📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Análise do Grupo E | Euro 2020

SUÉCIA

A SELEÇÃO
- Advertisement -

Quando se fala do conjunto sueco é praticamente impossível não associar imediatamente a Zlatan Ibrahimovic, embora desde 2016 este só tenha somado mais sete internacionalizações e sem qualquer golo apontado. No entanto, o ponta de lança de 39 anos está a contas com uma lesão e é a grande ausência da lista definitiva dos convocados.

Apesar de tudo, as mais recentes prestações da seleção azul e amarela deixam boas perspetivas daquilo que pode acontecer nesta edição, destacando-se nomeadamente os apuramentos para os “oitavos” do Euro 2016 e, mais recentemente, para os “quartos” do Mundial 2018.

O capitão Andreas Granqvist não reúne totais condições para dar o seu contributo, mas o selecionador não hesitou em integrá-lo na comitiva sueca, principalmente tendo em conta a importância que tem dentro do balneário. E quem sabe se a Suécia não será um forte exemplo de que as palavras dos mais experientes podem ter realmente um impacto gritante no seio do plantel…

A ESTRELA

Emil Forsberg – Logo a seguir ao ponta de lança Marcus Berg, é Emil Forsberg quem aparece como jogador da convocatória com mais internacionalizações, contabilizando já 56 jogos e oito golos. O extremo de 29 anos transferiu-se do Malmö FF para o RB Leipzig em 2014 e, desde então, não só se tornou uma peça-chave do conjunto alemão, como ainda passou a ser uma das principais figuras da sua seleção, para a qual tem sido constantemente convocado e regularmente utilizado de início.

O avançado já mostrou que, além dos passes teleguiados, não tem receio de rematar de fora da área (de onde muitas vezes faz golo) e com a frieza necessária para ferir o adversário. Os livres, muitas vezes, são por conta dele e os adversários terão isso em atenção!

A REVELAÇÃO

Dejan Kulusevski – Escolher entre o extremo da Juventus FC e o ponta de lança Alexander Isak (Real Sociedad de Fútbol) para a categoria de revelação não foi uma tarefa nada fácil, dado que ambos, com os seus 21 anos, têm protagonizado “brilharetes” nos respetivos clubes.

Ainda assim, o destaque recai sobre Dejan Kulusevski que é visto como um extremo desequilibrador, com boa condução de bola e detentor de uma grande capacidade para desmarcar os colegas, podendo vir a revelar-se como uma arma secreta nas ocasiões em que entrar em campo na condição de suplente utilizado. Chamado pela primeira vez em 2019, o jovem avançado conta com onze jogos na seleção, cinco deles a partir do banco de suplentes, tendo já marcado um golo.

O SELECIONADOR

Janne Andersson – Selecionador sueco desde 2016, Janne Andersson ganhou metade dos 56 encontros que realizou, ou seja, 28 triunfos. Além disso, contrariamente a anos anteriores, o treinador de 58 anos conseguiu levar a Suécia a ultrapassar as fases de grupos das provas internacionais em que esteve inserido, com percursos muito positivos e de bom futebol.

Até chegar à liderança da comitiva sueca, Anderson passou apenas por emblemas do seu país, tais como o Halmstads BK e o IFK Norrköping, tendo conquistado o campeonato de 2015 neste último, algo que fez certamente despertar a curiosidade dos dirigentes máximos da Suécia. Estará à altura de repetir os feitos dos últimos anos?

ATÉ ONDE PODEM IR?

A Suécia terá uma palavra a dizer na luta pelas duas primeiras posições, de modo a evitar as contas afetas aos terceiros classificados que podem ou não seguir em frente. Teoricamente (embora no futebol tudo seja possível), o duelo com a Polónia poderá ser decisivo para sonhar com a segunda posição, isto partindo do cenário mais provável de ver a Espanha arrecadar a liderança do grupo. Ainda assim, vale a pena frisar que a Suécia esteve no mesmo grupo de qualificação dos espanhóis e foi uma das duas equipas a travá-los na sua série vitoriosa. Caso se apure para os oitavos, restará fazer o melhor possível e tentar surpreender.

Miguel Simões
Miguel Simõeshttp://www.bolanarede.pt
Já com uma licenciatura em Comunicação Social na bagagem, o Miguel é aluno do mestrado em Jornalismo e Comunicação, na Universidade de Coimbra. Apaixonado por futebol desde tenra idade, procura conciliar o melhor dos dois mundos: a escrita e o desporto.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fenerbahçe empata em casa do Basaksehir e deixa Galatasaray fugir na liderança da Liga Turca

O Fenerbahçe deixou fugir a vitória na casa do Basaksehir. Empate deixa Galatasaray mais distante na liderança da Liga Turca.

Ex-Braga está lesionado e preocupa: «É uma situação muito difícil para ele e para a equipa»

Abel Ruiz encontra-se a recuperar de lesão. Míchel, técnico do Girona, comentou a situação do avançado espanhol.

Inter Milão goleia Como 1907 e sobe provisoriamente à liderança da Serie A

O Inter Milão recebeu e venceu o Como 1907 por quatro bolas a zero, num encontro válido pela 14.ª jornada da Serie A.

Pelos pingos da chuva: Everton é destaque na Premier League 2025/26

O Everton está a ter uma grande temporada. O conjunto de Liverpool encontra-se na quinta posição da Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis o horário completo da fase de grupos do Mundial 2026

Foi definido durante este sábado todos os horários dos encontros da fase de grupos do Mundial 2026. Portugal está na prova.

Lens vence Nantes e reforça liderança da Ligue 1

O Lens reforçou a liderança da Ligue 1 ao bater o Nantes por 2-1, em jogo da 15.ª jornada da competição.

Ferran Torres marca grande golo depois de bela jogada de Bardghji: avançado espanhol está a ter 2025/26 em grande

Ferran Torres marcou um grande golo no encontro do Barcelona frente ao Real Bétis, em jogo da 15.ª jornada da La Liga.