📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Revista do Euro’2016: França

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol InternacionalA França é sempre uma incógnita. Poderia começar por dizer que têm um plantel muito consistente, com várias soluções de qualidade para todos os sectores, e que por jogarem em casa são favoritos. Mas os gauleses nunca são favoritos e são sempre favoritos. Se fizermos um uma cronologia dos Europeus e Mundiais deste século vemos isso. Em 2000 venceram o Euro, organizado pelos Países Baixos e Bélgica. Quem ganha um Europeu é normalmente um forte candidato, dois anos a seguir, ao Mundial. Tal não aconteceu, no Mundial de 2002, no Japão e na Coreia do Sul. Nem conseguiram passar a fase de grupos.

18 anos depois, poderá a história repetir-se? Fonte: EPA
18 anos depois, poderá a história repetir-se?
Fonte: EPA

No Euro 2004, em Portugal, alcançaram os quartos-de-final e sem que nada o fizesse prever, em 2006, no Mundial organizado pela Alemanha, chegaram à final e só tombaram nas grandes penalidades perante a histórica Itália. Tinham chegado à final e demonstrado que poderiam voltar a afirmar-se como uma grande selecção, mas no Euro 2008, na Suíça e Áustria, e no Mundial de 2010, na África do Sul, não conseguiram passar a fase grupos. No Euro 2012, na Polónia e Ucrânia, quebraram o enguiço e chegaram aos quartos-de-final, assim como no Mundial de 2014 no Brasil.

Tendo este histórico em consideração é impossível prever o que é que os pupilos de Didier Deschamps podem fazer. Têm um plantel de qualidade, um seleccionador que sabe o que é estar no relvado e vencer, mas o balneário não transpira confiança. Teve de levar uma limpeza depois do Mundial de 2010, mas ainda há resquícios de conflitos; o caso de Benzema é claramente o exemplo disso. De qualquer forma, França tem de estar no pote dos favoritos, joga no seu país com o seu povo a apoiá-lo. Um povo que depois dos atentados terroristas de 13 de novembro está mais unido do que nunca em torno de algo que pode trazer uma alegria comum. E isso inspira o futebol, uma causa comum, uma felicidade comum. Só a selecção é pode oferecer isso, sem clubismos, sem partidarismo e politiquices, é uma nação unida em torno de quem a representa.

Tomás Gomes
Tomás Gomes
O Tomás é sócio do Benfica desde os dois meses. Amante do desporto rei, o seu passatempo favorito é passar os domingos a beber imperial e a comer tremoços com o rabo enterrado no sofá enquanto vê Premier League.                                                                                                                                                 O Tomás escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Deco fala da possibilidade de Lionel Messi voltar ao Barcelona: «Messi é sempre Messi, ele tem sempre algo a oferecer»

Deco, diretor desportivo do Barcelona, abordou a possibilidade de trazer Lionel Messi de volta para o clube catalão.

Boas notícias: Portugal vai organizar o Europeu Feminino de Sub-19

Portugal vai ser o organizar do Europeu de Sub-19 de Futebol Feminino. A confirmação foi dada pela UEFA nesta quarta-feira.

José Mourinho e Rui Borges: as horas das conferências de antevisão para o Benfica x Sporting já estão marcadas

José Mourinho e Rui Borges fazem as antevisões do jogo entre o Benfica e o Sporting já nesta quinta-feira. O técnico dos leões fala primeiro do que o treinador das águias.

Nuno Espírito Santo antevê encontro com o Manchester United de Ruben Amorim: «Esperamos um adversário difícil, cheio de jogadores talentosos»

Nuno Espírito Santo fez a antevisão ao jogo da Premier League entre o West Ham e o Manchester United na próxima quinta-feira.

PUB

Mais Artigos Populares

Pep Guardiola contente por avançado voltar à boa forma: «É extraordinário, mas não só pelos golos»

Pep Guardiola destacou o regresso em grande de Phil Foden, elogiando não só os golos, mas também a mobilidade e qualidade de passe do avançado inglês.

Florentino Luís revela o jogador que admira desde criança

Florentino Luís falou sobre a sua experiência na Premier League, revelando que o seu ídolo no futebol desde criança é Yaya Touré.

Ruben Amorim elogia Nuno Espírito Santo na antevisão ao Manchester United x West Ham: «É muito inteligente na preparação dos jogos»

Ruben Amorim fez a antevisão ao duelo entre Manchester United e o West Ham, da 14.ª jornada da Premier League.