Análise do Grupo C | Euro 2020

UCRÂNIA

A SELEÇÃO

Apesar do talento que sempre possuiu, é em 2006 que tem a sua melhor prestação num torneio de seleções. No Mundial de 2006 atingiram os quartos-de-final, caindo aos pés da campeã Itália. Nesse ano, a grande estrela da equipa ucraniana era Andriy Shevchenko que neste momento é o selecionador da seleção da Ucrânia.

A seleção ucraniana possui jogadores de grande qualidade e que já jogaram nos grandes palcos da Europa, como Zinchenko, Malinovskyi, Yarmolenko, entre muitos outros, no entanto como conjunto parece faltar algo, pois nos últimos 11 jogos apenas venceram três.

A ESTRELA

Oleksandr Zinchenko – Vários nomes poderiam surgir como estrela na seleção ucraniana, mas penso que este título terá de recair sobre Zinchenko. O jogador do Manchester City FC já tem mais que provas dadas da sua qualidade e é um elemento que, apesar de não ser titular habitual na equipa de Guardiola, acrescenta muito à equipa pela sua polivalência, pois tanto joga a médio centro, como a defesa esquerdo numa vertente mais ofensiva.

Fez 32 jogos esta época na equipa campeã inglesa e apesar dos seus 24 anos de idade já conta com 38 internacionalizações nas quais marcou cinco golos. Será com certeza um elemento importantíssimo na seleção da Ucrânia e a sua inspiração poderá contar bastante para a boa prestação da equipa.

A REVELAÇÃO

Heorhii Sudakov – É um jovem médio de 18 anos que, com apenas dois jogos pela seleção principal, é chamado para a representar no Euro 2020. O jogador do FC Shaktar Donetsk é uma das grandes surpresas na convocatória ucraniana devido à sua idade e inexperiência, mas também pelos seus, apenas, 14 jogos esta época. Existe a dúvida se se estreará pela Ucrânia em jogos oficiais durante a prova, mas caso some alguns minutos, com certeza os olhos estarão nele colocados para confirmar o seu talento.

O SELECIONADOR

Enquanto jogador era matador e de uma qualidade invejável, mas a tarefa que tem em mãos agora envolve mais que marcar golos, para além de que não poderá estar dentro das quatro linhas. Andriy Shevchenko enquanto técnico só conhece a seleção ucraniana, entrando em 2016 como treinador-adjunto, mas subindo ao cargo principal ainda nesse mesmo ano após a eliminação da Ucrânia do EURO 2016.

É um treinador com ainda pouca experiência no cargo, mas de quem se espera uma carreira de sucesso. Cabe agora a ele provar que é tão bom fora de campo quanto era dentro.

ATÉ ONDE PODEM IR?

Acredito que lutará com a Áustria pelo segundo lugar do grupo, e caso não consiga, poderá passar sendo um dos melhores terceiros. Nas fases a eliminar não a vejo a ser favorita e a conseguir ir longe, sendo que o seu objetivo se deva prender por chegar às fases a eliminar e de seguida ir jogo a jogo na tentativa de chegar mais longe.

A Ucrânia num Europeu de Futebol nunca conseguiu passar da fase de grupos, sendo que antes de 2012 nunca se qualificou para a fase final. Cabe ao conjunto de jogadores e técnicos fintar a história neste Europeu.

João Maravilha
João Maravilhahttp://www.bolanarede.pt
Pós graduado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação, é no desporto que possui um dos maiores amores, com especial atenção ao futebol. Ávido adepto da Primeira Liga nacional, mas é na Premier League que encontra o futebol que mais ama e assiste.Tem como grande objetivo singrar no mundo do jornalismo desportivo.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

O passo mais difícil da caminhada | Hungria x Portugal

Depois da goleada diante a Arménia, Portugal vai deslocar-se à Hungria para aquele que, teoricamente, será o jogo mais complicado da qualificação para o Mundial.

Luís Freire alcança maior vitória de um treinador estreante na Seleção de Sub-21

Luís Freire estreou-se com uma goleada de 5-0 ao Azerbaijão ao serviço da Seleção de Sub-21. Foi o melhor resultado de um técnico estreante pela equipa.

Há dois treinadores portugueses na lista de sucessores para Nuno Espírito Santo no Nottingham Forest

Nuno Espírito Santo está de saída do comando técnico do Nottingham Forest. Marco Silva e José Mourinho são opções para o lugar.

Justin de Haas vence o prémio de defesa do mês da Liga Portugal

Justin De Haas venceu o prémio de defesa do mês da Liga Portugal. O defesa levou a melhor perante Leonardo Lelo e Jan Bednarek.

PUB

Mais Artigos Populares

Nuno Espírito Santo junta-se a grupo com José Mourinho ou Sérgio Conceição: eis os treinadores portugueses atualmente desempregados

Nuno Espírito Santo está perto de deixar o Nottingham Forest e juntar-se a um grupo de treinadores portugueses atualmente sem trabalho.

La Vuelta a España #2: Domínios pouco avassaladores

Um pouco por toda esta Vuelta tem havido vários...

US Open #3: Carlos Alcaraz é o novo rei de Nova Iorque e do mundo

A final de um Grand Slam voltou a ser...