Croácia 1-1 Brasil (4-2 G.P.): Sangue frio croata ditou eliminação brasileira

- Advertisement -

A CRÓNICA: NEYMAR ESTEVE PERTO DE SER HERÓI, MAS LIVAKOVIC VOLTOU A SALVAR A CROÁCIA

O primeiro encontro dos quartos de final deste Mundial colocou frente a frente Croácia e Brasil. Nos oitavos, os europeus eliminaram o Japão nos penaltis, após empate a uma bola nos 120 minutos de jogo, ao passo que os sul-americanos bateram a Coreia do Sul por um expressivo 4-1.

Na primeira metade, assistiu-se a um jogo sem qualquer oportunidade de golo. Os brasileiros entraram mais pressionantes e com maior posse de bola, porém, com o desenrolar da partida, os croatas equilibraram estas estatísticas.

Todavia, em nenhum destes momentos se verificaram aproximações de grande perigo às redes, com Livakovic a agarrar confortavelmente os esforços canarinhos que não eram anulados pelos seus companheiros, algo que Alisson nem teve de fazer devido à ausência de remates à baliza por parte dos axadrezados.

Se no primeiro tempo já havia dado um ar da sua graça, na segunda parte, Livakovic mostrou toda a sua qualidade ao impedir que Vinicius, Neymar, Paquetá e até o seu colega Gvardiol fizessem as redes abanar com grandes intervenções, isto porque o Brasil melhorou exponencialmente nestes 45 minutos, encostando a Croácia às cordas.

Ainda assim, o nulo manteve-se no marcador e o embate seguiu para o prolongamento, cuja primeira metade foi bastante dividida. Porém, num lance de génio em que tirou o guarda-redes do caminho depois de tabelar com Rodrygo e Paquetá, Neymar colocou o Brasil em vantagem com um disparo certeiro.

A partida parecia resolvida, mas, nos últimos 15 minutos, a Croácia colocou a carne toda no assador e, no único remate à baliza efetuado, chegaram ao empate. Servido por Orsic, Petkovic atirou a contar no coração da área, tendo a bola desviado em Marquinhos e traído Alisson.

No desempate por grandes penalidades, a Croácia voltou a ser feliz, com Vlasic, Mayer, Modric e Orsic a marcarem todas as quatro oportunidades e Livakovic a defender o penalti de Rodrygo. Casemiro e Pedro ainda marcaram, mas, no momento decisivo, Marquinhos atirou ao poste e sentenciou a passagem da Croácia e eliminação do Brasil.

 

A FIGURA

Livakovic (Croácia) – O guarda-redes do Dínamo Zagreb voltou a ser decisivo. Durante os 120 minutos de jogo, defendeu quase tudo o que havia para defender e, no desempate a partir dos 11 metros, parou o penalti de Rodrygo, o primeiro do Brasil.

O FORA DE JOGO

Raphinha (Brasil) – O extremo do Barcelona passou ao lado do jogo e quase nunca desequilibrou com a sua característica criatividade, o que levou Tite a tirá-lo de campo no início da segunda parte.

 

ANÁLISE TÁTICA – CROÁCIA

Comparativamente à vitória frente ao Japão nos oitavos, Zlatko Dalic promoveu a entrada de Sosa e Pasalic para os lugares de Barisic e Petkovic na sua equipa titular.

Organizados num 4-3-3, a estratégia dos croatas passou por dar espaço ao início da construção dos brasileiros e deixá-los subir no terreno, defendendo de forma bastante sólida e organizada e tentando apanhar o Brasil desequilibrado no contra-ataque, especialmente através da velocidade dos seus alas.

Nos momentos em que assumiu a iniciativa de jogo, a Croácia trocou a bola com critério e ritmo acelerado, mas sentiu dificuldades em penetrar o último terço, daí o número reduzido de oportunidades criadas.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES
Livakovic (8)

Juranovic (7)

Lovren (6)

Gvardiol (7)

Sosa (6)

Kovacic (6)

Brozovic (6)

Modric (7)

Pasalic (5)

Kramaric (5)

Perisic (6)

SUBS UTILIZADOS

Vlasic (6)

Petkovic (6)

Majer (5)

Budimir (5)

Orsic (6)

 

ANÁLISE TÁTICA – BRASIL

Como se diz na gíria, em equipa que ganha, não se mexe e Tite respeitou este princípio ao manter as mesmas peças do seu onze inicial em relação ao que alinhou na goleada imposta à Coreia do Sul.

O seu 4-2-3-1 tentou controlar a posse de bola, com uma pressão mais subida no terreno, e entregá-la rapidamente aos avançados, dos quais o ataque do Brasil dependeu quase exclusivamente.

A criatividade e as iniciativas individuais destes atletas, mas também as combinações que criaram entre si, levaram sempre grande perigo às redes croatas, mas a solidez adversária, aliada à desinspiração de alguns destes craques, resultaram no fim do sonho canarinho.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES
Alisson (6)

Éder Militão (6)

Marquinhos (6)

Thiago Silva (7)

Danilo (6)

Casemiro (7)

Lucas Paquetá (7)

Raphinha (4)

Neymar (7)

Vinicius Júnior (6)

Richarlison (5)

SUBS UTILIZADOS

Antony (7)

Rodrygo (5)

Pedro (5)

Alex Sandro (5)

Fred (5)

 

Rescaldo da opinião de Simão Vitorino.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Al Nassr de Andreia Faria vence campeonato feminino da Arábia Saudita e recebe aplauso de Cristiano Ronaldo: «Muito bem»

O Al Nassr venceu o campeonato da Arábia Saudita de Futebol Feminino. A equipa onde milita a portuguesa Andreia Faria conquistou o triplete.

Luxemburgo com Leandro Barreiro e Letónia vencem e ficam mais perto da manutenção na liga C da Liga das Nações

A seleção do Luxemburgo e da Letónia asseguraram os triunfos diante de Malta (0-2) e Gibraltar (0-1), respetivamente, e mantêm assim, a esperança em permanecer na liga C da Liga das Nações.

Anatoliy Trubin relembra golo na Champions League: «Na quarta vences o Real e domingo empatas com o Tondela… caímos no chão»

Numa entrevista ao programa Trendets, Anatoliy Trubin falou sobre a presença no Mundial 2026 pela Ucrânia e lembrou o momento mais marcante da sua carreira.

Francisco Conceição reflete sobre a ausência de Cristiano Ronaldo: «Faz muita falta pelos golos que faz, pela liderança»

Em estágio com a Seleção Nacional, Francisco Conceição refletiu sobre o peso da ausência do capitão, Cristiano Ronaldo.

PUB

Mais Artigos Populares

Turquia bate Roménia pela margem mínima e avança para a final dos playoffs de apuramento para o Mundial 2026

A Turquia bateu a Roménia por 1-0, nas meias-finais dos playoffs de acesso ao Mundial 2026. Ferdi Kadioglu marcou o único golo do encontro.

Roberto Martínez e o talento português: «Grandes jogadores como Rui Costa, Luís Figo e João Pinto são sempre uma referência»

Em entrevista à DAZN, Roberto Martínez refletiu sobre a possibilidade de voltar a Espanha ou à Premier League, falando ainda sobre o talento em Portugal.

Francisco Conceição quer estar no Mundial 2026: «Farei de tudo para estar na lista final»

Francisco Conceição marcou presença na conferência de imprensa de antevisão ao México x Portugal, em preparação para o Mundial 2026.