Euro 2024 | 4 jogadores que podem decidir o grupo B

    O grupo B do Euro 2024, considerado o “grupo da morte”, é a casa de quatro jogadores que podem decidir um jogo de um momento para o outro, mas quem são eles?

    No futebol, tudo muda em minutos. Não é um desporto ao nível do futsal nesta mudança repentina de resultado/ímpeto de jogo em segundos, mas não se fica muito atrás (exemplo do Porto-Sporting ou do Benfica-Sporting esta temporada). E nesses minutos decisivos, surge sempre a conversa de quem vai marcar o golo do empate, qual David Beckham frente à Grécia, ou quem escolheríamos para bater o penalty decisivo, relembrando o nosso Cristiano, sempre gélido da marca dos onze metros. 

    LÊ MAIS: Vê a nossa análise ao Grupo A do Euro 2024

    E se, em competições que exigem um nível de consistência como os campeonatos nacionais, esperamos essa “salvação” nos momentos de maior dificuldade, o que podemos dizer de uma competição como o Europeu? No grupo B do Euro 2024, onde encontramos as seleções da Croácia, Itália, Espanha e Albânia, decidimos escolher (um por seleção) os quatro jogadores que podem, de um momento para o outro, catapultar a sua equipa para a fase a eliminar da competição.

    Espanha

    Lamine Yamal – Liderados por De La Fuente, a Seleção de Espanha chega a esta competição como um dos favoritos à presença em Berlim, na final de Julho, no entanto, longe vão os dias de glória onde Xavi, Iniesta, Sergio Ramos e até David Villa carregavam o estatuto da seleção “Roja” para lá da imortalidade. Os espanhóis passam agora, volvidos cerca de dez anos, uma fase onde a qualidade não é tão exuberante como outrora já foi, e isso reflete-se na escolha do jogador decisivo feito. Se o meio campo continua a ser o ponto forte desta seleção (Rodri, Mikel Merino, Dani Olmo,  Zubimendi, Pedri), o mesmo não se pode dizer do “matador” de serviço, e da defesa. Com exceção de Grimaldo (melhor época da carreira), a são claras as limitações desta defesa, com Carvajal e Navas como laterais direitos, e Laporte e Le Normand (naturalizados espanhóis no último ano) como as principais opções no eixo da defesa. Morata não dá garantias de golos suficientes na frente de ataque. 

    A minha escolha recai, portanto, em Lamine Yamal. Pelas 17h00 do dia 15 de junho, este será o jogador mais novo de sempre a disputar uma fase final de um campeonato da europa, ainda com 16 anos. Foram dezassete as contribuições para golo do jovem Lamine entre seleção e clube. Dotado de um “futebol de rua”, Lamine dispõem de uma técnica avassaladora para a idade, aliando uma facilidade imensa de arrancar no “um para um” contra o adversário. Apesar de não ser o jogador com mais maturidade na hora da decisão, o jovem espanhol perfila-se como o “agitador” desta seleção, seja como titular, ou vindo do banco. Será o primeiro europeu de muitos (esperamos nós), podendo os adeptos espanhóis esperar por muitos momentos de alto gabarito de mais um produto da La Masía. 

    Itália

    Gianluca Scamacca Atalanta
    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    Gianluca Scamacca – Continuamos por terras latinas, onde descobrimos a “Squadra Azzurra” de Luciano Spalletti. Depois de uma temporada tremenda ao serviço do Nápoles em 2022/23, onde superou o mais ínfimo desejo de qualquer adepto napolitano, sangrando-se campeão italiano, Spalletti guardou o título na mala e viajou para a sede da Federação Italiana de Futebol. O seu percurso, no entanto, tem sido tudo menos a continuação do sonho que viveu no sul de Itália. Os italianos qualificaram-se apenas na segunda posição do grupo (empatados em pontos com a Ucrânia), vendo ainda Sandro Tonalli, entre outros, envolvidos num escândalo que levou ao seu afastamento dos relvados. A lesão de Scalvini, detentor de uma temporada estratosférica a todos os níveis com a Atalanta, fez soar ainda mais os alarmes desta seleção italiana. Posto isto, e com todas as opções que poderíamos ter escolhido, tal como Federico Dimarco (procura o impacto que jogadores como Fábio Grosso ou Leonardo Spinazzola tiveram), Nicolò Barella (peça basilar no Scudetto do Inter), ou até Chiesa (figura máxima do Euro 2020), a nossa escolha recai em Gianluca Scamacca. 

