João Prates: 2 destaques positivos e 2 destaques negativos do Euro 2024

- Advertisement -

João Prates está na Tribuna VIP do Bola na Rede. É treinador de futebol e inicia o seu espaço de opinião no nosso site em pleno Euro 2024. O técnico de 51 anos já orientou o Dziugas da Lituânia, o Vaulen da Noruega e esteve na formação do Al Batin e Hajer Club da Arábia Saudita.

Espanha: O Renascimento da Fúria Roja

A Espanha entrou no Euro’2024 sob a liderança de Luis de La Fuente com a tarefa árdua de redescobrir sua identidade e, ao mesmo tempo, renovar a sua equipa com jovens Pedri, Yamal e Nico Williams e com os experientes Nacho, Rodri, Fabian Ruiz. Conseguiu reinventar o seu estilo de jogo, mesclando a tradicional posse de bola com uma abordagem mais dinâmica e vertical. A tática do selecionador mistura o famoso “tiki-taka” com transições rápidas e eficazes na procura do golo, mas consegue manter o equilíbrio defensivo, sendo a única seleção na competição que ainda não sofreu um golo.

A Espanha demonstrou, até agora uma, coesão notável na fase de grupos, com todos os jogadores a demonstrarem entender perfeitamente as funções e dinâmicas pedidas por De la Fuente. A flexibilidade tática permitiu à equipa adaptar-se aos diferentes estilos dos seus adversários, conquistando vitórias convincentes sobre Croácia e Itália.

Os jovens jogadores espanhóis impressionaram pela sua maturidade e capacidade técnica, com Pedri, em particular. Mostrou porque é considerado um dos melhores meio-campistas de sua geração, definindo ritmo do jogo e criando oportunidades de golo. Lamine Yamal e Williams são outros exemplos da juventude desta seleção.

Áustria: A Ascensão dos Alpinos

A Áustria, vista frequentemente como uma seleção de segundo plano no cenário europeu, surpreendeu com suas boas exibições neste início do Euro’2024. Sob a liderança do técnico Ralf Rangnick, a seleção austríaca mostrou que pode competir nesta prova com as melhores seleções do continente, como o provou no jogo que garantiu a qualificação para os oitavos da competição.

Ralf Rangnick implementou uma organização tática disciplinada e bem estruturada que permite à equipa jogar de maneira compacta e eficiente, com um futebol equilibrado e, ao mesmo tempo, atractivo. No ataque, a Áustria mostrou uma eficácia surpreendente. Jogadores como Marko Arnautović e Marcel Sabitzer são fundamentais para o jogo ofensivo da equipa.

Inglaterra: A Inconstância dos Três Leões

A seleção inglesa chegou ao Euro’2024 com grandes expectativas, criadas pela sua elevada qualidade individual. No entanto, a fase de grupos revelou uma equipa inconsistente e com dificuldades para impor seu jogo, criando dúvidas sobre sua real capacidade de vencer o Europeu.

Com Gareth Southgate, a Inglaterra parece algo confusa tacticamente. A tentativa de equilibrar defesa e ataque muitas vezes tem resultado num meio-terreno congestionado e sem ideias, que não permite um jogo fluido. Juntando a tudo isto, há jogadores que parecem desinspirados. A pressão das expectativas pode ter afectado o desempenho da equipa. A Inglaterra entrou no torneio como uma das favoritas e, apesar da qualificação, parece existir ansiedade entre os jogadores. A mentalidade de vitória, crucial nestes torneios de curta duração, parece ausente.

Itália: A Azzurra sem Brilho

Após vencer a Euro’2020, a Itália chegou a esta competição com a confiança de quem havia redescoberto sua identidade vencedora. No entanto, a fase de grupos expôs fragilidades inesperadas e um desempenho aquém do esperado, que só um golo no tempo extra permitiu a qualificação. A eliminação nos ‘oitavos’, diante da Suíça, comprovou estes dados. Uma equipa sem ideias, incapaz de dar resposta às adversidades e totalmente submissa à qualidade helvética

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Pedro Braz intromete-se em negócio de Benfica e FC Porto e Al Ahli faz proposta de 8 milhões de euros por defesa

O Al Ahli fez uma proposta por Abubacarr Sedi Kinteh. Defesa é alvo do Benfica e do FC Porto e conta com oferta da Arábia Saudita.

Antigo jogador do Manchester United elogia carrasco do clube: «Acho que os adeptos o aceitariam de volta num piscar de olhos»

Danny Welbeck marcou um dos golos da vitória do Brighton sobre o Manchester United. Phil Jones elogiou o avançado.

Darren Fletcher aborda o seu futuro no Manchester United e analisa derrota e eliminação: «Os jogadores estavam frágeis»

Darren Fletcher analisou a derrota do Manchester United diante do Brighton. O treinador pode ter feito o último jogo como interino.

Torreense vence União de Leiria e é o 1º clube a chegar às meias finais da Taça de Portugal

O Torreense venceu a União de Leiria num dérbi da zona Oeste. Equipa de Torres Vedras está nas meias finais da Taça de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica tem concorrência de treinador português por Thiago Almada: eis as novidades sobre o negócio

Benfica e Palmeiras têm negociações em andamento com o Atlético Madrid por Thiago Almada. Argentino pode mudar de clube.

Endrick estreia-se a marcar e Lyon elimina Lille da Taça de França

O Lyon foi ao norte de França bater o Lille por uma bola a zero durante a noite deste domingo, em jogo da Taça.

Inter Milão e Nápoles empatam e luta pelo título continua com distâncias iguais: eis os resultados do dia na Serie A

Empate no jogo grande da jornada da Serie A. O Inter Milão e o Nápoles protagonizaram grande duelo e dividiram pontos.