Revista do Euro’2016: Turquia

O TREINADOR

Colocar o selecionador Fatih Terim à frente dos destinos da Turquia tem sido uma receita de sucesso. A primeira experiência do turco como selecionador do país que o viu nascer data de 1993. E três anos bastaram para que Fatih Terim conseguisse colocar a seleção turca na “alta roda” do futebol europeu com um apuramento para o Europeu de 1996, em Inglaterra. Os turcos, pouco habituados a estas lides, perderam os jogos todos mas só o facto de terem alcançado a fase final consistiu, por si só, um feito notável. Porquê? Porque desde o Mundial de 1954 que a Turquia não conseguia alcançar as fases finais de uma grande competição.

Fatih Terim volta a liderar a Turquia Fonte: onedio.com
Fatih Terim volta a liderar a Turquia
Fonte: onedio.com

Depois desta primeira experiência como selecionador, Fatih Terim andou pelo Galatasaray, onde venceu quatro campeonatos e uma Taça Uefa, e, posteriormente, na Fiorentina e o AC Milan. Mas a seleção turca voltou a chamar pelo seu grande comandante. E em 2008… a Turquia alcançou as meias-finais do Euro 2008.

Fatih Terim, conhecido no seu próprio país por “Ímparator (imperador)” devido à capacidade de liderança que possui, demitiu-se do comando técnico da seleção em 2009 após falhar o apuramento para o Mundial de 2010 e assumiu os destinos do Galatasaray, clube que orientou até 2013. Mas o amor do técnico de 62 anos pela seleção do seu país é algo inexplicável… e em 2013, Fatih Terim voltou a assumir o leme da seleção de futebol da Turquia. E o sucesso está à vista com um apuramento para o Euro 2016!

Nuno Ribeiro Margarido
Nuno Ribeiro Margaridohttp://www.bolanarede.pt
O Nuno sabe que o futebol se assume muitas vezes como a perfeita metáfora da vida. Entre muitas frases do mundo do futebol que o marcam há uma que guarda e que o inspira em tudo o que faz: "Ganhar, ganhar, ganhar... e voltar a ganhar, ganhar e ganhar... é isto o futebol".                                                                                                                                                 O Nuno não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Deco e futuro ponta de lança do Barcelona: «Talvez seja possível jogar sem um 9 típico»

Com o contrato de Robert Lewandowski a terminar no final da época, Deco garantiu que o clube não está obcecado com a ideia de contratar um ponta de lança e deixou em aberto a possibilidade de jogar sem um avançado tradicional.

Nuno Borges cai nos oitavos de final do Masters 1.000 de Xangai

Nuno Borges foi eliminado nos oitavos de final do Masters 1000 de Xangai, ao perder em dois sets contra o australiano Alex de Minaur.

Dean Huijsen afastado da seleção espanhola com lesão muscular na perna esquerda

Dean Huijsen, defesa do Real Madrid, foi dispensado da seleção espanhola devido a uma lesão muscular. O jovem de 20 anos apresentou problemas durante o estágio.

Roony Bardghji estreia-se pela Suécia e elogia Hansi Flick: «É como um amigo, como um pai»

Roony Bardghji foi chamado pela primeira vez à seleção principal da Suécia e não poupou elogios a Hansi Flick, destacando a relação próxima que o treinador mantém com os jogadores.

PUB

Mais Artigos Populares

Lionel Messi despede-se de Jordi Alba: «Quem me vai passar para trás agora?»

Lionel Messi reagiu ao anúncio de final de carreira de Jordi Alba, o argentino deixou uma mensagem de agradecimento e amizade ao atual companheiro.

Antigo dirigente da Juventus recorda Cristiano Ronaldo:«Até analisava garrafas de água»

Giuseppe Marotta, antigo dirigente da Juventus e atual CEO do Inter Milão, recordou a passagem de Cristiano Ronaldo por Itália, destacando o profissionalismo e o nível de detalhe do português nos treinos e nos cuidados pessoais.

Médio do Liverpool lesiona-se e falha compromissos com a sua seleção

Wataru Endo, médio do Liverpool, lesionou-se na derrota frente ao Chelsea e vai ficar de fora dos próximos compromissos da seleção japonesa.