Ben Yedder: do futsal dos «Bleus» ao Stade de France

- Advertisement -

Acabaria por apostar no futsal, deixando o FCM Garges para apostar no futsal do Garges Djibson. A sua técnica e capacidade de drible não eram indiferentes a ninguém, chegando ao radar da seleção francesa de futsal com 18 anos. Poderia ter sido chamado para os escalões de formação da seleção, mas tendo tanto potencial e poder no um contra um, foi logo chamado à seleção A, não passando pela de esperanças. No entanto, a sua estreia teve quase para não acontecer na primeira vez que foi convocado, devido a um percalço com o passaporte: a seleção francesa ia disputar um duplo-confronto no Chile e, chegado ao aeroporto, constatou-se que Ben Yedder não tinha o seu passaporte biométrico francês, apenas tinha o tunisino, pelo que não pode embarcar com a restante comitiva. Wissam ficou de rastos, a chorar compulsivamente. Porém, com a ajuda de um adjunto da seleção de sub-21, conseguiu viajar no dia seguinte, já com o seu passaporte francês na mão. Um susto que, certamente, jamais esquecerá. Representando a seleção de futsal gaulesa, realizou seis jogos, marcando um golo.

Pelo Toulouse, Ben Yedder marcou mais de 70 golos em quatro épocas
Fonte: Toulouse FC

Quando os clubes de futebol descobriram este diamante por lapidar, fizeram esforços para o levar de novo para a relva, tendo, em 2009/2010, assinado pelo UJA-Maccabi, uma equipa da 3ª divisão do futebol gaulês. A “época de adaptação” correu muito bem, tendo marcado nove golos em 23 partidas. A par do futebol, continuava a prática do futsal, consumando algumas das suas seis internacionalizações pela seleção de futsal gaulesa durante este período.

Em junho de 2010, assinou um contrato de 3 anos com o Toulouse, sendo o primeiro francês a passar do futsal para a Ligue 1.

O futebol francês teve aqui uma primeira grande descoberta no futsal, algo que já é muito recorrente em países onde o futebol de salão é mais desenvolvido, como são os casos do Brasil e de Espanha, em que o futsal é como um viveiro para os altos mares do futebol. Entramos noutro domínio: quais são as principais vantagens de um jogador de futebol ter passado pelo futsal? Em primeiro lugar, no futsal é importante saber jogar com os dois pés, porque há uma mudança permanente de zona de jogo. A recolha de informações é extremamente rápida, porque os espaços são pequenos e a intensidade é elevada. Também ajuda a desenvolver a velocidade de movimentos, mesmo para quem já a atenha acima da média. Finalmente, é um jogo que está em constante transição, em que os jogadores têm que projetar-se no ataque, mas também fazer as transações defensivas, aprendendo a participar em todas as tarefas, não esquecendo a explosividade ou a qualidade para colocar no último toque.

João Brandão
João Brandãohttp://www.bolanarede.pt
Desde cedo o avô lhe colocou o bichinho do futebol e não mais parou de crescer, expandindo-se para outras modalidades. Atento e perfecionista, gosta de analisar ao pormenor cada aspeto do jogo. Considera que o melhor que a vida nos pode dar é um bom jogo de futebol, para ver com um bom grupo de amigos.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rumo à qualificação atencipada já em outubro | Portugal x Irlanda

O jogo será importante, uma vez que Portugal pode matematicamente se qualificar para o Campeonato do Mundo já em outubro

Atlético Madrid pondera contratar antigo avançado do Barcelona no verão de 2026

Ansu Fati está a chamar a atenção dos dirigentes do Atlético Madrid, depois do bom arranque de temporada no AS Mónaco.

Selecionador da Ucrânia comenta lesão de Georgiy Sudakov e revela: «Percebi que estava com muitas dores»

Serhiy Rebrov comentou a saída de Georgiy Sudakov por lesão, após a vitória da Ucrânia sobre a Islândia por 5-3.

Presidente da Liga Portugal abre porta a bebidas alcoólicas nos estádios: «O que importa é garantir segurança adequada»

Reinaldo Teixeira, presidente da Liga Portugal, abordou temas como o combate à pirataria, os direitos audiovisuais e as bebidas alcoólicas nos estádios.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto deve contratar mais um defesa-central em janeiro e já está definido o perfil

O FC Porto deve avançar para a contratação de mais um defesa-central em janeiro. O novo jogador será jovem e com margem de progressão.

Fafe recebe e vence confortavelmente o Amarante para a Liga 3

O Fafe venceu o Amarante por 3-0, esta sexta-feira, num jogo a contar para a quinta jornada da série A da Liga 3.

Ucrânia vence Islândia em jogo de 8 golos e Georgiy Sudakov sai lesionado: Eis os resultados dos jogos da Qualificação para o Mundial 2026

A Ucrânia deslocou-se à Islândia e venceu por 5-3, em jogo de Qualificação para o Mundial 2026. Georgiy Sudakov saiu lesionado ainda na primeira parte.