Ávido adepto da Primeira Liga nacional, mas é na Premier League que encontra o futebol que mais ama e assiste.Tem como grande objetivo singrar no mundo do jornalismo desportivo.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sunderland anuncia Nordi Mukiele para o setor defensivo

O Sunderland anunciou a contratação de Nordi Mukiele. O defesa francês assinou um contrato de quatro temporadas.

Nottingham Forest oficializa James McAtee e Omari Hutchinson por mais de 68 milhões de euros

O Nottingham Forest anunciou as contratações dos ingleses James McAtee e Omari Hutchinson para o setor ofensivo.

João Diogo Manteigas propõe medida ‘Red Points’ para recompensar sócios do Benfica

João Diogo Manteigas, candidato à presidência do Benfica, apresentou o Red Points, um programa de benefícios destinado aos sócios do clube.

Jogador do FC Porto em estreia nos convocados da Argentina

A Argentina divulgou a convocatória para os jogos frente à Venezuela e Equador. Alan Varela foi chamado pela primeira vez à Seleção albiceleste.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting já prepara Nacional da Madeira e conta com 4 lesionados

O Sporting começou esta segunda-feira a preparação para a partida contra o Nacional da Madeira, relativo à Primeira Liga. O jogo entre os dois clubes é relativo à terceira jornada da competição.

Ruben Amorim perto de ver problema ser resolvido: há interessado em André Onana

André Onana não entra nas contas do Manchester United para esta temporada. O Inter Milão está interessado no guarda-redes. O jogador já representou o emblema italiano antes da rumar ao Old Trafford.

André Silva está oficialmente de regresso à La Liga

André Silva foi confirmado durante esta segunda-feira como reforço do Elche. O jogador chega emprestado pelo RB Leipzig. O avançado já esteve na La Liga, onde representou a Real Sociedad.