    Spalletti tem vindo a demonstrar uma verdadeira falta de confiança no jogador mais avançado no terreno, com diversos jogadores a testarem a posição, sem que nenhum garanta o lugar. Eis que surge o ponta-de-lança da Atalanta, que chega da melhor temporada da carreira, com 27 contribuições para golo em toda a temporada. Depois de uma temporada onde não se conseguiu impor em Inglaterra (apenas uma época no West Ham), Gianluca Gasperini viu em Scamacca o potencial necessário para ser o titular dos atuais vencedores da Liga Europa. O único aspeto negativo desta escolha pode ocorrer na relação entre Spalletti e Scamacca. O experiente treinador italiano referiu recentemente que o avançado italiano não havia sido convocado nos estágios de Março devido ao facto de ser “um jogador preguiçoso”, o que despontou uma série de comentários da parte de Scamacca sobre o selecionador. Com este debate para trás das costas, esperamos a sua titularidade no Europeu, sendo uma das grandes esperanças de Itália. 

    Croácia

    Luka Modric Croácia Portugal
    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    Luka Modric – Avançamos agora para o terceiro classificado do último Mundial, a Croácia de Zlatko Dalic, treinador de 57 anos que guia esta “geração de ouro” croata desde 2017. Geração essa que caminha a passos largos para as últimas tentativas de conquistar o tão desejado troféu, depois de ficar próximo nas duas edições anteriores dos Mundiais (2º lugar em 2018 e 3º lugar em 2022) e perder na final da Liga das Nações, frente à França. As expectativas continuam altas, e, se há cerca de dez anos olhávamos para a Croácia como a possível candidata ao terceiro lugar do grupo, sem grandes aspirações à passagem aos oitavos via os dois primeiros lugares, hoje podemos dizer sem grande discordância que a Croácia é a grande candidata a passar em primeiro no grupo, estando bastante distante da possibilidade do terceiro lugar. Jogadores como Dominik Livakovic, Mateo Kovacic, Ivan Perisic, Marcelo Brozovic e Domagoj Vida desempenharam ao longo de todos estes anos um papel fulcral na manutenção da qualidade croata, no entanto, era esperado que a nossa escolha caísse no único croata que detém uma Bola de Ouro, Luka Modric.  

    Com 38 anos, Luka Modric chega de uma temporada onde venceu não só a Liga Espanhola, mas também a Liga dos Campeões pela sexta (!) vez, chegando ao vigésimo quinto título pelo Real Madrid. Luka continua a ser a “bandeira” desta seleção, e chega ao Europeu pela última vez na sua carreira, tal como o seu colega de meio-campo nos “merengues”, Toni Kroos. Em tons de despedida, Modric pretende despedir-se da melhor forma, e não haverá melhor forma do que vencendo o Europeu. 

    Albânia

    Kristjan Asllani – Terminamos esta análise na “modesta” Albânia, que foi a infeliz seleção talhada para enfrentar estes “tubarões” no grupo da morte. Depois de conquistar o grupo E na fase de qualificação para este Europeu, deixando para segundo plano as seleções da Chéquia (adversária de Portugal) e a Polónia, que conseguiu a vaga através do playoff de acesso, a Albânia chega pela segunda vez na sua história à fase final da competição, sem ter, no entanto, grandes esperanças na qualificação para a ronda a eliminar, dada a qualidade que enfrentam. No comando técnico dos albaneses, está um vencedor da Liga dos Campeões por duas vezes, Sylvinho, ex-lateral brasileiro. 

    Como destaque desta seleção, destacamos o médio Kristjan Asllani, jogador do Inter de Milão, tendo-se sagrado campeão de Itália recentemente. Sendo ainda bastante jovem, Asllani foi o jogador na Serie A com maior percentagem de passes completos (93%), ao mesmo tempo que demonstra uma facilidade imensa na recuperação do esférico. Asllani, com toda a qualidade que carrega nas chuteiras, terá a difícil missão de levar esta Albânia à fase a eliminar do Euro 2024, mas será que consegue?

    - Advertisement - Betclic Advertisement

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    PUB

    Artigos Populares

    Os 3 pontos antes do Benfica x Gil Vicente | Águias e Galos pelo mesmo poleiro

    O Benfica defronta o Gil Vicente na 7ª jornada da Liga Betclic. Consulta a antevisão, os jogadores em destaque e os onzes prováveis.

    O manual de instruções ofensivas que funciona mesmo sem Viktor Gyokeres | Sporting

    O Sporting derrotou o Estoril Praia por 3-0 na sétima jornada da Primeira Liga. Exibição dos leões com múltiplas valências ofensivas.

    Ian Cathro responde ao Bola na Rede: «Compro-te um café e falamos mais»

    Ian Cathro respondeu à questão do Bola na Rede. Pergunta na sequência da derrota do Estoril Praia diante do Sporting.

    Rúben Amorim responde ao Bola na Rede: «Os cruzamentos atrasados e as dinâmicas vêm do treino»

    Rúben Amorim respondeu à questão do Bola na Rede. Pergunta na sequência da vitória do Sporting sobre o Estoril Praia.

    Mallorca vence Real Valladolid e chega ao top-4 da La Liga

    O Mallorca venceu esta noite o Real Valladolid na oitava jornada da La Liga. Conjunto espanhol vai passar a noite no top-4.