Ben Yedder: do futsal dos «Bleus» ao Stade de France

Acabaria por apostar no futsal, deixando o FCM Garges para apostar no futsal do Garges Djibson. A sua técnica e capacidade de drible não eram indiferentes a ninguém, chegando ao radar da seleção francesa de futsal com 18 anos. Poderia ter sido chamado para os escalões de formação da seleção, mas tendo tanto potencial e poder no um contra um, foi logo chamado à seleção A, não passando pela de esperanças. No entanto, a sua estreia teve quase para não acontecer na primeira vez que foi convocado, devido a um percalço com o passaporte: a seleção francesa ia disputar um duplo-confronto no Chile e, chegado ao aeroporto, constatou-se que Ben Yedder não tinha o seu passaporte biométrico francês, apenas tinha o tunisino, pelo que não pode embarcar com a restante comitiva. Wissam ficou de rastos, a chorar compulsivamente. Porém, com a ajuda de um adjunto da seleção de sub-21, conseguiu viajar no dia seguinte, já com o seu passaporte francês na mão. Um susto que, certamente, jamais esquecerá. Representando a seleção de futsal gaulesa, realizou seis jogos, marcando um golo.

Pelo Toulouse, Ben Yedder marcou mais de 70 golos em quatro épocas
Fonte: Toulouse FC

Quando os clubes de futebol descobriram este diamante por lapidar, fizeram esforços para o levar de novo para a relva, tendo, em 2009/2010, assinado pelo UJA-Maccabi, uma equipa da 3ª divisão do futebol gaulês. A “época de adaptação” correu muito bem, tendo marcado nove golos em 23 partidas. A par do futebol, continuava a prática do futsal, consumando algumas das suas seis internacionalizações pela seleção de futsal gaulesa durante este período.

Em junho de 2010, assinou um contrato de 3 anos com o Toulouse, sendo o primeiro francês a passar do futsal para a Ligue 1.

O futebol francês teve aqui uma primeira grande descoberta no futsal, algo que já é muito recorrente em países onde o futebol de salão é mais desenvolvido, como são os casos do Brasil e de Espanha, em que o futsal é como um viveiro para os altos mares do futebol. Entramos noutro domínio: quais são as principais vantagens de um jogador de futebol ter passado pelo futsal? Em primeiro lugar, no futsal é importante saber jogar com os dois pés, porque há uma mudança permanente de zona de jogo. A recolha de informações é extremamente rápida, porque os espaços são pequenos e a intensidade é elevada. Também ajuda a desenvolver a velocidade de movimentos, mesmo para quem já a atenha acima da média. Finalmente, é um jogo que está em constante transição, em que os jogadores têm que projetar-se no ataque, mas também fazer as transações defensivas, aprendendo a participar em todas as tarefas, não esquecendo a explosividade ou a qualidade para colocar no último toque.

João Brandão
João Brandãohttp://www.bolanarede.pt
Desde cedo o avô lhe colocou o bichinho do futebol e não mais parou de crescer, expandindo-se para outras modalidades. Atento e perfecionista, gosta de analisar ao pormenor cada aspeto do jogo. Considera que o melhor que a vida nos pode dar é um bom jogo de futebol, para ver com um bom grupo de amigos.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto é um dos 3 clubes de topo interessados em contratar Giovanni Fabbian ao Bolonha

Giovanni Fabbian foi um dos destaques do Bolonha nas últimas duas épocas. FC Porto perguntou pelo médio italiano.

AS Roma faz proposta de 23 milhões de euros por descarte de Ruben Amorim no Manchester United

A AS Roma entrou na corrida por Jadon Sancho com força. Giallorossi com proposta superior aos 23 milhões de euros pelo jogador do Manchester United. A sua colocação no mercado é encarada como prioritária.

Treinador do Wolfsburgo comenta interesse do Benfica em Mohamed Amoura

O Benfica está muito interessado em contratar Mohamed Amoura. Paul Simonis, treinador do Wolfsburgo, foi questionado quanto à possível saída do jogador.

Famalicão rejeita proposta do Real Oviedo por defesa e exige 5 milhões de euros

O Famalicão já definiu o preço de Justin de Haas. Real Oviedo viu proposta de três milhões de euros pelo central neerlandês recusada. Os espanhóis, que também estão em Portugal por Marko Grujic, vão abandonar o negócio.

PUB

Mais Artigos Populares

Saída de Ricardo Esgaio está congelada e lateral pode mesmo continuar no Sporting

Ricardo Esgaio estava próximo do Corinthians, mas a transferência não se vai realizar. Lateral fica no Sporting e continuidade no plantel não está descartada.

FC Porto pondera avançar para a contratação de Hugo Camberos

Nem só dos golos de Paulinho se faz o campeonato mexicano. O FC Porto está de olho na contratação de Hugo Camberos. Jovem extremo de 18 anos é internacional jovem mexicano e joga no Chivas.

As 9 transferências surpreendente para o Catar neste verão com antigos jogadores do Sporting, Benfica e Braga na lista

A Liga do Catar arranca esta quinta-feira. Foram anunciados reforços surpreendentes como Pablo Sarabia, ex-Sporting, Raúl de Tomás, antigo avançado do Benfica, e Álvaro Djaló, que passou com destaque no Braga.